quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Salada de vagem com ervas e tofu frito

Aaaaah... a lambança de Dezembro... Panettone... sorvete... torta... biscoito... cerveja... vinho... caipirinha... caipirinha... vinho... cerveja... O interessante é que a memória da diversão do último mês do ano sempre fica. Fica na barriga, nas coxas, naquela parte do seu braço que balança (mas não deveria) quando você dá tchauzinho. Eita, tristeza.

Lá fui eu tirar da gaveta a dieta da nutri e colar na porta da geladeira. De novo. Mas a verdade é que o total descaso que é Dezembro me deixou com crise de abstinência de legumes. Fui à feira hoje e me senti como uma criancinha numa loja de doces. Me dá pimentão! Um não, quatro! E abobrinha! E rúcula! E alface romana! E... e... quiabo! Vagem! Beterraba! Ah, meu deus, beterraba!

Sinto-me mais leve apenas de olhar para minha geladeira. Tão colorida. Tão saudável. Escondendo na parte de trás ainda punhados de castanhas, frutas secas, queijos e afins. Mas tenho sido uma boa menina. Desde o dia 1º, voltei para uma alimentação mais leve. Menos macarrão. Menos pizza. Nada de álcool. Pelo menos durante a semana. ;)

Consigo sentir meu corpo suspirando aliviado. "Graças a Deus, essa louca tomou juízo... Afe!", ele reclama. Calma, querido. Calma, que logo logo você vai estar como novo.

Esta salada me chamou a atenção no momento em que a vi na falecida Gourmet. Mas, na minha (ainda) convicção de respeitar a sazonalidade da comida, claro que tive de deixar a revista de lado e esperar até que chegasse o verão. Aliás, foi divertido apanhar todas as revistas antigas e sair marcando todas as gostosuras de verão que ainda não havia podido preparar. Fiz uma lista imensa, e duvido que consiga preparar tudo esse mês. Será ótimo tentar, no entanto.

Para preparar a salada, cozinhe 1 ovo, descasque, corte ao meio e separe a gema da clara. Fatie a clara e coloque em uma tigela grande. Cozinhe 100g de vagens em água fervente até ficar al dente, escorra e junte à clara, com mais um belo punhado de rúcula e algumas folhas de estragão.
Coloque a gema cozida em outra tigelinha e bata com um garfo ou fouet até desmanchá-la. Junte 1 colh. (chá) de suco de limão, 1 colh. (chá) água, 1/2 colh. (chá) de mostarda de Dijon e misture bem. Vá juntando 1 1/2 colh. (sopa) de azeite num fio, batendo sempre, até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta. Junte um punhado de salsinha picada, 1 colh. (sopa) de cebola picada e 1 colh. (chá) de alcaparras, drenadas e picadas. Derrame isso sobre a salada e misture bem.
Quebre um ovo cru em outra tigela e bata ligeiramente. Corte uma fatia de tofu (100g no total) e divida em duas, se quiser. Seque com papel-toalha. Polvilhe com sal dos dois lados e passe no ovo batido. Frite em um fio de azeite, dos dois lados, até que fique bem dourado. Sirva com a salada.
Delícia!

8 comentários:

DANILO disse...

ola !!!!

adoro tua pag!!!!

parabens!!!!!!!!!!!

Richie disse...

Ano Novo é sempre tempo de recomeçar! Inclusive as dietas..hehehe. To nessa tb!

Bjos!

PS: ai, o tofu frito me deu uma vontadooona de comer quijo coalho!rsrs

Quéroul disse...

eba! que bom fuçar aqui e ver não uma, mas duas postagens novas!!! e lindas.

feliz ano novo.

ah, só pra dizer que seu tutorial de risotto permitiu a construção de uma nova rainha (haha) da risottaria. ficou tão bom os que eu já aprontei!!! nham nham.


:)

Patricia Scarpin disse...

Ana, só você mesmo para me fazer querer comer tofu - que prato bonito!
Ontem também comprei vários legumes - minha geladeira e eu estamos precisando de verde. :)

Beijo!

Fernanda disse...

Ano novo, tomadas decisões.
Como sempre, algumas adiadas. Mas, que concretizo de acordo com minha vontade e disponibilidade.
Ontem, fiz esta receita. Objetivo: jantares mais saudáveis daqui para frente.
Delícia! Fiquei receosa que meu marido fosse odiar o tofu. Pelo contrário, adorou!!!!
Claro, farei um post, com link...
Adoro seu blog.

pimenta rosa disse...

ficou muito bem a salada, não costumo fritar o tofu mas vou tentar

Elaine disse...

Olá Ana, como vai?

Gostaria de saber se você me permite postar essa receita e sua respectiva foto no Cantinho Vegetariano. Com os devidos créditos, claro!

Abraço!

Ana E.G. Granziera disse...

Elaine,
no que se refere a textos, fotografias e receitas, está tudo em Creative Commons: dando créditos e não sendo com fins lucrativos, manda bala. As ilustrações, no entanto, não podem ser usadas, e eu só fico meio cabreira quando um website que ganha com veiculação de propaganda só publica material de terceiros. Aí acho muito feio.
Bjs

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails