
Num dia sem inspiração para usar a única berinjela abandonada na gaveta vazia de legumes, olhei para a ciabatta na bancada e para as pêras maduras e me lembrei de relance de uma receita que vira no livro da Giada di Laurentiis. Um sanduíche de pêra e queijo Taleggio.
Este, assim como o sanduíche de legumes grelhados e mozzarella, ou o de abacate, mozzarella e tomates, é a comprovação da preguiça imensa que as lanchonetes por aí têm de criar um sanduíche vegetariano decente.
Abra sua ciabatta, derrame sobre seu miolo macio um fio de azeite e grelhe na frigideira quente até que esteja douradinho. Na metade inferior, coloque queijo Taleggio (sem a casca, que é meio indigesta) e fatias de pêra, tantas quantas caibam no sanduíche. Tempere com uma colherinha do mel de sua preferência, sal e pimenta-do-reino moída na hora e um fio de azeite. Feche o sanduíche, pressionando-o. Respingue um pouquinho de água na frigideira e tampe rápido, para que o vapor derreta o queijo rapidamente. Sirva e babe.
Tão, tão bom. Ontem experimentei com queijo de cabra, que fica completamente diferente, mas igualmente fantástico. :)