

Use quiabo bem jovem, destes do tamanho de um dedo indicador (pelo menos do tamanho dos meus, que são compriiiiidos). Cozinhe no vapor por cerca de 10 minutos, ou até que estejam macios. Enquanto isso, pique várias cebolinhas e refogue em um pouquinho de óleo vegetal com uma pitada generosa de sal, até que murchem. Tempere o quiabo cozido com esse óleo aromatizado, ainda quente, e misture com um pedacinho de gengibre descascado e cortado em tiras fininhas e uma espremidinha de limão.
Fica delicioso e muito leve! Talvez pelo quiabo ser tão jovem, talvez por ser feito no vapor, praticamente não se sente a baba. O resultado é bastante diferente, e por isso acredito que possa converter alguns indivíduos contra-quiabo.
Mais uma receita da falecida Gourmet. Cada vez que apanho uma das revistas de minha estante e preparo uma receita com sucesso, fico com mais raiva da editora por ter assassinado a Gourmet. :(
6 comentários:
Deu água na boca. Normalmente não como o quiabo assim inteirão pq ele tende a ficar molenga, o que não acho lá muito bom! Mas mesmo assim, eu gosto de quiabo até com baba. Meu jeito preferido é o quiabo em fatias finas, refogado (mas bem al dente) com milho fresco e cebolinha. Perfeito! Preciso por o forno a vapor pra funcionar, mas quiabo é um negócio raro onde moro.
Ana,
faz tempo que leio teu blogue, mas apenas agora resolvi comentar. Tb, não tinha como, porque eu adoro quiabo e adorei sua dica de receita!
Quanto à escolha dos quiabos, achei sua descrição perfeita. Devemos tb ensinar às pessos que quebrar a ponta deles não indica que faremos uma boa escolha. Canso de ver isso em mercados e feiras e tenho vontade de matar as pessoas!...
Parabéns pelo blogue e por compartilhar suas receitas e seu cotidiano culinário! Uma delícia no sentido mais amplo da palavra.
bjs
Concordo plenamente com o seu comentário sobre a Gourmet, principalmente pelo dono da editora não ter assassinado a Bon Apetit (que tem menos tempo de vida e e uma história pititica perto da Gourmet!)por ser da irmã dele!!!! (foi o que eu li na internet!! espero que seja a versão verídica da história!)
De resto, amo seu blog, como sempre lindo e verdinho!
Beijinhos
Nina
AMO quiabo... que foto linda, fiquei com água na boca.
é de fato revoltatntee não ter mais a gourmet. Além de maravilhosas receitas, uma revista linda!
Ana,
eu AMO quiabo. Mas nunca compro por medo de não saber preparar direito.
Só um detalhe, pros que tem dedos gordos e curtos, quantos centímetros?
bjo gde,
Postar um comentário