sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Comprou rabanete? Ganhou sopa de folha de rabanete de lambuja.


Adoro qualquer coisa que seja verde. Em forma de saladas, sopas, o que for. Quando vi essa receita em uma revista Saveurs, fiquei obcecada. Afinal, sou fã de rabanetes, e nunca havia pensado em comer suas folhas. O problema era encontrá-las. No supermercado, os rabanetes são sempre vendidos já sem folhas, devidamente limpos e embalados. Na feira, os ramos estavam sempre murchos, imprestáveis para qualquer coisa. Acabava comprando as raízes sem as folhas, simplesmente porque rabanetes são bons e ponto.

Enfim, numa bela manhã de quinta-feira, apanhei um ramo enorme de rabanetes na feira e vi que suas folhas estavam todas frescas e de um verde-vivo apetitoso, e dei pequenos pulinhos de alegria por enfim poder preparar minha sopa.

Valeu a pena. As folhas de rabanete são saborosas, de um amargor muito sutil e leve picância. E a sopa não poderia ser mais fácil. Pronto. Agora posso voltar a falar de doces.

SOPA DE FOLHAS DE RABANETE
(Livremente adaptado da revista Saveurs)
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 2 pessoas


Ingredientes:
  • 1 ramo de folhas de rabanete (com os talos mais finos; descarte os mais grossos, que são muito fibrosos)
  • 1/2 cebola
  • 1 batata pequena
  • 1 dente de alho
  • 500ml de caldo de legumes
  • 150g iogurte integral
  • 2 colh. (sopa) azeite
  • sal
  • pimenta-do-reino
Preparo:
  1. Lave muito bem as folhas de rabanete, tendo o cuidado de remover toda a terra e sujeira. Corte a batata em cubos, pique o alho e a cebola.
  2. Aqueça o azeite em uma panela e refogue o alho e a cebola até começar a dourar levemente. Junte as folhas de rabanete e uma pitada de sal e cozinhe até que as folhas murchem um pouco.
  3. Adicione a batata, o caldo e leve à fervura. Abaixe o fogo e deixe ferver por 15 ou 20 minutos.
  4. Bata num liqüidificador (com cuidado, aos pouquinhos, pois líquidos quentes explodem) e volte à panela para reaquecer. Acerte o sal e a pimenta. Distribua nas tigelas e despeje uma colherada gorda de iogurte no centro de cada uma. Polvilhe mais um pouco de pimenta e sirva quente ou fria.

20 comentários:

Luciana D disse...

Ana
Aconteceu comigo na semana passada. Comprei uns rabanetes na feira, meio sem saber o que fazer com eles. A ramagem estava viçosa, e resolvi fazer refogada no azeite,meio desconfiada do resultado. Não é que ficou ótimo? Já o rabanete estava ardido como a peste e, HERESIA DAS HERESIAS, joguei-o todo murcho no lixo...

Gabriela disse...

olá!! até que enfim um blog sem carne e super bacana!! só receitinhas supimpas!! adorei!! eu tb adoro verde!! fiquei curiosa para experimentar essa sopa.parece divina. vou procurar o rabanete com folhas aqui em bh. bom, é isso!! =))
parabéns pelo blog. gabriela

Nysa disse...

minha mae também costuma usar as folhas... mas nunca em puré. ficou bem verdinha e eu também gosto muito de coisas verdes em comida ;-)

Alessandra disse...

Está aí algo que me põe dúvida constantemente. Todos os vegetais comíveis têm suas folhas comíveis também? Sempre penso em fazer uma salada com aquela floresta que vem no brócolis (por exemplo), mas fico com medo e jogo fora.
Beijos. Obrigada, desde já.

Ana Elisa disse...

Luciana,
bem ao contrário de mim: adoro rabanete bem ardido, e sempre fico frustrada quando compro uns aguados, sem gosto...

Gabriela,
heheh... sem carne em termos, pois temos peixinhos por aqui. Bacana? Ah, bacana sim, vai! ;)

Nysa,
pois é, adorei o gosto, mas elas sempre vêm tão murchas e amareladas que seu único destino é o lixo mesmo. Uma pena.

Alessandra,
Posso estar falando bobagem, mas se não me engano o brócolis e a couve-flor são da família da couve e do repolho mesmo. Então suas folhas são comestíveis e uma delícia! Quando preparo brócolis, as folhas costumam ir junto prá panela! Folhas de cenoura são comestíveis (procura a receita dos bolinhos de folha de cenoura aqui), mas têm que ser MUITO bem picadas, pois sua textura é meio firme e fibrosa. Folha de beterraba é DELICIOSA, só branqueadinha, refogada em alho e temperada com azeite. Que mais? Que mais? Se lembrar de mais algum, eu falo. :) Mas se estiver na dúvida, é sempre bom dar uma pesquisadinha por aí antes de botar na panela, mas nunca jogar no lixo como primeiro impulso! :D

Bjos

Loisiana disse...

Eu como eng. agro.(especializando em produtos naturais) vou meter minha colher no papo das folhas!

Come sim! Tudo (bom talvez não tudo tudo) que vc come (vamos falar então da dieta brasileira)tem as folhas comestíveis e CHEIAS de nutrientes (as couves com certeza, as bananas...e por ai vai...)!

Usando o exemplo da cenoura da Ana...pesquisamos já em laboratório que as folhas tem mais que o tríplo dos mesmo nutrientes da raiz! É bom lembrar que é interessante cozinhar as folhas pois como elas são fibrosas as vezes o organismo bota pra fora sem aproveitar todos os nutrientes, por isso as cozidas geralmente estão repletas de nutrientes muito mais biodisponíveis (como chamamos).

E vamos as folhas!! E BASTA de jogar comida fora!

Abraços! Nani

ps: o bolinho de banana ficou ótimo só acho que exagerei na dica do chocolate e coloquei demais..hihihi

Dani disse...

Ana,

Pena que em muitas feiras vendem as legumes sem folhas e talos né? cenouras e beterrabas muitas vezes estão já arrumadas nas bacias sem o conjunto completo, e muita gente nem sabe que podem usar as folhas e o restante para sopas e afins e consumindo mais vitaminas.

Essa sua sopa ta com uma cor linda, e para esses dias de Sampa com 4 estações do ano nas 24 horas ela deve ter caído como uma luva né!

Aproveitando, feliz 2009!

Bjs

Gabriela disse...

tb como peixinho.....de vez enquando! =))

Ana Elisa disse...

Loisiana,
pois é, eu adoro tudo quanto é folha. Hoje mesmo na feira, minha banquinha favorita estava vendendo broto de abóbora. E eu sabia que dava para comer? Olha quanta coisa a gente tá perdendo...

Dani,
eu compro sempre na mesma banca, justamente porque vem tudo com folha, e eu ainda posso encher o saco e dizer que quero com a folha bem verdinha. Se está com a folha, é mais fresco. Eles tiram porque as folhas continuam retirando nutrientes das raízes, que, por sua vez, murcham.

bjos

Drika Sanz disse...

Olá,
Procurando no Google receitas para aproveitar a folha do rabanete achei o seu blog e adorei. Aqui nos fundos da minha casa fiz uma pequena horta e sempre gosto de plantar rabanetes porque aproveita-se tudo, o ciclo é super rápido e é deliciosamente picante. Sabor único. Vou experimentar a sopa que parece ser tudo de bom e outras receitas mais.
Abraços,

Taisa disse...

Olá, Ana, muito prazer!
Testei esses dias a receita desta sopa e ficou uma delícia.
Até fiz uma referência a ela no meu blog. Se você quiser dar uma passadinha por lá para ver, o endereço é: http://oyogadiario.blogspot.com

Ficarei feliz com sua visita.
Um abração e parabéns pelo blog.

Marina Melado disse...

adorei a receita!

quando comprei o danoninho do meu filho veio com sementes de rabanete, eu nunca havia comido um rabanete!

plantei e fiquei curiosa para saber o sabor!

sem saber sequer uma receita para usa-lo na comida entrei no google e achei a sua receita!

amei!

uma das melhores sopas que já tomei!

e melhor, o ingrediente veio da minha horta!

Ju disse...

Adorei!! Eu fiz agora a noite rapidinho porque estava olhando pras folhas de rabanete na geladeira e não sabia o que fazer com elas. Simplesmente uma das melhores sopas que já tomei!!
Ahhh alguém falou de folha de brócolis aí... no outro dia eu tava com o mesmo problema da folha de rabanete, aí vi num site que ficava bom refogada que nem couve (cortada em tirinhas fininhas e tudo mais), e é realmente uma delícia! Eu até cheguei a colocar numa torta de legumes que eu fiz e meu marido (que é um fresco pra comer legumes e vegetais) adorou.
xP
tks pela receitinha!

luzon0 disse...

Estava aqui pensando se quando era criança lá em casa se aproveitavam as folhas dos rabanetes e não me lembro não,. Entretanto me lembrei de procurar aqui alguma ideia e cá estão ideias que não acabam mais sobre a folhinha milagrosa. Vou experimentar para ver se vocês tem razão, obrigado pelas dicas.

luzon0 disse...

Estava aqui pensando se quando era criança lá em casa se aproveitavam as folhas dos rabanetes e não me lembro não,. Entretanto me lembrei de procurar aqui alguma ideia e cá estão ideias que não acabam mais sobre a folhinha milagrosa. Vou experimentar para ver se vocês tem razão, obrigado pelas dicas.

nine carvalho disse...

Ola eu simplesmente adorei
primeiro pq a receita foi uma surpresa,eu pensei em colocar na net receita com folha de rabanete,mas meu intuito era a sopa..que otimo!!!
nao usei todos os ingredientes pq nao tinha,mas msm assim valeu,bjos e obrigada

MGraças NSantos disse...

mesma dúvida=o q fazer com as folhas do rabanete? os meus vieram da roça e as folhas estavam fresquinhas e viçosas, realmente dava pena jogar fora! no google, dei de cara com seu blog... já fiz a sopa, ficou uma delícia e o meu marido tbm adorou! valeu, mesmo a dica e farei outras vzs,com certeza.

Anônimo disse...

Fiz a sopa com folhas de rabanete kabu, e ficou deliciosa. Obrigado pela dica!

Christine disse...

Vou adotar o hábito de procurar receitas para as partes que costumava jogar fora :/ Desperdício é coisa séria. E além disso, ficou deliciosa :) Super recomendo!

Cleonice Rocha disse...

OI
Eu faço suco de rabanete com a batata e as folhas,com o limão .
adoro tomo todos os dias...


Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails