terça-feira, 25 de agosto de 2009

Couve-flor com curry e castanhas-de-caju

Esta couve-flor comprada na minha banca favorita da feira estava adocicada, de tão linda e fresca. Mas eu não fazia a menor ideia do que fazer com ela até dar de cara com uma receita de Deborah Madison, do livro Vegetarian Cooking for Everyone. Basta quebrar a couve-flor em floretes menores e cozinhá-la no vapor. Particularmente, gosto das panelinha de bambu, vendidas na Liberdade. Os legumes cozinham sem ficarem encharcados, uma vez que o bambu, ao contrário do metal, não condensa o vapor e não deixa que fique pingando água em cima da comida durante o cozimento. Enquanto isso, derreta numa frigideira grande um pouco de manteiga (2-4 colh. sopa) e junte 1 1/2 colh. (chá) de curry em pó, suco de meio limão tahiti, um pouco de cebolinha picada e coentro picado (usei salsinha, pois era o que havia à mão). Junte a couve-flor cozida al dente, mexa bem, tempere com sal a gosto e misture a um punhado de castanhas-de-caju tostadas. Sirva com arroz integral. Ficou sensacional, e meu marido nem se lembrou de que não era muito fã de couve-flor.

15 comentários:

k. disse...

eu amo couve flor! e tou saindo para a feira, ótimo ler tua receita :)

Carol disse...

Adorei Ana!!!!
Sempre venho aqui ver oq vc faz de bom, já fiz até o cream cheese que ficou uma delicia!!!
Estava mesmo procurando uma receitinha com curry que fosse diferente do ensopado. ADOREI!
Vou colocar em prática lá em casa..
bjos

Fátima disse...

Todos aqui de casa gostam de couve flor, vou fazer essa receita, porque é saborosa e fácil de ser feita.:P

Carmencita disse...

Adorei seu blog, vim através do meu irmão que fez o pão de mel,maple e passas. Menina que delícia é aquela? foi o maior sucesso, até publiquei no meu blog.
Se me permite vou adicioná-la urgente he!he!
Estou indo fazer mercado e já vou aproveitar e pegar uma bela couve-flor, pra fazer essa sua sugestão que achei maravilhosa.Bjss

camilamanfre disse...

Ana, sempre que eu encontro algum ingrediente diferente, que eu nunca tenha usado, passo por aqui pra ver se vc já conhece, se já cozinhou, o que recomenda. Eu tinha duas batatas-doces orgânicas, laranjíssimas, na geladeira. Como recebo minha cesta a cada terca, eu precisava do espaco pros legumes novos...
Fiquei curiosa pra fazer a torta doce, mas precisava de alguma receita pro jantar. Achei num site alemao uma receita genial, simples e rapidinha. Cozinhei as batatas no vapor, amassei até virar um purê, acrescentei 400 mL de leite de côco, sal, pimenta, noz-moscada e um curry ardido que eu queria muito experimentar. Como vc se interessa por comida indiana, achei que valia a pena compartilhar a minha descoberta. Espero que vc goste!

DricaPeixoto disse...

Ótima receita! Muito diferente, deve ser extremamente saborosa!

Ana Paula disse...

Oi Ana, gosto muito do teu blog, principlamente da sinceridade nos comentários dos post, isso sem falar das receitas. A de couve flor ficou sensacional, gostei da idéia do cozimento no bambu, vou muito a Sampa e também na Liberdade, já ví essas panelinhas não não sabia como usar, será que vc pode explicar melhor, bjs.

ce disse...

oi Ana

estou intrigada com a manteiga do teu brownie (http://www.lacucinetta.com.br/2006/10/brownies-enfim.html). diz lá "1 tablete e meio de manteiga sem sal (250g)". é isso mesmo? pra isso os tabletes teriam q ser de 166,66g. ou tu quis dizer q estava se referindo a um tablete de 250g?

já fiz uma vez (vou fazer de novo agora =D) e usei 250g, pq tu sempre usa o peso, mas fiquei realmente curiosa e decidi perguntar.

beijos!

Guilhermino disse...

Ficou delicioso. Uma ótima dica, sempre congelo os legumes que cozinho no vapor e acabava somente usando em saladas. Desse jeito ficou ótimo tanto quente como geladinho no dia seguinte.

Valentina disse...

Oh, sou louca por couve flor e esta tua variação está excelente. Com certeza mais uma para experimentar.

Cristiana Prado design de eventos S.P.Brazil disse...

Olá , estou passeando por aqui vendo as novidades. Passe lá ADORO receber rsrsrs , além do que é sempre bom ter companhia! Boa semana !!! Bisous

Rita disse...

Oi Ana
Sou nova aqui no Cucinetta, mas ja sou fa.
Faco essa couve-flor aqui em casa tambem, uma delicia ne! As vezes coloco umas ervilhas tambem.

Marlene Maravilha disse...

Olá!
Que delicia! Sou vegetariana e por isso vou aproveitar!
Quando tiveres tempo e quiseres, passa lá para visitar os meus dois blogs!
Beijo

Selma disse...

Fiz a receita, só que omiti a castanha de caju e usei coentro. Ficou divina, e foi aprovadíssima pelo marido!

shinji disse...

Gostei da sua receita. acho que vou fazer lá no restaurante, mas no lugar da castanha irei polvilhar gergelim.
sayonara
Ah.! E outra estou acompanhando seu blog e acho que faz muito bem nós voltarmos umpouco ao tempo e fazer coisas caseiras como você tem feito.
Continue sempre nesse caminho.
sayonara

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails