sexta-feira, 26 de março de 2010

Sanduíche de pêras e Taleggio, meu novo favorito

Estou tentando me lembrar de qual foi a última vez em que coloquei um sanduíche aqui. Uh! É mesmo... acho que é a primeira vez! (Ou será que não??) Noutro dia me perguntaram sobre comer porcarias. Ainda que eu ache que muitos sanduíches por aí sejam pura porcaria, é maldade execrar toda uma classe. Eu adoro sanduíches. Principalmente durante ressacas, quando só o que meu corpo parece suportar é atum e azeite no meio de uma ciabatta imensa. E essas são as minhas "porcarias".

Num dia sem inspiração para usar a única berinjela abandonada na gaveta vazia de legumes, olhei para a ciabatta na bancada e para as pêras maduras e me lembrei de relance de uma receita que vira no livro da Giada di Laurentiis. Um sanduíche de pêra e queijo Taleggio.

Este, assim como o sanduíche de legumes grelhados e mozzarella, ou o de abacate, mozzarella e tomates, é a comprovação da preguiça imensa que as lanchonetes por aí têm de criar um sanduíche vegetariano decente.

Abra sua ciabatta, derrame sobre seu miolo macio um fio de azeite e grelhe na frigideira quente até que esteja douradinho. Na metade inferior, coloque queijo Taleggio (sem a casca, que é meio indigesta) e fatias de pêra, tantas quantas caibam no sanduíche. Tempere com uma colherinha do mel de sua preferência, sal e pimenta-do-reino moída na hora e um fio de azeite. Feche o sanduíche, pressionando-o. Respingue um pouquinho de água na frigideira e tampe rápido, para que o vapor derreta o queijo rapidamente. Sirva e babe.

Tão, tão bom. Ontem experimentei com queijo de cabra, que fica completamente diferente, mas igualmente fantástico. :)

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails