segunda-feira, 15 de junho de 2009

Salada de funcho, laranja e nozes

Adoro, adoro, A-DO-RO erva-doce, ou funcho, como quiserem. [Particularmente gosto da palavra "funcho", da sensação que dá de boca cheia quando você diz a palavra em voz alta.] Essa é uma salada típica do sul da Itália, e daquelas que, à primeira vista, parecem... hum... nhé. Funcho e laranja? Parece que vai ficar sem graça.

É delicioso quando você é pega de surpresa pelos sabores! O funcho, a laranja, a cebola roxa e as nozes se complementam maravilhosamente, formando uma salada gostosa, crocante, que refresca o paladar mas ainda assim parece apropriada para o inverno.

Para uma pessoa, fatie fino um bulbo pequeno (do tamanho de um punho fechado) de funcho, descasque e corte em rodelas uma laranja lima (tinindo agora em junho), fatie fino 1/4 de cebola roxa, misture a um punhado de nozes cortadas grosseiramente e tempere com sal, pimenta-do-reino, 1/4 de colh. (chá) de mostarda em pó, 1 colh. (sopa) de azeite e 1/2 colh. (sopa) de suco de limão, de preferência siciliano. Fui à feira correndo comprar mais funcho para prepará-la de novo! :D

O melhor de tudo é continuar firme e forte buscando receitas que usem apenas o que há de melhor no mês. Interessante é que agora finalmente entendo o uso das frutas secas no inverno. Mesmo no Brasil, onde "tudo dá", a variedade de frutas realmente na época agora em junho e julho é bastante limitada em comparação com o verão. Daí que, a não ser que eu queira tomar meu iogurte diário com mexerica [ :P ], preciso usar frutas secas. Então dá-lhe ameixas, damascos, figos e tâmaras secas, deliciosas com iogurte! É bom sentir sua mente expandindo... ;)

14 comentários:

Lílian disse...

Ótima dica, Ana! Mas eu prefiro "erva-doce", pois para mim funcho lembra murcho ... hehe

Dani - Paladar disse...

Eu tb gosto de funcho, em muitos churrascos de casa eu gosto de fazer para acompanhar somente temperado com azeite e orégano, é tão refrescante.

Você comentou sobre as frutas desidratadas, já viu aquele desidratador de alimentos que o canal de TV carioca vende? confesso que me interessei na época e agora lendo seu comentário das frutas fora de época fica interessante nós mesmos desidratarmos esses ingredientes né?! Claro que salvo a conta de luz. Pena não ter visto ainda funcionando com alguém que tenha comprado.

Tatoo disse...

Passei aqui li o post aproveitei para te dizer que fiz em casa o seu prato favorito (pappa al pomodoro). Ficou muito bom e a família empenhada agradece. Imprimi a receita com sua foto em cima pra servir de referência e ficou bem parecido. Vou publicar algumas fotos no meu blog, depois veja como ficou parecido.

[]'s

Marco disse...

Sobre as frutas secas, não deixe de experimentar melão e morangos secos (tão doces que até parecem bala de goma). E ficam uma delícia com iogurte natural.

Chris disse...

Hummmmm! Minha boca encheu d'água! rs Bom fim de semana, Ana!

Thiago disse...

hmmm...bom!

Clarissa Fondevila disse...

Essa salada deve ser divina! Também adoro funcho. Meu pai sempre diz que é afrodisíaca. Ele tem mania de salada de funcho...

Edilia disse...

Salada refrescante para quando estiver calor.Aqui está bem frio, mas eu gosto.
Edilia

Clarissa Fondevila disse...

Fiz a salada e adorei. Acrescentei um pouquinho de queijo gorgonzola esfarelado e ficou bem bom...

Simplesmente Mariza disse...

Outra coisa que amo, são saladas. Não vivo sem saladas. Á noite, principalmente, um prato de salada, bem colorido....hum... é muito bom.
Ana, na verdade eu adoro a criatividade na hora de preparar uma salada, vou vendo o que tenho e misturando para ver no que dá. Mas esta tua salada seguirei à risca, está literalmente, um espetáculo.

Anônimo disse...

Olá!
Fiz essa salada diversas vezes, algumas delas com acréscimo de gorgonzola, hortelã picada e/ou semente de girassol. Não tem erro.
Obrigada por compartilhar receitas tão gostosas e simples.
Gabriela

Deda disse...

Fiz a salada hoje e gostei muito! Como li nos comentários, quis acrescentar o queijo gorgonzola pra dar uma encorpada nela, mas não tinha... Resolvi, então, colocar algumas lascas de pecorino e deu muito certo! Delícia... Anotada no cadernido pra repetir muitas outras vezes!

Anônimo disse...

prefiro erva doce tb.
aprenndi a juntar na salada hikari bunching fresco, dica de meu familiar em quito.

Anônimo disse...

optima salada, que faço tantas vezes agora! (tb prefiro chamar erva-doce, Lilian :) xox
começei a usar lucullus, dica de meu familiar em Quito.
obrigadaaa ana!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails