
Lá fui eu tirar da gaveta a dieta da nutri e colar na porta da geladeira. De novo. Mas a verdade é que o total descaso que é Dezembro me deixou com crise de abstinência de legumes. Fui à feira hoje e me senti como uma criancinha numa loja de doces. Me dá pimentão! Um não, quatro! E abobrinha! E rúcula! E alface romana! E... e... quiabo! Vagem! Beterraba! Ah, meu deus, beterraba!
Sinto-me mais leve apenas de olhar para minha geladeira. Tão colorida. Tão saudável. Escondendo na parte de trás ainda punhados de castanhas, frutas secas, queijos e afins. Mas tenho sido uma boa menina. Desde o dia 1º, voltei para uma alimentação mais leve. Menos macarrão. Menos pizza. Nada de álcool. Pelo menos durante a semana. ;)
Consigo sentir meu corpo suspirando aliviado. "Graças a Deus, essa louca tomou juízo... Afe!", ele reclama. Calma, querido. Calma, que logo logo você vai estar como novo.
Esta salada me chamou a atenção no momento em que a vi na falecida Gourmet. Mas, na minha (ainda) convicção de respeitar a sazonalidade da comida, claro que tive de deixar a revista de lado e esperar até que chegasse o verão. Aliás, foi divertido apanhar todas as revistas antigas e sair marcando todas as gostosuras de verão que ainda não havia podido preparar. Fiz uma lista imensa, e duvido que consiga preparar tudo esse mês. Será ótimo tentar, no entanto.
Para preparar a salada, cozinhe 1 ovo, descasque, corte ao meio e separe a gema da clara. Fatie a clara e coloque em uma tigela grande. Cozinhe 100g de vagens em água fervente até ficar al dente, escorra e junte à clara, com mais um belo punhado de rúcula e algumas folhas de estragão.
Coloque a gema cozida em outra tigelinha e bata com um garfo ou fouet até desmanchá-la. Junte 1 colh. (chá) de suco de limão, 1 colh. (chá) água, 1/2 colh. (chá) de mostarda de Dijon e misture bem. Vá juntando 1 1/2 colh. (sopa) de azeite num fio, batendo sempre, até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta. Junte um punhado de salsinha picada, 1 colh. (sopa) de cebola picada e 1 colh. (chá) de alcaparras, drenadas e picadas. Derrame isso sobre a salada e misture bem.
Quebre um ovo cru em outra tigela e bata ligeiramente. Corte uma fatia de tofu (100g no total) e divida em duas, se quiser. Seque com papel-toalha. Polvilhe com sal dos dois lados e passe no ovo batido. Frite em um fio de azeite, dos dois lados, até que fique bem dourado. Sirva com a salada.
Delícia!
8 comentários:
ola !!!!
adoro tua pag!!!!
parabens!!!!!!!!!!!
Ano Novo é sempre tempo de recomeçar! Inclusive as dietas..hehehe. To nessa tb!
Bjos!
PS: ai, o tofu frito me deu uma vontadooona de comer quijo coalho!rsrs
eba! que bom fuçar aqui e ver não uma, mas duas postagens novas!!! e lindas.
feliz ano novo.
ah, só pra dizer que seu tutorial de risotto permitiu a construção de uma nova rainha (haha) da risottaria. ficou tão bom os que eu já aprontei!!! nham nham.
:)
Ana, só você mesmo para me fazer querer comer tofu - que prato bonito!
Ontem também comprei vários legumes - minha geladeira e eu estamos precisando de verde. :)
Beijo!
Ano novo, tomadas decisões.
Como sempre, algumas adiadas. Mas, que concretizo de acordo com minha vontade e disponibilidade.
Ontem, fiz esta receita. Objetivo: jantares mais saudáveis daqui para frente.
Delícia! Fiquei receosa que meu marido fosse odiar o tofu. Pelo contrário, adorou!!!!
Claro, farei um post, com link...
Adoro seu blog.
ficou muito bem a salada, não costumo fritar o tofu mas vou tentar
Olá Ana, como vai?
Gostaria de saber se você me permite postar essa receita e sua respectiva foto no Cantinho Vegetariano. Com os devidos créditos, claro!
Abraço!
Elaine,
no que se refere a textos, fotografias e receitas, está tudo em Creative Commons: dando créditos e não sendo com fins lucrativos, manda bala. As ilustrações, no entanto, não podem ser usadas, e eu só fico meio cabreira quando um website que ganha com veiculação de propaganda só publica material de terceiros. Aí acho muito feio.
Bjs
Postar um comentário