sexta-feira, 26 de março de 2010

Sanduíche de pêras e Taleggio, meu novo favorito

Estou tentando me lembrar de qual foi a última vez em que coloquei um sanduíche aqui. Uh! É mesmo... acho que é a primeira vez! (Ou será que não??) Noutro dia me perguntaram sobre comer porcarias. Ainda que eu ache que muitos sanduíches por aí sejam pura porcaria, é maldade execrar toda uma classe. Eu adoro sanduíches. Principalmente durante ressacas, quando só o que meu corpo parece suportar é atum e azeite no meio de uma ciabatta imensa. E essas são as minhas "porcarias".

Num dia sem inspiração para usar a única berinjela abandonada na gaveta vazia de legumes, olhei para a ciabatta na bancada e para as pêras maduras e me lembrei de relance de uma receita que vira no livro da Giada di Laurentiis. Um sanduíche de pêra e queijo Taleggio.

Este, assim como o sanduíche de legumes grelhados e mozzarella, ou o de abacate, mozzarella e tomates, é a comprovação da preguiça imensa que as lanchonetes por aí têm de criar um sanduíche vegetariano decente.

Abra sua ciabatta, derrame sobre seu miolo macio um fio de azeite e grelhe na frigideira quente até que esteja douradinho. Na metade inferior, coloque queijo Taleggio (sem a casca, que é meio indigesta) e fatias de pêra, tantas quantas caibam no sanduíche. Tempere com uma colherinha do mel de sua preferência, sal e pimenta-do-reino moída na hora e um fio de azeite. Feche o sanduíche, pressionando-o. Respingue um pouquinho de água na frigideira e tampe rápido, para que o vapor derreta o queijo rapidamente. Sirva e babe.

Tão, tão bom. Ontem experimentei com queijo de cabra, que fica completamente diferente, mas igualmente fantástico. :)

20 comentários:

Quéroul disse...

tô precisando misturar a pêra com queijos, porque eu sempre faço as receitas que juntam os dois ingrê... mas tiro as pêras.
tá tão bonito esse queijo na sua ciabatta que eu babei aqui na barra de espaço...

Ovelha Rosa disse...

Sigo teu blog, costumo vir aqui, ler e me encantar com as fotos, mas acabo nunca comentando nada... mas este sanduíche me tirou do eixo comum e me trouxe uma emoção nova, uma sensação gostosa...

Está lindo, parece deliciosa e estou ansiosa para fazer e experimentar...

Ovelha Rosa

Neyma disse...

Ana Elisa minha querida,
Vc arrasou com este sanduíche, que maravilha, fiquei imaginando o sabor...hummm....que água na boca! Adorei!! Parabéns!!
bjs

Sabrina disse...

Ana,

outro dia estávamos comendo crostini de rabanete, manteiga e anchova e resolvemos passar um pouquinho de mostarda Colman's... Ficou muito bom! Depois que vc passou essa receita tão inusitada o meu marido só quer comer rabanete dessa forma...

Miriam disse...

Hmmm...
Adoro peras, mais ainda em pratos salgados. Mas me diz uma coisa: existe substituição para esse queijo sem execrar a receita? Nunca vi o dito cujo na vida, muito menos em mercados cariocas.
Beijo e obrigada!

Richie disse...

Eu sempre fico com um pé atras com mistura de doces com salgados, mas sempre que provo meu preconceito se desfaz!
O sanduba tá lindo!!

bjim, bom fds!

cherrycake disse...

Oi Ana, sou tua seguidora mas nunca tinha me pronunciado...mas confesso q to mt curiosa q queijo é esse q nunca ouvi falar...será q aqui no Sul nao tem isso?? como ele é, parecido com o que?? quero ver se encontro aqui...beijos Ale

miosotiis disse...

Ai-que-fome! :D

Guilhermino disse...

Huuuummm me deu água na boca, vou experimentar hoje a tarde.

Juliana disse...

hmmm que mistura boua!
Adoro peras e maçãs no sanduiche.
Outro dia comi um com alface, maçã e queijo gorgonzola. No pão passei uma camada finissima de mostarda.
Nhac Nhac!
Delícia.

bjs

anninha disse...

Ola, sou italiana morando faz pouco tempo em Sampa. Queria saber onde posso encontrar taleggio aqui! Nao achei em nenhum supermercado ainda! Obrigada

Fabrícia disse...

Delicia ... miam, miam. Queijo + pêra ...combinaçao perfeita ... Adoro a Giada ... o programa dela na Food Network é fantastico ... cada receita .... Bjs para o dog.

Amanda Amorim disse...

Nossa Delicia ... hummmmm que fom! Eu tb sigo teu blog e nunca comento, dou uma sapiadinha nas suas receitas e fotos e td que tiver! Mas desta vez vc superou!!!!

Lila disse...

What a delicious idea! Pear and cheese sandwich!
Lila Ferraro
Queen Bedroom Sets

Valentina disse...

Ana, pêras caem tão bem com queijos fortes. Não tinha pensado no taleggio e vou realmente experimentar. Amei esta idéia. Gosto do doce com um outro sabor contrastante.

Brincando de Chef disse...

Descobri seu blog e achei o máximo! Vou linkar no Brincando de Chef. :)
Bjs,
Débora

Guiga disse...

É impressão minha ou vc não come carne vermelha? Dei uma olhadinha rápida nas receitas e só percebi um peixe q outro...no mais legumes, muitos legumes! Eu, vegetariana q sou, AMEEEI! :)
Já tá nos Favoritos e no Twitter!;)

Andreia T. Farias Britez disse...

Oi Ana, estava dando uma olhada em algus títulos de livros de culinária na Amazon e me deparei com os livros da Giada di Laurentiis. Lembrei que já tinha visto alguém comentar sobre ela e achei aqui no seu blog a referência. vc tem algum? Qual? Aliás, uma idéia: vc podia postar qualquer dia desses um update da sua estante. vi o vídeo e fiquei curiosa para saber quais são os principais livros do seu acervo. Ta aí uma idéia: a Nonna podia fazer comentários sobre os livros que adquiri. Beijão!

Ana E.G. Granziera disse...

Andreia,
No FAQ tem a lista toda atualizada de todos os livros que tenho (alguns com comentários). Da Giada o único que me pareceu interessante é esse que eu tenho. E mesmo assim a sessão de sobremesas é bem fraquinha, ela fica usando mistura pronta de bolo. :P

bjs

Andreia T. Farias Britez disse...

Oi Ana! Obrigada pela resposta, sei que vc ODEIA responder coisas que estão no FAQ mas na última vez que havia visto não constava seus livros lá!! Beijao!! Obs: a Nonna já está sendo emoldurada para ficar num cantinho da minha copa! Todo mundo adorou!!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails