quarta-feira, 4 de março de 2009

Salada mexicana de abacaxi e abacate

Ah, se você pensou que era sobremesa, pense de novo. Criei uma ideia fixa com essa salada depois de vê-la na última Gourmet. Parecia tão deliciosa, docinha, refrescante e leve, tão perfeita para as noites absolutamente quentes que andam fazendo... No entanto, ela levava jícama. Pesquisei, pesquisei, pesquisei, e não encontrei nada no mundo vegetal que pudesse substituir a tal de jícama. Portanto, não tive dúvidas e inseri nessa salada mexicana um de meus queijos favoritos, o feta. Sua textura e seu sabor ácido e salgado ficaram perfeitos com o abacaxi e o abacate se desmanchando de maduros.

Para prepará-la, apenas junte abacaxi, abacate e queijo feta cortados em cubos, cebola roxa fatiada bem fina, um pouco de coentro fresco picado e um vinaigrette de duas partes de azeite e uma parte de vinagre branco ou de champagne.

17 comentários:

miosotiis disse...

ok...para fazer esta salada não preciso de sorveteira. :)

nunca provei abacate...abacaxi sim. E coentros...hum...tenho de semear! ;) Já semeei salsa, alecrim, oregãos, cidreira, hortelã e plantei morangos. Tudo na minha pequena varanda! :D Mas sabe tão bem usar estas ervinhas na altura de cozinhar!...

Jun.~ disse...

Antigamente eu comia minhas saladas com abacaxi, melancia e maçã, e peguei abuso disso. Mas acho que eu provaria esta salada!

Minha mãe faz uma de abacate, camarão e mais algumas coisas que eu não sei o que é (não como caramarão, então não sei se é boa ou não).

Criative-se disse...

Humm... adoro abacate em receitas salgadas. A salada parece ótima e fácil de fazer, vou experimentar!

Comidinhas lá de casa disse...

Nossa,parabéns. Chique e delicada sua salada, mas com um ar bem exótico, assim como o Brasil. E esse vinagrete com champangne, tenho que experimentar!!!

LS disse...

na falta de jícama, sua adaptação me pareceu deliciosa... Mas como a curiosidade é grande, encontrei informações de que esta tuberosa é rica em amido e pode-se até mesmo ser usada na extração industrial, inclusive para fazer polvilho. Na próxima tentativa, tvz valha a pena tentar com aipim (mandioca). Que tal?

Anônimo disse...

Esse igrediente exótico que não conseguiu encontrar parece inhame por fora e nabo por dentro...

Bigode de chocolade disse...

Poxa, Ana, nao dá para substituir também o abacaxi. É que sou alérgico. Abracos.

erika disse...

Pela descricao da 'jicama' eu a substituiria por kohlrabi. a mistura de abacaxi, abacate e kohlrabi soa inesperada para mim, mas por que nao tentar? Eu adoro saladas salgadas com frutas.

Leo disse...

Ana, curti muito sua salada. Vi um video no blog da Ale Blanco de um chef francês que faz uma sopa fria de abacate parecida com essa, só que usa maçã verde no lugar do abacaxi. achei muito legal a coicidência e, principalmente, a apresentação do seu prato. com duas receitas com abacate na cabeça, vou ter que fazer algo em breve. um abraço

Neblina Orrico disse...

hummm, pareceu fantasticamente apetitosa.

Katia disse...

desculpe invadir assim, te indiquei pro prêmio dardos no meu blog. vailávê: magoadecaboclo.wordpress.com. =**

taisando disse...

Ana, não sei se você conhece, mas vale a dica: www.nugali.com.br

Luciana K.B. disse...

Ana ... Onde vc acha o Feta ??? Sou pouco amiga dos queijos, mas esse eu sou absolutamente fanática ...
Bjs

clau disse...

Deve ser mm otima esta salada, para quem consegue comer abacate em versao salada!
Sou simplesmente "bloqueada" neste quesito, mm depois de ter provado excelentes iguarias, guaca moles inclusas, pelo mundo afora.
Experimento sim, mas nao me desce!
Enfim: continuarei tentando...
Bjs!
Ps: e tb receba os meus parabéns pelo otimo resultado do seu empenho todo, descrito no post ai de cima. Pq ter força de vontade é um assunto muito sério!

carladuc disse...

Oi Ana,

Não sei se você chegou a essas informações, mas a Jícama tem como um dos nomes populares no Brasil Jacatupé, nome científico, *Pachyrhizus erosus*. (http://plantamed.kit.net/NP2.htm)

Acho que talvez seja possível encontrá-lo no norte do país. No site do Globo rural há uma descrição do produto com indicação de outros nomes populares e origem da planta. Eu nunca ouvi falar em nenhum dos nomes, mas talvez você conheça. http://globoruraltv.globo.com/GRural/0,27062,LTP0-4373-0-L-J,00.html

Achei que as informações eram legais. Eu adoro pesquisar e descobrir essas coisas. :)

Beijo,

Neda disse...

Ana
Da proxima vez que for fazer a salada tenta colocar Yacon no lugar Jícama. Depois de ler a descrição fiquei com a impressão, que mesmo sendo de famílias diferentes teriam a mesma textura, não sei o sabor. Mas isso, baseada na foto.

Ana Elisa disse...

Miosotiis,
vá correndo provar abacate! :)

LS,
Então... na foto da revista e no que já vi na TV, a textura não me parece muito com a de mandioca, principalmente porque eles usam a jícama crua...

Erika,
isso seria também um problema, porque a única vez em que encontrei kohlrabi por aqui, ele custava mais que o kg do aspargo fora de temporada!:P

Leo,
tenho também uma receita de sopa de abacate do Gordon Ramsay que estou louca para provar... :)

Katia,
muito obrigada! :)

Clau,
obrigada. Sabe que além do creminho e do sorvete de abacate, eu só consigo olhar pro abacate e pensar em coisa salgada...

Carla,
gente curiosa funciona tudo do mesmo jeito! hehehe... Eu vi sim. Mas aí procurei e procurei, e não encontrei lugar que vendesse jacutapé por aqui... Até procurei para ver se não tinha outros nomes regionais, mas neca de nada... :(

Neda,
boa idéia. Vou testar depois. :)

Bjos

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails