sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Cupcakes de chocolate MUITO bons e MUITO fáceis

Quando meu marido disse que os cupcakes haviam ficado ótimos e quis levá-los para o trabalho, soube imediatamente que tinha algo especial em mãos. Veja bem: ele não é fã de chocolate. E muito menos de bolos. Logo, sua aprovação nesse quesito significa sucesso absoluto.

Depois de uma semana incrivelmente corrida no trabalho [fui praticamente abduzida, razão pela qual os posts fizeram *puft!* e sumiram], resolvi que usaria minha meia hora de folga enquanto os clientes não retornavam os trabalhos para produzir algo doce. Mas precisava ser chocolate. Tinha de ser. Também precisava ser simples e rápido, pois a qualquer momento o trabalho poderia voltar. Esses cupcakes do livro da Ghirardelli foram amor à primeira vista. Ou amor ao meu tempo livre, vai saber. Pois eles são MUITO rápidos de se fazer, uma vez que são preparados como muffins. Enquanto os cupcakes esfriam, você prepara a cobertura. Larga a cobertura na geladeira por meia horinha e pronto: é só lambuzar os bolinhos.

Eu A-DO-REI esses cupcakes. Eles são bastante escuros, macios, leves, amargos e complexos, por conta do café espresso misturado ao cacau. E ficaram ótimos com a ganache mais doce, sem ficarem enjoativos. Acho que ficariam sensacionais com alguma cobertura de caramelo queimado, também. Hmmm... dá para imaginar?

Ontem, trabalho entregue, resolvi colocar em dia todas as tarefas pessoais que haviam sido adiadas por conta do excesso de trabalho das semanas anteriores. Mas quando tudo deu errado e saiu dos eixos, e apenas um cupcake de chocolate salvaria, não havia mais nenhum. Eles estavam tão bons que não ultrapassaram o fim de semana.

CUPCAKES DE CHOCOLATE
(do livro The Ghirardelli Chocolate CookBook)
Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 12 cupcakes médios


Ingredientes:
  • 1 xic. + 2 colh. (sopa) farinha de trigo
  • 1/4 xic. cacau em pó
  • 1 1/4 colh. (chá) bicarbonato de sódio
  • 1/4 colh. (chá) sal
  • 1 ovo grande
  • 1/2 xic. açúcar mascavo compactado na xícara
  • 1/2 xic. açúcar cristal orgânico
  • 1/2 xic. + 2 colh. (sopa) leite integral
  • 1/3 xic. café forte ou espresso
  • 1/2 xic. (100g) manteiga sem sal, derretida
(cobertura)
  • 170g chocolate meio-amargo (usei 56% de cacau)
  • 3/4 xic. creme de leite fresco
  • 3 colh. (sopa) manteiga sem sal
  • gotas de chocolate para decorar

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre a forma de muffins com forminhas de papel (as forminhas realmente facilitam para desenformar os bolinhos, que saem do forno MUITO frágeis e molinhos).
  2. Peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal em uma tigela.
  3. Em outra tigela, misture o ovo e os açúcares até ficar homogêneo. Junte o leite, o café e a manteiga derretida. Junte os ingredientes secos e misture apenas até que fique homogêneo.
  4. Divida a massa entre as formas, enchendo-as até 3/4 da capacidade. Asse por 15 minutos, ou até que um palito inserido no meio saia limpo. Os bolinhos não vão crescer muito, e ficarão achatados no topo, o que facilita na hora de confeitá-los.
  5. Esfrie nas formas por 10 minutos. Com uma pequena espátula ou faca, desenforme-os com cuidado, deixando que terminem de esfriar sobre uma grade.
  6. Enquanto isso, faça a cobertura: pique o chocolate e derreta-o em banho-maria, mexendo de vez em quando. Tire do fogo. Aqueça o creme de leite e junte ao chocolate, mexendo bem com um fouet. Deixe que amorne um pouco e junte a manteiga, mexendo até que ela esteja bem incorporada. Deixe descansar até firmar o suficiente para espalhar a ganache sobre os bolinhos (1 hora em temperatura ambiente ou 20-30 minutos na geladeira).
  7. Espalhe a cobertura nos bolinhos e enfeite com as gotas de chocolate. Sirva no mesmo dia ou guarde-os num tupperware fechado na geladeira, onde eles se conservam bem por mais alguns dias: a cobertura firma mais um pouco, mas não deixa de ser deliciosa, e ela protege o bolinho do ressecamento.

66 comentários:

Anônimo disse...

Oi Ana Elisa,
Ficaram mega apetitosos!!!!
Sou absolutamente 'crua' no assunto muffins e cupcakes e aí sempre surge uma dúvida: as forminhas são de que tipo de papel? precisam ser untadas?
Obrigada,
Cláudia
clau_takano@yahoo.com.br

Ana Elisa disse...

Cláudia,
são forminhas de papel comum. Sabe aquelas forminhas de brigadeiro ou quindim, as só de papel, sem nada metálico? São essas. As menores, de brigadeiro, encaixam direitinho em forma de mini-muffins. Não precisa untar não, nem a forma, nem o papel. Daí a maravilha de usá-las. :)

bjs

Bárbara Lopes disse...

parece muito bom mesmo! ainda não me arrisquei com os cupcakes mas são tantas receitas que vejo por aí que a vontade só aumenta. Falta a bendita forma, mas em breve vou providenciar uma.

Uma dúvida, que pode soar bem idiota, mas o café que vai na receita é o pó?

Se um dia arriscar de fazer esta venho lhe dizer o resultado. E parabéns pelo blog! Muito bacana!

Ana Elisa disse...

Bárbara,
não, é o café feito. Use formas de empada mesmo, ache um pouquinho mais fundas. Só não compre essas formas pretas caras, que são uma droga (o antiaderente preto é o pior que tem e tende a queimar os bolos). Se encontrar uma forma de muffins com antiaderente cinza, COMPRE. São as melhores.

bjs

Silvia Fochesato disse...

Ana Elisa
Nossa que fotos maravilhosas, fiquei aqui até triste com esses bolinhos...
Delicia total e me parecem até faceis de fazer , vou provar a receita , tomara que fiquem lindos , assim como os seus !
Bjs]

Silvia

Filipa disse...

Olá Ana Elisa!
Encontrei o teu (falo português de Portugal! :) ) blog há cerca de um mês e, desde então, não tenho feito outra coisa senão "esgueirar-me" do trabalho para espreitar as tuas maravilhosas receitas! Os relatos são tão reais que é impossível não ficar "presa" ao ecrã do computador! Ainda ontem à noite -acabei por me deitar perto da uma da manhã, imagina!- experimentei o teu pão francês. Segui religiosamente todos os passos. Empregnei a casa com o cheirinho bom do pãozinho quente, mas......algo FALHOU! Miolo denso.... vá-se lá saber porquê! Já vi a tua explicação para este tipo de acontecimentos...tenho que experimentar tudo outra vez! Amanhã voltarei a tentar e logo te contarei como ficou.
Um beijinho

Sandra disse...

Olá Ana Elisa,

Gostava de tentar fazer estes Cupcakes, mas tenho uma dificuldade. Será que me consegue indicar as medidas dos ingredientes em gramas? É que em Portugal é essa a medida mais usada e não consigo fazer a receita com a medida de xícara.
Obrigado e parabéns pelo excelente blog, que já venho seguindo há bastante tempo.

Sandra Carvalho

Sandra Peres disse...

Eu vou ter que testar...

Ou melhor experimentar!!!

Lu disse...

Nossa, eu sempre tive muita preguiça de fazer cupcakes, mas essas suas fotos me convenceram... As fotos estão muito boas! E parece que os bolinhos também... Para quem quiser encontrei aqui vende formas de muffin, é meio difícil de achar essas de 12...
http://www.barradoce.com.br/cat/formas_e_acessorios_de_cupcakes/listagem.php?id=63682

carladuc disse...

Oi Ana,

Ficaram lindos! Estou louca pra tentar. Você usou bico de confeiteiro pra espalhar a cobertura ou dá pra espalhar com uma faca?

Parabéns! :)

Abraço,

Patricia Scarpin disse...

Ana, adorei a praticidade de preparo, tanto da massa quanto da cobertura - os bolinhos estão super fofinhos, dá pra perceber pela foto!
Delícia!

Bigode de chocolade disse...

Resolvi soltar meu lado crianca em 2010: adoro doce que meleca, ainda mais do tipo que deixa bigode! Beijos.

DricaPeixoto disse...

Essa foto do cupcake mordido ficou sensacional ... rsrsrsrs

Bjus

Richie disse...

MUITO bons, MUITO fáceis e MUITO lindos, Ana Elisa!

De babar!

bjim :D

Julie disse...

Ana! Passei a semana passada catando receitas de cupcakes mas nao confiei em nenhuma pra testar! Agora a sua já é outra coisa... eu sei que a foto é sua entao vou testar.. AGora uma ajudinha, queria fazer com cobertura colorida. Vc tem alguma receita? Eu vi que seria com butter cream mas nao gostei das receitas que eu vi... Quem sabe uma ganache com branca com corante? Nao sei.. se puder me dar uma luz vou amar! Quero fazer para o meu chá de bb... beijooos Ju

linda disse...

Fiz ontem a noite e nao deu tempo de fazer cobertura.Tres bocas amantes de bolos e principalmente de chocolate.Ficaram divinos,leves,nda enjoativos e mto saborosos.A receita rendeu 12 muffins bem certinho.Gosto das suas receitas, pois pra mim sempre dao certo e as medidas resultam em algo pequeno que nao fica rolando pela geladeira ou armario.O bolo de banana é figura constante na minha cozinha. Bjs

Luana disse...

Oi Ana Elisa!
Adorei essa receita de cup de chocolate! A tempos estava procurando uma boa... E essa parece ótima! Vou testar! Bjão!

Filipa disse...

Olá Ana Elisa!
Sou eu outra vez! Fiz estes cupcakes ontem...são realmente MUITO fáceis e ficam MUITO bons! Desparecem num instante! Mas os meus ficaram um pouco mais escurinhos que os teus, porque será? Coloquei a cobertura com uma espátula e não MUITO bonita como a tua....:( Qual o truque?
Beijo

Filipa disse...

Olá Ana Elisa!
Sou eu outra vez! Fiz estes cupcakes ontem...são realmente MUITO fáceis e ficam MUITO bons! Desparecem num instante! Mas os meus ficaram um pouco mais escurinhos que os teus, porque será? Coloquei a cobertura com uma espátula e não MUITO bonita como a tua....:( Qual o truque?
Beijo

Ana Elisa disse...

Filipa,
o cacau em pó simplesmente ser de outra marca pode influenciar no gosto e na aparência.

Bjs

Marcia H disse...

Ana Elisa,
fiz estes bolinhos e a-do-rei. Marido, filha, amigos e eu devoramos todos eles ontem.
Obrigada por dividir esta delícia conosco.

marcia disse...

oi ana elisa

estava esperando que o calor desse uma trégua pra fazer essa receita, já que acender o forno nesse verão é uma tarefa quase suicida.

finalmente esse dia chegou! os cupcakes ficaram deliciosos!!! usei formas de silicone para muffins (acho que são maiores que a que vc usou) untadas e polvilhadas com farinha. os bolinhos não grudaram mas a receita só rendeu 10 unidades. uma pena pois a vontade é de distribuir pra todo mundo provar essa gostosura.

obrigada por compartilhar.
bj

Anacah disse...

Nota importante: não encha muito as forminhas! Eu enchi, pensando que os bolinhos não iam crescer quase nada e tcharan!! Tuuuudo transbordou!

Fora essa gafe, adorei a receita :D

patricia disse...

adorei sua receita,mas para ficar um pouco mais doce pode substituir o cafe por outro ingrediente, ou nao coloca-lo???

me respondaa

bjossss

Carla disse...

Olá,essa receita não leva fermento?
ficaram lindos os cupcakes.Vou fazer amanhã cedo.Beijos e sucesso!Quem foi o sortudo que mordeu esse cupcake? rs Carla Lavras/MG

Amanda disse...

Fiz essa receita hoje e HUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMM!!!! Todos adoraram!!!
Com certeza vou repetir essa receita muitas e muitas vezes! Obrigada por compartilhá-la!

Ana :: 1000 coisas para fazer antes de morrer disse...

Ana, acabei de te descobrir meio ao acaso. Hoje vou fazer cupcakes para dar de presente para minhas amigas. Adorei esta, vou procurar uma de bolo branco também! Beijos, vou te acompanhar aqui. Adorei.

Natália Xavier disse...

Parabéns pelo seu blog.
Vou te confessar que parei de fazer receitas de sites (já me decepcionei bastante com elas), mais quando descobri seu site me apaixonei.
Me apaixonei pelas receitas, pelas histórias e pelos comentários.
Gosto de cozinhar, na verdade gosto de preparar doces,eles me deixam feliz, principalmente os de chocolate.
Descobri seu blog na semana passada e no domingo testei a receita de cupcake de chocolate (Maravilhoso !!) acho que fiz umas 4 receitas aqui pra casa e acabou tudo depois do almoço.
Nesse domingo resolvi fazer os bolinhos (pra não dizer cupcake de banana), são deliciosos tb, mais moro no interior e não encontrei o tal chips de caramelo e não sabia como fazer os chips de chocolate, então não coloquei nada (na primeira receita, rsrsr) e todos adoraram, ai na segunda receita coloquei 1 colher (chá) de canela em pó e o pessoal gostou mais ainda.... Estou testando todas as receitas e dando meus pitacos...
Hoje vim agradecer por nos deliciar com essas receitas, muito obrigada!!!
Beijos

Anônimo disse...

Oi Ana Elisa! Fiz os cup's que ficaram deliciosos, mas muito achatados, com aparência de bolo que deu errado.... O que pode ser? Suspeito que a temperatarura do meu forno é mais baixa que a indicada no termostato... Os cup's tiveram que ficar por 20min! Na sua opinião, o que pode ter deixado meus bolinhos fundinhos?
Tks, Raquel
raquelourivio@yahoo.com.br

Marina Maria disse...

Oi Ana Elisa! Comigo aconteceu a mesma coisa que a Raquel aí em cima. Os bolinhos ficaram com o centro um pouco mais fundo, com aparência de achatados mesmo. O que será que fiz de errado?

Abraços!

Marina.

Eliana disse...

Adorei essa receita, muito fácil de fazer e nem precisa batedeira! Fiz os cupcakes essa semana pra levar pros meus colegas de trabalho e todos elogiaram! Só que eu fiz algumas modificações... hehehe Coloquei o dobro de cacau na massa e adicionei um pouco de baunilha e mais creme de leite no ganache! Ficou ótimo, só que os meus não ficaram achatados, mas sim parecendo picos! hehehe

Bruna Pazinato disse...

Sua receita é formidavel. Fez um baita sucesso em casa e junto aos amigos!
Agora, virei fã do seu blog, rsss.... sempre venho fuçar!
Gostei tanto que linkei seu blog num post que fiz sobre cupcakes.
Essa é a melhor receita que poderia dar aos amigos :)


Beijosss
Bruna Pazinato
http://arteemordomia.blogspot.com/

Izabela disse...

Oi ana elisa, vi um cupcake porem parecia uma pasta de baunilha em cima vc sabe me dizer como faze-la?

Bárbara Lopes disse...

Olá! já tem um tempo que vi esta receita no seu blog e deixei separadinha para um dia tentar. Bem o dia chegou! rs
Fiz ontem e devo dizer que realmente são maravilhosos estes bolinhos! uma delícia a massa!
a cobertura o pessoal aqui de casa achou um pouco forte, mas eu adorei! vou tentar fazer alguns para presentear no natal.
obrigada pela receita e pelas dicas!
abraço!

lahlah disse...

queria tirar uma dúvida, esses cupcakes não ficam com gosto de café? achei a quantidade café um pouco grande. mas eles ficam lindos, bem escurinhos, como eu queria.

Fernanda disse...

Realmente são maravilhosos. Mas antes de tentar esta receita vc saberia me dizer porque qndo faço cup cakes o meu bolinho se desprenda do papel qndo tiro do forno? Tem alguma dica? Obrigada e parabéns pelo blog. Bjs

Inês disse...

Experimentei hoje fazer e ficaram mesmo muito bons! Não sabem a café, e também não ficam enjoativos. Tudo no ponto... Parabéns pelo blog.

Juliana Monteiro disse...

Oi Ana, testei essa receita hoje, ficou ótima. Apesar de ter feito alguma substituições pq n tinha alguma coisas na dispensa, troquei o bicarbonato por fermento em pó e o creme de leite fresco pelo de caixinha, mas ficou perfeito bem parecido com o seu da foto.
Recomendo que testem, pq até eu que não levo tanto jeito p cozinha consegui um lindo cupcake.
bjo

Lika disse...

oiii, fiz essa receita há um tempo atrás, hoje fiquei desesperada procurando ela na internet!

Essa receita é realmente maravilhosa, o cupcake nao fica enjoativo, mas nao perde o sabor *.*

só troquei a cobertura por uma que da pra usar melhor com o bico de confeitar.

Obrigada *.*

luisa disse...

olá, gostaria de saber quantos cupcakes essa receita rende.
obrigada, luisa.

Nat disse...

Acabei de fazer a receita, tinha tudo pra dar errado: acabaram minhas forminhas de papel, usei açucar comum e margarina com sal. Mas não é que ficou bom.
Estava com medo pois já tinha feito uma receita com café que desandou. Mas essa deu certinho.

Aprovado!
=)

Giovanna disse...

Oi Ana Elisa! Parabéns pelo site,muito bem feito e bonito!
Hoje fiz essa receita,mas tirei o café,já que não gosto muito da combinação nos doces. Coloquei nas forminhas,porém, ao invés de 12, deu para encher apenas 9..poréém, eles tombaram,ficaram enormes,cresceram demais!Não ficaram lindinhos e pequenininhos como os da foto,por que será?

Fico ansiosamente esperando sua resposta!

Beijos

Giovanna

Anônimo disse...

Oi,Ana Elisa..Amei a receita dos cup cakes,e vou arriscar fazer,pois prometi fazer cup cakes a um amigo doente e ele ficou muito feliz.. ^_^
mas tenho uma duvida: O café é com açúcar?
Bjos e espero resposta.. xD

Ana E.G. Granziera disse...

Oi, Anônimo. Não, é só o café mesmo.

abs

camila hoehl disse...

Oi Ana!
fiz a receita no domingo passado com a ajuda das minhas pimpolhas e foi um sucesso! Colocamos mms na cobertura e ficou lindo.
Beijo grande, Camila

Fernanda disse...

Olá Ana..
Estava a fim de fazer um cupcake e acabei achando o seu blog!! Pelas fotos o bolinho parece estar uma delícia!!!! Vou fazê-lo em breve.
Passo aqui também para elogiar o seu site de ilustrações!!! Fiquei encantada com o seu trabalho, muito talento.. tudo muito bem desenhado e criativo!!! Parabéns! Abraços.. Fernanda

Silvia disse...

Oi Ana Elisa, tdo bem? Fiquei empolgadíssima pra fazer essa receita, mas só tenho umas dúvidas: posso substituir o bicarbonato pela mesma quantidade de fermento em pó? O resultado é o mesmo? E o açúcar cristal posso substituir pelo refinado ou a massa vai ficar mais pesada? Obrigada e parabéns pelo blog, adorei! Bjs

Ana E.G. Granziera disse...

Silvia,
o fermento químico normalmente vendido tem ação única, ou seja, ele só começa a reagir quando aquecido no forno. O bicarbonato começa a reagir assim que entra em contato com algo ácido (iogurte, cacau natural, sour cream, vinagre, limão...). Então substituir um pelo outro nem sempre resulta na mesma coisa. Bicarbonato é mega barato e tem na seção de temperos de qualquer mercadinho xinfrim. Recomendo que vc tenha sempre em casa. Quanto ao açúcar, todas as receitas são feitas para açúcar refinado. Mas eu uso apenas o orgânico, e acho importante frisar isso.

abs

Anônimo disse...

Oi Ana Elisa, salivei quando vi a foto, tão lindos seus bolinhos. Vou fazer amanha. Queria só tirar 2 duvidas. O café é tipo solúvel mesmo? Qual proporção vc usou no preparo, vc lembra? O creme de leite tem que ser fresco ou vc usou o de caixinha?
Brigadão
bjs

Augustin Diaz disse...

Eu já testei várias receitas para cupcake, mas essa foi a melhor, o bolo fica fofinho e não fica mto doce. Fiz recheio de geleia de morango com redução de vodka! Parabéns pelo blog e receita!

Dani disse...

Ana, essa sua receita é uma delícia! A primeira vez que fiz, pra inaugurar a minha forma de cupcakes, usei farinha com fermento (que eu ODEIO, mas era o que tinha em casa) e tirei o bicarbonato. Ontem repeti de novo a receita, mas dessa vez do jeito certo e... não é que com fermento ficou melhor? Achei que o bicarbonato deixou o bolinho muito preto (o meu ficou até com aparência de queimado) e bastante amargo. Obviamente vou continuar repetindo a receita, mas acho que, pra mim, bicarbonato nem pensar...
Ah, a quem interessar possa: eu fui fazer quatro receitas e quis bater na batedeira, pra adiantar - e foi um desastre, com líquido pra todo lado na cozinha. Assim, quem for fazer mais quantidade, ou faz na mão (é molinho de fazer) ou vai adicionando aos poucos a farinha e os líquidos.
De todo jeito, muito obrigada por dividir conosco essa receita excelente!
Beijos!

Anônimo disse...

Que bom aspecto tenho de experimentar!

Caderninho de Receitas disse...

Acho que descobri a receita perfeita para os cupcake de aniversário da minha filha. Obrigada bjs

Calda de Acucar disse...

Que delicia!adoro cupcakes!

Breves pensamentos disse...

Olá Ana Elisa,
Preciso agradecer por essa maravilhosa receita que já fiz umas 100 vezes, de verdade. Descobri que não posso alterar a receita, pois toda vez da errado. Minha filha de 4 anos foi a culpada e eu ter começado a fazê-los e ela os adora. Vou arriscar outras receitas em breve.
Muito obrigado mesmo.

Gaby Medeiros disse...

Minha nossa!! Virei fã desse blog!
Sou recém casada e ADORO cozinhar.. viverei pegando receitas agora, principalmente de doces :D
Parabéns pela iniciativa. MUITO BOM.micr

Anônimo disse...

Oi, hoje eu fiz cup cake,ficaram uma delícia, mas houve um problema, eu peguei emprestado a forma própria para cup cake e muffins, e coloquei numa forminha de papel rosa a massa para assar, quando retirei, ficou a marca da forminha rosa na forma maior de metal, o que eu faço?? já tentei de tudo, agua quente, produto próprio de tira manchas,detergente... mas nada adiantou!

Bruna Pereira disse...

Oi Ana,

Já testei sua receita 3 vezes e nunca dá certo. A massa fica tão líquida que não assa por dentro, fica parecendo um suflê só que ruim.

Não consegui achar o erro. Já fiz no forno convencional e no forno elétrico. Sigo a receita na ponta da letra.

Você sabe o que pode estar dando errado?

Bjs

Ana E.G. Granziera disse...

Ai, Bruna, menor ideia, porque tanta gente fez e deu certo...:( Só posso imaginar que haja algo errado com o recipiente que você está usando como medida, ou o modo de medir os ingredientes secos. Já tentou trocar o copo-medidor? Acontece de usarmos recipientes diferentes para os secos e para os líquidos e um deles estar errado, tirando o equilíbrio de receitas mais delicadas. Já joguei muito bolo fora antes de descobrir que minha jarra-medidora marcava 1 1/4 xic onde na verdade cabiam 1 1/2 xic. :P

bjs

Gabriela Hellmann disse...

Adorei esses bolinhos. Eu não tinha o cacau em pó, substitui por 2x a medida de nescau.Eu tambem não tinha bicarbonato haha, e tive terrivel ideia de substituir por fermento quimico(na mesma medida) e meus bolinhos transbordaram da forma lindamente (:
O sabor ficou otimo, fez muito sucesso, até o meu irmao que nao curte muito, adorou.

Gabriela Hellmann disse...

Bruna, pode ser o seu forno. No meu estava assim, bem liquido, fui checando de 15 em 15min até ficar cozido, demorou 45min.

Giovanna disse...

Adorei a receita, vou tentar fazer em casa, espero que fique tão bom e bonito quanto o seu. O resultado final me lembrou bastante um cupcake que comi em uma lojinha super linda na Ausgusta, chamada Wondercakes (http://www.locamob.com.br/wondercakes-1/details).Lá eles tem a maior variedade de cupcakes de SP, sempre com novas receitas deliciosas. Adoro.

Unknown disse...

Olá, Ana,
Fiz os cupcakes e ficaram com a textura excelente mas o sabor do sal se sobressaiu... a quantidade de sal indicada é muito grande para a quantidade de farinha e açúcar. Acredito que a medida da colher deveria ser de café e não de chá.

Ana E.G. Granziera disse...

"Unknown",
a quantidade de sal está correta, mas se te apetece menos, fique à vontade para reduzir. É mesmo questão de gosto, e o resultado varia de acordo com a marca de chocolate e/ou cacau que você usa, por conta da intensidade de sabor do chocolate ou sua doçura (já vi que há chocolates de marcas diferentes com a mesma porcentagem de cacau que são doces/amargos de forma diferente). Cozinha é isso aí, a gente vai adaptando de acordo com o que gosta. :) Para mim o salgado estava na medida.

Bjs

Adelaine B. disse...

oi Ana! td bem?
esse findi é niver da minha caculinha e queria muito fazer cupcakes, mas nao da tempo de testar outras fontes, e confio nas suas receitas, agradeceria muito se vc pudesse me responder...

vc acha que dá pra fazer uma versao "branca"desse cupcake? (sem cafe e sem cacau).
grata!
bjs
Adelaine

Ana Elisa Granziera disse...

Adelaine,
seria preciso alterar a quantidade de farinha e de todos os ingredientes líquidos na receita. Sinceramente, não recomendo, se o que você quer é uma receita confiável, pois ao fazer alterações, você cria uma receita NOVA, não-testada. Se vc quer um cupcake branco fácil, dá uma fuçada na net e veja se você acha uma receita que usa o processador, para vanilla cake da Alice Medrich. Se não me engano, dá pra assar como cupcake também. Já usei várias vezes essa receita, ela é fácil e infalível.

bjs

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails