terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Cozido rápido de milho e abobrinha em leite de coco

Um dia vou conseguir tratar minha personalidade obsessiva. Pois não importa que as anotações ao meu lado me indiquem que já comprei comida para o mês inteiro e que estou prestes a estourar meu orçamento novamente. Ia até a cozinha, olhava para a geladeira repleta, e não conseguia pensar em outra coisa senão esse cozido. Nada mais parecia tão perfeito para aquela noite. Outra parte de mim reclamava, argumentando que havia bastantes ingredientes para que eu pudesse inventar qualquer outra coisa; você não precisa sair para comprar tofu, leite de coco e coentro; faça milho cozido, refogue a abobrinha em alho e pronto. Neh. Não é isso que quero comer. Quero um cozido apimentado, adocicado, colorido, sobre arroz basmati. Diga-me se não tem cara de verão, esse caldo perfumado, de pedaços verde-e-amarelos, pontilhado de vermelho! Faça com arroz comum! Tem arroz agulhinha na prateleira! Não, mas não fica a mesma coisa. O basmati é mais fininho, ele absorve esses cozidos caudalosos de um jeito diferente. Mas... mas... mas... Ah, fique quieta. Você bem sabe que se eu fizer qualquer outra coisa, ela será feita de má vontade. E ninguém quer comer comida feita com má vontade. Desculpa esfarrapada, hein? Quando você provar o cozido, vai parar de reclamar. Hunf! Duvido.

MILHO E ABOBRINHA COZIDOS EM LEITE DE COCO
(ligeiramente adaptado do livro Local Flavors - Cooking and Eating from America's Farmers' Markets, de Deborah Madison)
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 4 porções


Ingredientes:
  • 1 colh. (sopa) óleo de amendoim
  • 300g tofu orgânico firme seco em papel toalha e cortado em cubos de 1cm
  • 2 abobrinhas médias cortadas em cubos de 1cm
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora
  • 2 espigas de milho grandes
  • 1 pimenta vermelha
  • 1 colh. (sopa) cheia de coentro fresco picado
  • 1 colh. (sopa) cheia de manjericão picado (o original pedia manjericão tailandês)
  • 1 maço de cebolinhas (partes verdes e brancas) cortadas em pedaços de 0,5cm
  • 400ml leite de coco
  • 1 colh. (chá) shoyu
  • arroz basmati cozido
  • coentro e manjericão fresco para guarnecer

Preparo:
  1. Aqueça o óleo em uma frigideira bem grande em fogo médio-alto. Junte o tofu e a abobrinha e polvilhe 1/4 colh (chá) sal. Cozinhe por 8-10 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar, dourando o tofu (esqueci de secar o tofu no papel, então ele não dourou, pois ainda tinha muita água).
  2. Enquanto o tofu está cozinhando, retire os grãos de milho das espigas com uma faca. Pique o coentro, manjericão e a pimenta.
  3. Junte à panela o milho, o centro, manjericão pimenta e cebolinha e mexa. Junte o leite de coco, dê uma passada de água no vidro para recolher o restinho do leite de coco e junte também à panela.
  4. Misture o shoyu e mais 1/2 colh. (chá) sal e um pouco de pimenta-do-reino. Misture bem e deixe em fervura branda por 3-5 minutos, até que o milho esteja cozido. Acerte o sal e sirva sobre arroz basmati cozido e com mais ervas salpicadas por cima.

2 comentários:

Figos & Funghis disse...

Que receita deliciosa Ana. Adoro a combinação de vegetais com leite de côco, fica sempre muito agradável.
Bjinhos

Ana Paula disse...

Achei muito louca a combinação de milho, abobrinha e leite de coco. ,mais vou esperimentar, só para ver conforme fica, hehehhe. Bjs.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails