quinta-feira, 22 de abril de 2010

Sopa de abóbora para quem não gosta de abóbora

"O que é isso? Cenoura?", perguntou o marido, espichando os olhos para dentro da panela perfumada de curry e gengibre, onde pequenos pedaços cor-de-laranja flutuavam para lá e para cá, empurradas pela colher de pau.
"Hmmm... Não... Não são cenouras...", respondi, encolhendo os ombros, esperando a decepção que viria a seguir.
"Ah, não! É abóbora, não é?" Aí estava ela: a decepção.
"Sim, é abóbora. Com curry, gengibre e leite de coco."
"Pô, mas você gosta de abóbora, hein?!", resmungou, cruzando os braços num gesto ligeiramente infantil.
Mexi mais um pouco a sopa, aspirando os vapores deliciosos e complexos que subiam da panela até meu rosto. "Deixe-me explicar uma coisa, chuchu: eu A-DO-RO abóbora. Ao invés de você resmungar, é mais fácil que se conforme. Porque se você pretende passar o resto da sua vida comigo, ainda tem muita abóbora pela frente para você comer. Ok?"

[DELICIOSA] SOPA DE ABÓBORA COM CURRY, GENGIBRE E LEITE DE COCO
(ligeiramente adaptada da revista francesa Saveurs)
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 3-4 porções


Ingredientes:
  • Aprox. 500g de abóbora em cubinhos, pesada já sem casca e sem sementes
  • 1 colh. (sopa) rasa de curry
  • 1 colh. (chá) gengibre fresco ralado (ou 1/2 colh. (chá) gengibre em pó)
  • 500ml de caldo de legumes
  • 1 cebola pequena, picada
  • 100ml leite de coco
  • 30g manteiga
  • sal a gosto
  • Coentro fresco para guarnecer

Preparo:
  1. Derreta a manteiga em uma panela média. Refogue a cebola em fogo baixo até que fique translúcida, por uns 3 minutos.
  2. Junte o curry e o gengibre e refogue, mexendo bem, por 1 minuto. Junte os cubos de abóbora e misture bem por uns 2 minutos.
  3. Junte o caldo e o leite de coco, deixe o fogo no mínimo e cozinhe por cerca de 20 minutos, até que a abóbora esteja bem macia.
  4. Espere esfriar um pouco para passar no liquidificador, ou passe imediatamente por um passa-verdure (processador manual). Volte para a panela, tempere com sal a gosto e sirva imediatamente com coentro picado.

Obs: não se sinta tentado a deixar o coentro de fora. Essa sopa é adocicada, aveludada, amanteigada, e o coentro dá o contraponto ideal sem dominá-la completamente. As primeiras palavras do marido ao experimentá-la foi: "Hmmm... isso está muito bom!" Mais uma vitória da cozinheira que não aceita "não gosto" como desculpa. ;)

27 comentários:

Josi Guimarães disse...

Hmmm, parece deliciosa!
Eu também adorooo abóbora!

Ana Carolina Azevedo Taralli disse...

HAHAHHA, eu amooo abóbora!!
E meu marido reclama que toda hora invento algo com a benedeta!!
Quando ele não sabe que é abóbora, ele come e se lambuza, mas se ficar sabendo nem experimenta!! Vai entender.
Fiz essa receita um dia desses e ele adorou, falei que era cenoura!! http://www.cuecasnacozinha.com/2008/05/tartare-de-abbora.html
Sua sopa parece incrível, vou testa-la em breve! Parabéns pelo blog, agora te sigo no twitter e fica mais facil saber qdo tem post novo!!
OBS: Por sinal gostaria de um orçamento de suas ilustrações, como posso proceder?

Ana E.G. Granziera disse...

Oi,Ana.
Escreva para mim em meu email profissional (no site www.anegg.com.br)

Bjs

raq disse...

adooooro abóbora e vou provar esta receita. faço uma com gengibre, canela etc que é ótima. e muita gente q não gosta de abóbora adora.

Luciana disse...

Que linda a foto, o contraste entre laranjão e verdes, círculos e linhas verticais... parabéns...

Brincando de Chef disse...

Fiz essa sopa na semana passada e ficou uma delícia.
Queria a receita do seu sorvete de canela, rola?
Meu e-mail é dgorgoniarrobaterrapontocompontobr.
Bjs e obrigada,
Debora

Anônimo disse...

Oi Ana,

Também AMO abóbora de qualquer tipo e de todos os jeitos. Mas aqui em casa é a mesma coisa, pra completar os filhos não gostam também, mesmo assim tem abóbora toda a semana. E essa receita hmmm vou testar muito em breve.

Obrigada.

Miti

Carol Romagnolli disse...

Ana,
A abobora estava em special no farmers market daqui e tenho um baby de 5kg esperando uso. Com certeza faria uma sopa, mas agora vou fazer "a sua" sopa! Diferente e (com certeza) deliciosa.
Beijinhos
Carol

Sabrina disse...

Ana, adorei a receita! O meu marido também torce o nariz para pratos com abóbora, mas adorou uma sopa muito parecida com a sua que leva cabotchan, gengibre, leite de coco tailandês, caldo de anchovas, óleo de gergelim torrado, alho e dedo de moça, da Revista Prazeres da Mesa n.º 71. Abraço!

Patricia Scarpin disse...

Agora voltei pra comentar, Ana - que sopa maravilhosa, olha essa cor! Eu, que amo abóbora, iria comer e repetir várias vezes.
:)

Lu disse...

Adoro quebrar preconceitos gastronômicos dos outros...

Nato disse...

Ma-ra-vi-lho-so ! Também adoro surpreender àqueles que torcem o nariz para algumas maravilhas que a mãe natureza nos presenteou. Gengibre, curry, leite de coco e abóbora? Yes, best friends! Parabéns!

Ju R. disse...

AMO abóbora, simplesmente!
uma vez fiz risoto de abóbora e convidei meu namorado p/ almoçar. ele abre a panela de solta "você estraga a comida". pergunta se ele não comeu e até repetiu?!?

elee é daquelas criaturas que não tiveram o paladar educado e que torcem o nariz pra tudo o que nunca comeram na vida (foi assim com o meu risoto de abobrinhas tb). tenho um ódio, principalmente quando se mete nas minhas aventuras culinárias. o melhor risoto que já fiz foi de pera com gorgonzola. ele torceu o nariz tb, ficou comentando "isso não vai dar certo, vai dar merda". comeu até se fartar. HAHA, i knew it, silly! ;)

Aqui na Cozinha disse...

Adorei seu blog, vim por indicação da Talita.
Beijos
Patty Martins

Karina disse...

Nossa Ana, até eu que detesto abóbora fiquei com vontade de tomar essa sopa!! Tá com uma cara linda!!
Agora do coentro, tenho medo!! Rs!
Adoro seu blog!! Bjs

Neda disse...

Ana
Já testei e aprovei tantas receitas que vi aqui, suas alterações são sempre pertinentes e ajudam muito quem não tem nem como fabricar alguns ingredientes. Dificilmente faço comentários, falha minha, mas isso não quer dizer que não gosto daqui. Por isso, Você acaba de receber o Premio dardos.

http://casinhadesape.blogspot.com/2010/04/premio-dardos.html

Bjs

Maria disse...

Ana, tentei fazer uma receita de raviólis de abóbora que tem no "O Livro Essencial da Cozinha Vegetariana" e no meio do caminho perdi a paciência. Resultado: o recheio de abóbora virou a sua deliciosa sopa. Nunca pensei que fosse usar esse adjetivo para uma comida, mas ela é mesmo aveludada e muito gostosa! Obrigada pela receita.

Luciana Bastos disse...

comi uma sopa de abóbora esses dias bem semelhante, mas era com leite de coco + queijo gorgonzola.
ficou bem gostoso também. :)

Luciana K.B. disse...

Ana ... só tenho a agradecer !! O marido tomou e disse com ar de propriedade: "estamos olhando para a melhor sopa que eu já comi. Está decidido: minha sopa preferida !" ...

Ele tomou 2 pratos cheios e saiu lambendo os beiços !! hehehe

O detalhe é que ele DETESTA SOPA !!! E eu já tinha feito sopa no dia anterior .. qd ele chegou em casa, reclamou: "Sopa de novo ????" hahaha

Obrigada pela receita deliciosa !!

Bjs

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual variedade de abóbora você usou pra fazer a sopa. Quero muuuito fazê-la.
Patrícia

Ovelha Rosa disse...

hahaha, muito boa... fui anotando a receita no meu papelzinho pra fazer em casa hoje de noite (porque aqui no RS tá um frio de rachar!)e eis que, depois de guardar o papel sem ter escrito sobre o coentro, leio o 'Obs'
eheheh
fantástico!

Ariane Seixas disse...

Oi Ana,

Fiz essa sopa esse final de semana, ela ficou maravilhosa. Fiz com abóbora japonesa, não sobrou nada de nada pra contar história!

Ariane

PS. Peguei minha ilustração da preguiça!! Amei, vou colocar na moldura e colocar do lado da minha cama quando voltar pra casa kkk

Quéroul disse...

ai meu deus do céu! a sopa mais gostosa que eu comi! e olha que, como sempre, eu mexi na receita, porque faltaram algumas coisinhas - tipo o coentro. e mesmo faltando, foi a delícia da vida.

(e hj ainda fiz o seu molho de tomate muito fácil - e muito incrível. lambemos a panela. mesmo, não é figura de linguagem).

brigada, brigada, brigada!
:D

Laila_Flower disse...

Fiz e amei! Só adcionei 3 dentes de alho...

Isabela disse...

Em um momento de total falta de inspiração p fazer um caldinho p a noite q prometia ser fria, perguntei p o querido qual caldinho ele gostaria de comer. A resposta foi "abóbora!" Torci o nariz (não sou nenhuma fã de abóbora!), mas a preguiça de escolher outra sopa falou mais alto.

(Felizmente!) Pensei: "Se tiver q ser de abóbora, q seja algo diferente pelo menos!" e fui procurar o q seria uma sopa de abóbora diferente. Adivinha onde cheguei??? Acertou! Aqui mesmo!

Depois de ler os ingredientes, qual foi o meu pensamento? Acertou de novo! "Huuuummmm... Coentro??? Sei não..." No entanto, fui super obediente (hehehe) e não o deixei de lado. Fiz a receita conforme a descrição e AMEI AO CUBO a sopa de abóbora p quem não gosta de abóbora (e tb p quem gosta de abóbora)! Aliás, nem faço ideia de por que ter escolhido essa receita p ler... rsrsrsr

Obrigada e um bj.

Mirella disse...

Passando para conferir se não ia esquecer nenhum ingrediente, essa sopa é MARAVILHOSA <3

Caio Vieira disse...

Colocar leite em pó em cima da sopa de abóbora é bom demais!!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails