sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Fettuccine com atum, beterrabas e radicchio

Depois de um almoço muito leve, minha lombriga pedia alguma coisa mais encorpada para o jantar de ontem. Apanhei um livro que andava há muito tempo encostado na prateleira, tendo sido muito folheado mas jamais usado, e fui direto em uma receita que usava todos os ingredientes que eu tinha na geladeira. O prato é muito fácil e ficou surpreendentemente saboroso; todos os elementos combinaram divinamente! (Deve dar uma ótima salada, aliás...)

Enquanto seu macarrão cozinha (uns 150g de pappardelle, fettuccine ou tagliatelle), derreta uma colher de manteiga numa frigideira grande, polvilhe com bastante pimenta-do-reino moída na hora e coloque um bife de atum de uns 150g para grelhar, uns 2 minutos de cada lado, em fogo médio-alto. Não se incomode se a manteiga escurecer um pouco, só não deixe queimar. Retire o peixe para a tábua de corte.

Derreta na mesma frigideira mais uma colher de manteiga, acrescente o suco de meio limão e umas duas colheres (sopa) de vinagre balsâmico, e junte meio radicchio pequeno cortado em pedaços menores e 1 beterraba pequena cortada em oitavos (eu deixo a casca, que é fininha nas beterrabas menores). Tempere com sal e pimenta e cozinhe até amaciar ligeiramente a beterraba e murchar o radicchio. Enquanto isso, fatie fino o atum.

Escorra a massa, misture à beterraba, radicchio e ao molho xaroposo que ficou na frigideira e disponha o atum por cima. Sirva imediatamente. Dá 2 porções. Mas confesso que comi as duas sozinha! Há! ;)

A receita é do livro Saturdays & Sundays - Seasonal Weekend Menus, de Kay Francis.

10 comentários:

Carol disse...

Anaaaaaaaaaaa
Fiquei com água na boca, o seu atum ficou lindo rosadinho por dentro!!! perfeito!!!

DricaPeixoto disse...

Que delícia! Foto perfeita!
Bjssss, bom feriado e bom final de semana.

Dani - Paladar disse...

Quanta facilidade e fica bem diferente de qq massa convencional.

Gostei! Comi um atum assim uma vez em um restaurante, não imaginei que fosse tão fácil fazer.

pimentacalabresa disse...

Oi Ana
Apesar de gostar de tudo que vai nesse prato, confesso que estranhei a beterrada com o atum e a massa! Deve ter ficado tudo rosa! ;-)
Bj,
Fernanda

nyh disse...

que delícia!

Letícia disse...

:) fiquei com vontade de comer bolo naquele dia! no fds comprei uma garrafa de coca-cola pra fz uma receita q vi num livro da nigella! :)
eheheh! lembrei do seu bolo o fds inteiro!!!

disse...

Oi Ana, acompanho seu blog e adoro, com a proximidade do natal fiquei interessada na tag com suas ilustraçoes, que acompanha os cookies em rolo. eu gosto de presentear com comida também.
Vc comercializa?
obrigada
debora

carladuc disse...

Oi Ana,

Adorei a idéia dessa receita! Super diferente e me pareceu deliciosa! :)

Abraço,

Carla

Valentina disse...

O que mais me fascinou nesta tua receita foi a beterraba. que delícia esta combinação.

Fabio Cabral disse...

Nossa... seu blog eh animal!!! Jah tah na lista dos meus favoritos... Tb gosto de receber amigos pra jantar em casa... Agora jah sei onde encontrar receitas interessantes pra servir... Parabens!!!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails