quinta-feira, 25 de março de 2010

Sorvete de Goiaba preguiçoso, preguiçoso

Pre-gui-ça.
Faz mais de uma semana que eu ando como um montinho de geleca jogada num canto. Em parte calor, em parte alguns compromissos sociais (leia-se bebedeiras) que me tiram do eixo e atrapalham minha rotina muito bem estruturada; mas seja qual for o motivo, eu estou suspirando de preguiça. Há trabalhos nos quais não consigo focar e projetos pessoais empacados. Há listas de receitas a serem feitas que acabam sendo substituídas por um sanduíche ou uma massinha mequetrefe. Há fotos esperando por textos para serem publicadas no blog, e eu não encontro as palavras. Não é à toa que justamente minha morosidade atual seja o tema para a receita...

Mas cabe bem, uma vez que a receita é também preguiça pura. Acabei me empolgando na última visita ao mercado e, ansiando por frutas, saí com a sacola cheia de maçãs Gala, pêras perfumadas, abacates, bananas-prata, ameixas amarelas e goiabas vermelhas. No desespero pelos sabores, calculei mal as quantidades e o tempo de amadurecimento, e logo logo, todas as frutas amadureciam ao mesmo tempo em minha bancada.

As ameixas estavam destinadas a uma torta de ameixas amarelas e speculatius, o abacate tinha pretensões de salada, as bananas eram o café-da-manhã do marido, e apenas as pêras e maçãs pareciam contentes em esperar mais uma semaninha. Duas goiabas berravam "me use!", desesperadamente. Como a torta de ameixas sairia no dia seguinte, as goiabas viraram sorvete, para poderem esperar mais tempo no freezer, até que a torta acabasse.

Faça esse sorvete enquanto ainda há goiabas vermelhas. Ele é muito cremoso e leve, e tem um gosto maravilhoso de goiaba fresquinha e madura.

SORVETE DE GOIABA:
Tempo de preparo: 10 minutos + 4 horas geladeira + 2 horas freezer
Rendimento: 1 litro


Ingredientes:
  • 3 goiabas orgânicas, grandes e maduras (uns 600g)
  • 1 1/2 xic. creme de leite fresco
  • 1/2 xic. leite integral
  • 1 colh. (sopa) vodka (usei Absolut Vanilla)
  • 1 xic. rasa de açúcar cristal orgânico

Preparo:
Descasque as goiabas e corte a polpa em pedaços menores. Bata no liquidificador com o resto dos ingredientes até que fique homogêneo. Se quiser, passe por uma peneira para retirar as sementes. Leve o creme à geladeira por pelo menos 4 horas. Quando estiver gelado, coloque na sorveteira e siga as instruções do fabricante da máquina.

6 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Que cor linda, Ana! Tão suave e delicado - e facílimo de fazer, não?
Adorei!

Rita disse...

Ana, goiabas custam os olhos da cara aqui, portanto não vai da pra provar sua receita, que tá coma cara muito boa Mas queria te dizer que eu poderia copiar o seu primeiro parágrafo todo como meu(menos as bebedeiras, infelizmente....). Achei que era "só eu", bom saber que não.

Richie disse...

Facico de fazer e parece ser bem saboroso!
Ah, Ana, nã esquece de passar a receita da Torta de Ameixas pra gente, depois.. fiquei curioso!

bjim, bom fds :D

Eduardo Luz disse...

Absolut Vanilia??
Agora entendo o motivo da bebedeira.
Boa receita, ando na fase sorveteira e esta, prometo, farei e com limão siciliano!!
Agora, diz uma coisa: não dá pra usar essa Absolut como perfume?? rs

Alexandre PU1WKL disse...

Pergunta de piloto de 4 bocas de fim de semana; Na falta de uma sorveteira poderia ser uma batedeira, por exemplo? Grato.

Bá Maglia disse...

Ana, fiz o sorvete e ficou, realmente, delicioso! Postei lá na minha cozinha...

Beijos!
www.mariapirao.blogspot.com

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails