segunda-feira, 22 de junho de 2009

Bolo de limão e creme de lavanda para minha mãe

Ando cozinhando um bocado. Mas ando desenhando um bocado também. E o segundo bocado tem me deixado mais empolgada do que o primeiro bocado. Venho fazendo cursos e experimentando novos materiais e dedicando boa parte de meu tempo à aprimoração de meu traço e minhas técnicas. O resultado disso é que, enquanto ando falando pelos cotovelos a respeito de tintas, cores, papéis e ilustradores, ando um pouco sem paciência para falar sobre comida. Preparo os pratos, tiro meia dúzia de fotos sem inspiração e fico morrendo de preguiça de transcrever receitas. Por isso boa parte do que ando cozinhando está indo direto para a mesa e da mesa para o estômago, sem que eu nem cogite a possibilidade de apanhar a câmera. Isso é ruim por um lado, pois o blog sofre pela falta de posts. Por outro, é fantástico. Havia muito tempo eu estava precisando reencontrar minha paixão pelo desenho, que andava tão sem graça e tão mecânico. E ninguém contrata ilustrador que desenha com a mesma empolgação de quem troca um pneu. Voltar a me apaixonar por minha profissão tem me tornado também muito mais leve e muito mais feliz.

E foi toda feliz e contente que levei esse bolo de aniversário para minha mãe, ontem. Bolo de limão, segundo sua requisição. Aproveitei a deixa para preparar essa receita que havia muito tempo estava em minha lista. O bolo não leva nem manteiga nem leite: é feito com azeite de oliva e aromatizado com limão siciliano. O recheio é um lemon curd bem azedinho, e o bolo é servido com um chantilly de mel e lavanda que ficou surpreendentemente leve e gostoso. Ainda bem, pois eu tinha medo de que o chantilly fosse ter gosto de perfume.

Mamãe aprovou o bolo e comemos metade dele à mesa. :P

BOLO DE LIMÃO COM CREME DE LAVANDA
(da revista Gourmet)
Tempo de preparo: 3h
Rendimento: 8 pessoas


Ingredientes:
(bolo)
  • 2 colh. (sopa) manteiga sem sal derretida para pincelar a forma
  • 5 ovos grandes, separados
  • 3/4 xic. açúcar
  • 3/4 xic. azeite de oliva extra-virgem
  • 1 colh. (sopa) casca ralada de limão siciliano ou galego
  • 3 colh. (sopa) suco de limão siciliano ou galego
  • 1 xic. farinha de trigo
  • 1/2 colh. (chá) sal
(recheio)
  • 1/2 xic.+1 colh. (sopa) açúcar
  • 3 colh. (sopa) farinha
  • 1/2 colh. (chá) sal
  • 1 colh. (chá) casca ralada de limão siciliano ou galego
  • 3/4 xíc. suco de limão siciliano ou galego
  • 1 gema grande
  • 1 colh. (sopa) manteiga sem sal
(creme)
  • 1 1/2 xic. creme de leite fresco
  • 3 colh. (sopa) mel suave
  • 1/2 colh.(sopa) lavanda ou alfazema seca
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar

Preparo:
(bolo)
  1. Pré-aqueça o forno a 160ºC. Inverta o fundo de uma forma de mola de 20cm e trave. Pincele a forma com a manteiga derretida e leve ao freezer por 2 minutos. Forre o fundo da forma com papel-manteiga, pincele novamente com manteiga e leve ao freezer por mais 2 minutos. Polvilhe com farinha, bata para tirar o excesso e reserve.
  2. Bata as gemas e 1/2 xic. de açúcar até que a mistura fique clara e fofa. Em velocidade média, misture o azeite, o suco e a casca de limão, até que fique homogêneo.
  3. Peneire a farinha e junte à massa, em baixa velocidade.
  4. Bata as claras com o sal até que espume. Vá juntando o restante do açúcar, batendo em velocidade média-alta, até que que as claras formem picos suaves. Incorpore delicadamente 1/3 das claras à massa e então misture o restante.
  5. Transfira para a forma, alise a superfície com uma espátula, e dê alguns tapinhas na lateral, para tirar as bolhas de ar. Asse por 40-50 minutos, até que esteja dourado e um palito saia limpo qudno inserido no bolo. Deixe esfriar na forma por 10 minutos, e então desenforme e deixe esfriar completamente sobre uma grade. As laterais afundarão um pouco.
(recheio)
  1. Misture numa panela a farinha, o açúcar e o sal. Junte o suco de limão devagar, misturando com um batedor de arame para evitar grumos. Leve à fervura, mexendo constantemente, abaixe o fogo e cozinhe mexendo por uns 3 minutos, até engrossar. Remova do fogo.
  2. Junte à gema 1/4 da mistura de limão e mexa bem. Volte o creme para a panela e, ainda mexendo, leve à fervura por 1 minuto. Desligue e junte a manteiga e a casca ralada. Transfira para um pote, cubra com filme plástico, colando-o à superfície do creme e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.
(creme)
  1. Leve o creme, a lavanda e o mel à fervura, desligue o fogo, tampe e deixe em infusão por 30 minutos. Passe por uma peneira e leve o creme à geladeira para gelar.
(montagem)
  1. Inverta o bolo e retire o papel-manteiga do fundo. Corte o bolo em 3 camadas iguais. Transfira para um prato a primeira camada, espalhe metade do creme de limão de modo uniforme, deixando uma borda de 0,5cm, e cubra com a camada do meio. Espalhe o restante do creme, cubra com a última camada e pressione ligeiramente, para que o recheio vá para as bordas. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro. Na hora de servir, bata o creme de lavanda até formar picos suaves e sirva.

23 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Ana, morro de saudade dos seus posts mas entendo a sua empolgação - deve ser incrível mesmo descobrir novas formas de se expressar, usando o talento... Boa sorte, querida!

Quanto ao bolo, nem preciso dizer que fiquei doida por ele, né? Tem tudo que amo... Lindo!
Parabéns atrasado à mamãe e beijo para você.

Edilia disse...

Que bolo delicioso.Parece bemfofinho que deve ser,apetitoso ele está.
Edilia.

Amanda Scapini disse...

É uma delícia se apaixonar de novo pela mesma coisa não é? No momento estou assim com a comida, e os desenhos é que estão ficando de lado....
E as coisas aqui podem até ir mais devagar, mas o desenhoquê vai que é uma beleza!!

Anônimo disse...

ola, ana


Leio sempre seu blog e ja fiz varias receitas, mas essa eh a primeira vez que comento.


Gostaria de saber se voce conhece o trabalho do japones Ueyama Tochi. Ele faz o manga Cooking Papa, que eh praticamente um livro de receitas em quadrinhos. Ele usa seus desenhos para mostrar seu amor pela culinaria. Se puder, de uma olhada.


um abraco


mika

miosotiis disse...

É muito bom quando nos (re)apaixonamos!

Costumo ler-te com frequência e tenho pena se deixares de actualizar este blog, mas na verdade, se neste momento te faz mais feliz desenhar, óptimo! O que interessa mesmo, é viver intensamente todas as nossas paixões...*

Noemia disse...

Olá, Ana Elisa!
Ver a foto e ler o post deste bolo me deixou com água na boca! Eu adoro limão e adoro desenho, apesar de há muito não pegar num lápis! A vida vai seguindo e de repente estamos tratando de tantas coisas, que nossa paixão se desvanece... Ainda bem que você reencontrou sua paixão!!!
Adorei a receita. Assim que tiver uma oportunidade vou experimentá-la.
Um beijo!

Licsk disse...

...loucura...loucura...loucura...!!
Comida dos deuses...

Laély disse...

Ana: Este bolo me chamou a atenção: simples, mas com jeito de delicioso!
Uma das minhas sobremesas preferidas é torta de limão siciliano, porque ele tem um aroma maravilhoso( ah, eu gosto de pudim de leite e tiramissu, que ainda estou na caça por uma receita ideal!).
Misturar limão siciliano com lavanda, então!...Deve ficar deliciosamente aromático!
Está na minha lista de prioridades culinárias, experimentar sua receita. Espero que fique tão bom quanto o seu.
Tenho umas lavandas plantadas no jardim. Você usa as florzinhas, ou as folhas, ou uma infusão?( Preciso ler toda a receita com calma, admito!).
Outra pergunta: o azeite não tem um gosto que sobressaia muito, não? ( A gente sempre acha que azeite não combina com pratos doces, apesar de já ter visto outras receitas com esse ingrediente)
Olha: desenhe mais, cozinhe mais e poste mais, mas sem neura( faça o que o coração mandar porque assim, tudo fica mais gostoso!)
Um abraço!
( Ah! Aceito sugestões de receita de tiramissú...)

Laély disse...

Oi!
Voltei aqui porque vi que tem um sistema de busca no seu blog( que legal! Quero colocar isso no meu, em breve!)
Tem umas postagens com tiramissu que vou dar uma olhadinha com calma mais tarde.
Só queria saber se é possível substituir o mascarapone por algo próximo, que seja mais fácil de encontrar por aqui onde moro.

Cristiane disse...

Me deu essa sensaçao... FOTO + TìTULO = TERNURA
Abraços da Cris.

Aglay Piovesan disse...

Oi Ana,

O bolo parece uma delícia... Simples e gostoso, sem invencionices!

Acho que a gente se esbarrou hoje! Eu tava passeando com minha cachorrinha Flor (mini schnauzer preta) e vc (acho...) com o Gnocchi, bem em frente ao Baalbeck na Lorena. Tô certa?

até!

Carolina disse...

Oi Ana,
Porque sou fa de carteirinha do seu blog, sinto falta dos seus posts. Mas porque acredito que nao existe nada melhor do que fazer alguma coisa com paixao, torco pra q vc curta um montao a sua outra arte.
Bolo de limao eh meu favorito e este aqui parece irresistivelmente bommmm!
Beijinho,
Carol

Nina Costa disse...

Oi Ana,
Adoro seu outro blog também e acredito que se redescobrir dentro da arte é mesmo uma delicia e fundamental.
Fazia pouco tempo que uma amiga tinha comentado sobre uma receita de recheio de limão siciliano! Minha tia tras da Italia uma essencia natural dele, é o máximo!
Vou testar e depois conto como ficou!
Beijinhos e oa sorte
Nina

Tamy disse...

que delícia hein????

vou colocar na minha listinha: comprar lavanda!!!

beijos

Luciana K.B. disse...

Oi Ana,

Faz tempo que eu não deixo recadinho, mas não resisti ... parece deliciosa essa receita e está na minha lista do "para fazer em breve" ...

Tenho acompanhado o desenhoquê e fico mt contente por vc, pq qq que seja a sua decisão ... no fim das contas, a gente tem que fazer mesmo o que nos deixa em paz e felizes.

Um beijo e boa sorte !

Anônimo disse...

Ana,
fiquei na dúvida.....
o creme, depois de fervido para a infusão, e gelado novamente, consegue-se o aerar em picos?
Raquel

Acusações Irrisórias disse...

Ana, não nos deixe carentes...
Abs. Ronaldo

Noémia disse...

Deve ser super delicioso o seu bolo mas, nem andando em época de colheita da minha lavanda, me seduz fazê-lo pois pela sua descrição dá um pouco de trabalho e eu estou a precisar de férias!... Até da cozinha!
Que inveja dessa genica e paixão boa!:)

Daniela disse...

Ana, você ganhou uma fã!
Adorei o seu blog. As receitas são ótimas e variadas e os seus comentários divertidíssimos.Não dá vontade de fazer outra coisa que não cozinhar ( comer é claro!). Gostei principalmente da parte dos pães (sou uma padeira em treinamento).
Parabéns!!

Allex disse...

Yay!

Parabéns pra sogra e pra cozinheira, o bolo estava uma delícia! (e eu não gosto de bolo)

Andreia T. Farias Britez disse...

Oi Ana, socorro!! Meu forno está pre-aquecido, tá tudo pronto e de repente me dei conta que não consta fermento na sua receita?? E agora?? Não vai fermento mesmo?? Vou colocar por via das dúvidas!! Me dá um feedback por favor?
Beijão!!
Obs: o lemon curd está na geladeira por obra divina porque eu quase comi ele assim, purinho.. Delícia!!

Simplesmente Mariza disse...

Deus do céu....mas o que é isto? Um escândalo! Com certeza muito bom!

Camila disse...

Olá Ana,
Onde você compra lavanda?
Estou doidinha atrás e não encontro!!
Parabéns pelo blog
Camila

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails