terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Torta-mousse de limão e papoula para começar a semana-preguiça

Ontem foi um dia estranho, e hoje promete não ser muito diferente. Segundas-feiras costumam ser agitadas para mim, com uma nova semana começando, treino de corrida, o retorno dos trabalhos interrompidos na sexta. Talvez seja o fato de os treinos do ano terem sido encerrados no domingo, talvez seja meu marido de férias, passeando de um lado para o outro pela casa, ou por fim a bagunça dos dois cães juntos, uma vez que estamos tomando conta da cadelinha dos meus sogros enquanto eles viajam. Saber que o Natal está aí também não me deixa seguir minha vida normalmente.

De qualquer forma, acordei cedo ontem, liguei o computador, e tudo o que consegui fazer foi pagar algumas contas e escrever alguns e-mails para meia dúzia de clientes e fornecedores. Então minha mente começou a se dispersar feito névoa, cada vez mais leve e etérea, e sabia que não conseguiria mais me concentrar em qualquer coisa relativa a trabalho. Confesso ter cruzados os dedos, na esperança de não receber retorno de alguns dos clientes, na certeza então de que eles de fato teriam saído de férias até o ano-novo. Mas sou metódica e organizada demais em meu trabalho, e imediatamente a culpa se instalou por não finalizar todos os meus afazeres do ano.

Olhei para minha lista de tarefas no computador: eu tinha um logo para entregar. Mas depois de uma semana inteira matutando, não conseguira encontrar uma solução que considerasse satisfatória, e o cliente saíra de férias na sexta-feira. Bem... isso pode então esperar pelo menos até depois do Natal. Tinha que finalizar a última ilustração de um conjunto, mas o cliente não me retornou aprovando a cor do desenho anterior, de modo que não seria produtivo da minha parte terminar esta sem saber se a cor está de fato correta. Pula essa, então. Conforme fui passando os olhos pelos itens da lista, me vi compelida a dar vazão à preguiça de fim de ano e de fato adiar todos aqueles trabalhos para o começo de janeiro. Afinal, eu também mereço férias. Trabalhei mais nesse semestre do que em toda a minha vida.

Sinto um alívio imenso hoje ao ver que de fato ninguém respondeu a meus e-mails de ontem, o que automaticamente me libera de meus compromissos e prazos. Meu cérebro relaxando devagar produz estalos, como madeira expandindo. Ontem à noite cumpri meu último compromisso social do ano – cerveja e mini-amigo-secreto, em que ganhei o livro What Einstein Told His Cook (ieeeei!!) – e agora começo a sentir a estranheza do súbito tempo livre. Não ter uma agenda lotada numa terça-feira produz uma desconfortável sensação de que estou esquecendo de alguma coisa. Hmmm...

A melhor coisa a fazer, então, é me ocupar. Posso começar, enfim, a planejar o almoço do dia 25. O cardápio já está montado. Muito simples, principalmente depois da ceia do dia anterior. Os ingredientes já estão comprados. Basta que eu monte a estratégia em minha mente. Ontem: fiz o sorvete de nozes, que já está pronto no freezer. Hoje: farei o recheio e a massa dos tortelli di zucca, que serão congelados, para apenas serem derrubados em água fervente e mergulhados em manteiga e sálvia na hora de servir; amanhã, panettone, calda de chocolate, para ser reaquecida no dia seguinte e a geléia de figos para ser comida com crostini e os queijos que minha mãe trará; dia 25 de manhã, faço o arroz selvagem e as couves de bruxelas, que vão combinar muito bem com o tender de minha mãe (para os não veggies). Pronto. Tudo simples, gostoso e sem pressa.

Mas enquanto isso, um docinho é sempre bem-vindo.

Fizera essa torta de limão facílima para levar ontem à noite na casa do meu amigo. No entanto, um cano estourado e três dedos de água por toda a sala impediram a realização do evento. E como seria estranho levar uma torta-mousse de limão a um bar, ela ficou em casa mesmo. A receita original, de Nigella, não levava sementes de papoula, e era feita com uma crosta de biscoitos ao invés de pâte brisée. Como estivesse com saudades de fazer a massa e não tivesse os biscoitos em casa, preparei minha massa básica, com o acréscimo de açúcar e sementes de papoula. Assei-a sem o recheio e, depois de fria, cobri-a com essa mousse de limão tão fácil que você não acredita que possa ficar gostoso. Tudo para a geladeira, e em pouco mais de meia hora, a torta já estava firme o suficiente para ser salpicada com mais um pouco de sementes e fatiada. Ela é muito leve, cítrica e aveludada, quase como uma mistura de suspiro e cheesecake. As sementes de papoula são opcionais, mas eu gosto de senti-las explodindo entre os dentes e liberando seu sabor suave e exótico no meio da massa amanteigada.


TORTA-MOUSSE DE LIMÃO E PAPOULA
(Adaptado do livro How to Be a Domestic Goddess, de Nigella Lawson)
Tempo de preparo: 1h30
Rendimento: 8-10 porções


Ingredientes:
(massa)
  • 240g farinha de trigo
  • 160g manteiga sem sal, gelada e em cubos
  • 80ml água gelada
  • 1/4 colh. (chá) sal
  • 2 colh. (sopa) açúcar cristal orgânico
  • 1/2 colh. (sopa) sementes de papoula
(recheio)
  • 1 lata de leite condensado (350g)
  • 1 1/3 xíc. creme de leite fresco
  • raspa e suco de 4 limões (cerca de 100g de suco)
  • sementes de papoula para decorar

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture em uma tigela a farinha, o açúcar, o sal e as sementes. Junte a manteiga gelada e esfregue com as pontas dos dedos até obter uma farofa como farinha de milho grossa.
  2. Junte a água gelada e misture com um garfo até começar a formar uma massa. Sove pouco, juntando os pedaços de massa e farofa aos tapinhas, até formar uma bola.
  3. Embrulhe a bola em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Abra a massa, forrando uma forma de quiche com fundo removível. Cubra com papel-alumínio e feijões e asse por 15 minutos. Retire os feijões e o papel e continue assando por mais 30-40 minutos, até que a massa esteja dourada e seca. Retire a massa da forma e deixe esfriar sobre uma grade. Se você nunca fez pâte brisée, veja as instruções mais detalhadas aqui.
  4. Quando a massa estiver fria, faça o recheio. Coloque na batedeira o creme, o leite condensado, o suco de limão e as raspas e bata tudo por cerca de 3 minutos, até que esteja fofo e liso. Derrame na massa e espalhe com uma espátula, deixando a superfície lisa ou criando desenhos. Leve à geladeira por no mínimo meia hora e polvilhe com as sementes antes de servir. Aviso: a mousse derrete se mantida fora da geladeira por muito tempo.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails