quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Abobrinha Fast Food

Fui para o Carnaval abarrotada de trabalho e voltei dele igualmente atolada. Nesses momentos corridos, quando não é possível folhear livros e revistas em busca de receitas elaboradas, lanço mão de meu próprio Fast Food. Pois definitivamente falta de tempo não quer dizer comida ruim.

Fico inquieta em casa se não tiver certeza absoluta de que há pelo menos uma lata de tomates italianos pelados na despensa. Preguiça? Vira sopa. Pouco tempo? Vira molho. Posso não ter um único legume na geladeira naquele fim de mês em que o orçamento já estourou faz tempo e me proíbo de voltar ao supermercado, mas fico tranquila sabendo que aquela latinha de tomate pode se transformar na Pappa al Pomodoro que salvará uma semana baseada em omeletes simples e spaghetti cacio e peppe [pois o que sempre sobra no fim do mês é ovo e macarrão].

Quando o tempo é ainda mais curto e é preciso comer em frente ao computador (às vezes acontece), apelo para o soba, tão rápido quanto miojo mas infinitamente mais saudável e saboroso. Adoro aquela "receita" de Nigella, de soba com shoyu, mirin, óleo de gergelim, cebolinha, mel e gergelim torrado. Tão rápido e tão bom.

Mas se há um legume Fast Food para mim, é a abobrinha. Se estiver muito calor, vira salada, fatiada muito fino com o descascador de legumes e servida crua. Se eu só tiver alho na despensa, corto em pedaços finos e refogo com alho, pimenta vermelha e menta seca. Feita assim, pode ser coberta por ovos e virar uma fritatta [quase sempre o caso], ou ir direto por cima de fusilli cozido, um fio de azeite e parmesão ralado.

Hoje, cheia de pressa, minha abobrinha pequena foi fatiada em rodelas muito muito finas. Derreti uma colherinha de manteiga e um fio de azeite na frigideira e coloquei meia cebola pequena fatiada muito fino e uma pitada de sal. Cozinhei em fogo médio-alto, mexendo um pouco, até a cebola amaciar e começar a dourar, e juntei a abobrinha, mais uma pitada de sal e pimenta-do-reino, e continuei cozinhando até que a abobrinha estivesse dourada e macia e a cebola caramelizada. Juntei 1/2 colh. (chá) de vinagre de sidra, deixei evaporar e comi com pãozinho de milho feito ontem.

Muito rápido, não demora nem 5 minutos, por conta da espessura das fatias de abobrinha, que, finas assim, douram e cozinham rapidamente, sem soltar água, que evapora rápido. A abobrinha assim fica ótima com manjericão, sobre macarrão, numa fritatta, com arroz, pãozinho e queijo, o que for. Abobrinha Fast Food e multiuso.

8 comentários:

Talula disse...

Ana, aqui em casa a abóbrinha é um curinga, isso até como recheio de sanduiche!
:)

Quéroul disse...

hoje eu fiz uma abobrinha tb, assim fatiadinha, passada na manteiga, numa frigideira bem quente. delícia.

abobrinha é jesus puro, né?

Carlota disse...

Oi Ana!
Sei que vc gosta de um sorvete caseiro e abominaaa aqueles gordurosos e com gosto de gordura [ credo!] por isso lembrei de vc. Fui outro dia a uma sorveteria em Moema, chama Frutos do Cerrado - eles têm MUITOS sabores de frutas exoticas [ para nos paulistanos principalmente] e utilizam ingredientes super naturais, vale a pena conhecer!
Eu comi o menuzinho degustação deles, com 9 sabores e AMEI TODOS - mas acabei pedindo um de Buriti que vem na casquinha acompanhado de doce de leite [ daqueles bemm caseiros com pedrinhas de açucar?]
E no dia seguinte nao aguentei, voltei la e comprei um potinho de Creme de Pequi - minhas lombrigas estavam chorando ahahaha
vale a visita!
bjao

moranguita disse...

hu bem boa e simples de fazer.
esta excelente
beijinhos

Adrina disse...

Minha boca encheu de água agora!

Patricia Scarpin disse...

Ana, quando eu era solteira e ficava desesperada quando não tinha nada pra fazer o jantar, meu pai dizia "filha, faça uma omelete de abobrinha" - ele adora. Deu saudade dele agora, olhando pra tua comida - ele iria lamber os beiços!

Marcia H disse...

adoro, sempre planto e colho muitas no verao, a filhota tb gosta, o marido aprendeu a gostar (ou iria passar fome rsrsrs). seu cup cake de chocolate já foi repetido 3 vezes aqui em casa. uma delicia, a 4a será amanha, pois espero umas amigas para o café.
obrigada por dividir tanto conosco

Fulana disse...

adorei! e imitei! e também postei no blog!
http://bossabeat.blogspot.com/

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails