quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sorvete de melão

O melão Honey Dew que eu comprara estava para lá de maduro, e ainda havia tantas outras frutas para serem comidas puras, que não tive outra escolha a não ser transformá-lo em algo delicioso e adequado a essa fornalha onde estou morando: sorvete.

A missão inicial era fazer um Melona caseiro, pois toda vez que comia o sorvete verde e quadrado, pensava em melão e leite condensado. E foi o que fiz então. Descasquei e retirei as sementes do melão, cortei-o em pedaços e bati no liquidificador (deu mais ou menos 1,3l de suco de melão). Misturei a 1 lata de leite condensado, uma pitada de sal e 1/2 colh. (chá) de Absolut Vanilla. Por quê? Porque me deu na telha, e porque achei que um pouquinho de álcool deixaria o sorvete menos "gelinho". Deixei a mistura na geladeira por algumas horas, mas recomendo que se deixe de um dia para o outro, para ficar beeeeem gelado antes de ir à sorveteira. Como a quantidade era maior do que caberia na sorveteira, coloquei uma parte na máquina e a outra em copinhos pequenos com palitos, para transformá-los em picolés.

Os dois deram muito certo e ficaram bem gostosos. Pedi para o marido experimentar sem lhe dizer o que era, e seu veredito foi "Não sou muito fã de melão, mas isso ficou bem gostoso, bem verãozão."

Ficou igual ao Melona? Não. Falta muita coisa artificial (incluindo a cor) para deixar igual ao Melona. Talvez uma proporção maior de leite condensado em relação ao suco de melão ajude a deixar mais doce e menos refrescante. Mas ficou um sorvete de melão muito, muito gostoso (e impossível de fotografar nesse calor).

22 comentários:

Juh Girardi disse...

Hummm... deu vontade!!
Amo melãoo (e o melona tbm!)!!

Essa semana decidi fazer sorvete.. mas não tenho sorveteira.. entãoo.. farei na mão mesmo.. rss
Mas vou fazer 1o um de chocolate mesmo pra testar.. e se eu conseguir, tento esse! =)

Beijo

Claudia disse...

Ana,

Eu adoro sorvete de melão e faço com o cantaloupe mas fica totalmente diferente do melona que é uma delicinha.

Eu acho que para ficar no estilão melona-natural deve-se usar o melão pele de sapo que é verde e tem sabor mais característico. O melão amarelo é mais suave mesmo.

C.

Patricia Scarpin disse...

Depois do meu sorbet de melancia fiquei obcecada em tentar algo com melão, Ana - já sei que receita vou usar. ;)

Não conheço o tal de Melona - dei uma olhada no Google, mas confesso que aquela cor me desanimou um pouco.

Mário disse...

Ana Elisa, os mais diveridos do seu blog são os pães e os sorvetes. Sou fã dos dois. Mas como estou (sempre) seguindo minha dieta só posso me aventurar nesse mundo nos fins de semana. Ah! E eu uso uma máquina de pão (hehehe). Ainda vou ter uma máquina de sorvete.

No caso desse sorvete de melão, no final do post, você falou sobre fotografar. Você poderia uma vez falar de com você fotografa as suas criações. Acho que muita gente ia achar interessante. Acho fotografar comida muito difícil.

Falow!

Quéroul disse...

hmm, nham nham.
outro dia no Technicolor tinha sorvete de melancia, e eu achei que devia ser a coisa mais fresca do mundo. o seu de melão entra na lista das frescuras também... deve ser uma delícia pra esses dias pouco quentes em SP.

:)

Julie disse...

Poxa andava sem idéias pra sorvete e esse parece muito bom hein?!!

Vou tentar com certeza!!

bjos!

Nesh Galdino disse...

Adoro seus posts de sorvetes. Me faz ter vontade de comprar uma sorveteira e me convence que ela não vai se tornar mais um daqueles aparelhos de cozinha que não uso. Preciso de sorvete nesses dias de calor infidáveis.



N.

Ju R. disse...

QUERO!!!

Ligia disse...

Ana,
Eu fico com água na boca a cada receita de sorvete que você publica. Até comprei uma sorveteira, mas o "freezer" da minha geladeira (um compartimento pequeno de dar dó) não gela suficiente pra mistura ficar minimamente com cara de sorvete.
Se eu fizer esse sorvete de melão na mão, preciso calcular quanto tempo a mais pra ele ficar pronto? Tou com um melão fechadinho em casa e fiquei louca pra experimentar sua receita....
Ligia

Ana Elisa disse...

Ligia,
o segredo não é só o balde da sorveteira estar bem gelado, mas a mistura também, principalmente nesse calor. Senão os cristais de gelo ficam grandes e a textura do sorvete não fica cremosa, mesmo com a sorveteira. Eu costumo deixar a mistura no "cold room", aquela gaveta logo abaixo do freezer por algumas horas antes de colocar na sorveteira.

Mário,
O que aprendi sobre fotografar comida está nesse excelente blog fe fotografia: http://stilllifewith.com/
O resto, é equipamento: uso uma Canon EOS Rebel XSi e uma lente Macro 60mm, que é o que faz TODA diferença. A câmera é mais sensível à luz, então não uso flash para nada e a macro tem a profundidade de campo que é preciso para mostrar a textura da comida e não a estampa do seu sofá. :)

Bjs

Carla disse...

Ana Elisa, adoro o seu blog e já fiz várias de suas receitas de sorvete.
Mas eu queria saber se você tem alguma receita de sorvete de soja, já que meu marido é intolerante à lactose.
Tenho buscado algumas na internet, mas até agora tá difícil achar uma boa receita.

Achados de uma Perdida disse...

Parece ter ficado delicioso, pena que aqui quando se acha melao, eh super sem gosto =/, mas vou tentar com outra fruta...

Anônimo disse...

Ana, olá! Eu sempre acesso seu blog e acho as receitas muito boas!! Parabéns!
Eu estou aprendendo a cozinhar agora e fazendo minhas experiências iniciais com receitas de daqui do blog, de alguns livros que eu tenho (Oliver, Nigella, Gordom)e estou adorando!
Tenho uma dúvida em que não sei se pode me ajudar:
-Sempre que eu vou cozinhar, nunca tenho ingredientes em casa! é incrível como aqui nunca tem nada! É óbvio que se eu não comprar não vai ter mesmo, o problema é: o que comprar e quanto comprar! Por acaso tem uma lista/dica ou algum lugar onde indiquem algumas coisas básicas para cozinhar, que não estraguem na dispensa, e facilitem na cozinha? Não estou falando no sentido de ter 100% de coisas na dispensa para todos os pratos possíveis, mas algo para que eu tenha que sair pra comprar só o "extra", sabe ?
Bjss!

Tatoo disse...

Ana,

recebi minha sorveteira no sábado. Coloquei o balde direto no freezer e no domingo estava catando uma receita pra fazer meu primeiro sorvete no domingo. Não queria um de chocolate, ou creme. Fiquei catando e fiquei entre duas receitas suas pistache e nozes. Acabei não achando pistache e fiquei no de nozes, na prateleira tinha um monte de amêndoas, que eu adoro, e resolvi adaptar. Fiz a sua receita só que com amêndoas ao inves de nozes.
Acho que fiz várias besteiras, pq o creme rendeu pouco concentrou muito o açucar (ficou muito doce), e não fica na consistência de sorvete de jeito nenhum.

Bom está contado o desastre. Hoje começo a fazer um de chocolate.

bjo gde,

Tatoo

Ana Paula disse...

Oi Ana:
É engraçado, mais sempre quando vou na Liberdade em SP, fico olhando as pessoas devorarem esses picoles e nunca consigo saborear um, pois sempre fico lotada de sushis e sashimis e não consigo comer mais nada, hehehhehehe. Mais vou fazer a tua receita, pois minha filhota é fã de sorvete e de melão, então....bjs

Ana Elisa disse...

Carla,
não conheço nenhuma receita específica. Já procurou em sites vegan, como o http://havecakewilltravel.com/ ?

"Anônimo", deixe seu nome da próxima vez.
Não tenha a intenção de estocar ingredientes, caso você ainda cozinhe pouco. Vá comprando conforme precisar. No começo serão muitas idas ao mercado, mas logo você terá uma despensa cheia de temperos. Coisas boas para ter à mão são vinagres (tinto, branco, balsâmico, xerez e cidra), que duram prá sempre mantidos num lugar fresco e escuro, farinha (as que você usa pouco, deixe na geladeira), dois ou três tipos de massa, uns dois tipos do seu feijão favorito, arroz arbóreo e seu arroz favorito, parmesão (pedaço grande, guardado na geladeira envolvido em papel-manteiga e papel-alumínio), manteiga, tomates em lata italianos... Ter ervas frescas em vasinhos impede que você tenha que ir ao mercado o tempo todo. Mas o melhor é você ir sentindo o que mais gosta de cozinhar e ter essas coisas específicas à mão. Há uns anos atrás, inventei que queria ter toda uma despensa asiática "para o caso de". Resultado: quase tudo foi pro lixo ainda fechado, com prazo de validade vencido. Só estoque o que você usa o tempo todo. E isso você só vai saber com o tempo. Ok?

Tatoo,
vixe, difícil saber o que deu errado. A amêndoa é mais suave de gosto que as nozes, e talvez precisasse de menos açúcar mascavo. Se deu pouco "leite de amêndoas", precisaria ter completado com mais leite, para dar a proporção certa para os ovos e açúcar. Se o creme de ovos não cozinha o suficiente, fica gelinho, se cozinha demais, fica com gosto de ovo mexido. Se o creme ou o balde não estavam gelados o suficiente, também não dá certo. Eu sempre deixo o balde gelando pelo menos 48 horas, e o creme, umas 4 no cold room ou durante a noite em uma prateleira debaixo. Tem que continuar tentando e ir corrigindo os erros aos poucos... Comece seguindo as receitas à risca antes de adaptar, para pegar o jeito, que é melhor. Ok?

Bjs a todos

Tatoo disse...

Ana,

obrigado pelas dicas. Já tentei novamente. Fiz a receita do David Lebovitz de sorvete de creme. Deu certo. A única coisa que eu ainda fico encafifado é que ele diz no livro dele que já consegue servir o sorvete saído da sorveteira. Os meus ainda ficam muito moles. E tenho certeza que deixei tempo suficiente tanto na geladeira (deixei umas 20h), quanto o balde no congelador (umas 42 h)e o creme na sorveteira (a pá já estava com dificuldades de girar e estalando conforme o manual é o ponto que se deve parar). O sorvete fica cremoso demais, até forma bola mas fica muito molenga. De repente é a temperatura do verão do Rio que faz a diferença.

bjo gde,

Tatoo

Ana Elisa disse...

Tatoo,
a consistência do sorvete saído da sorveteira normalmente é de sorvete derretido. Como quando você esquece o pote fora da geladeira depois do jantar. Umas duas horas de freezer depois ele já está mais firme. Mas tudo depende da máquina, da receita e da temperatura no dia. Em dias quentes, esqueça: tire super rápido da máquina e leve ao freezer por umas 3-4 horas. O único sorvete meu que já saiu pronto para comer foi o de framboesa, porque usei framboesa congelada e o creme estava MUITO gelado; congelado, na verdade. Ok? É assim mesmo, você está fazendo certinho. :)

bjs

Tatoo disse...

Valeu Ana,

vou continuar tentando. O mais divertido é provar as receitas. Agora quero fazer um de fruta. Estou buscando uma receita de sorvete de Limão Siciliano pra agradar a patroa.

bjo gde,

Tatoo

Ingrid disse...

Ana,
Tudo bem?
Pedido de ajuda... Já fez sorvete de abacaxi? Sabe se tem que fervê-lo em uma calda para que não talhe no leite quente? (acho que o meu talhou...).
Ah, se ainda não fez, faça o Espresso Gelato do livro The Ultimate Frozen Dessert Book. Facílimo, acho que você vai gostar!
Beijos,
Ingrid

Ana Elisa disse...

Ingrid,
não me lembro de ter feito sorvete de abacaxi não... Se eu encontrar alguma informação, coloco aqui... :)

bjs

Mary disse...

Fiz hj, e ficou super amargo!! Aonde foi que eu errei!!!;(

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails