terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Comendo Natal direto da tigela

Quando fui ao supermercado, fiquei completamente surpresa ao descobrir que os potinhos de frutas cristalizadas sortidas haviam acabado.

"Como assim??", exclamei ao funcionário que me atendia.
"Pois é, o mix acabou. Tudinho."
"Caramba! E depois dizem que brasileiro não gosta de fruta cristalizada..."

Fui à prateleira e escolhi então minhas próprias frutas: passas escuras, passas claras, casca de laranja, abacaxi cristalizado e cidra glaceada. Sem problemas, eu mesma pico tudo.

Como pretendo assar os panettoni amanhã, para que mantenham o frescor até o almoço do dia 25, preparei a marinada das frutas hoje. Misturei-as na tigela ao suco e raspas de laranja bahia e limão siciliano, rum escuro e noz moscada.

Meu. Deus. Do. Céu.

Não sei de onde vem minha paixão por frutas secas, mas eu seria capaz de comer o conteúdo daquela tigela às colheradas. O perfume era tão inebriante, sensacional, delicioso, complexo, que imediatamente comecei a salivar de ansiedade pelo panettone pronto. É absolutamente impossível não despertar dentro de você aquela criança que acreditava em Papai Noel e via animações stop-motion dos anos 70 no SBT [Rena do nariz vermelho? Hein?] ao sentir aromas tão profundamente ligados ao Natal.

Vou dormir com um pensamento gordo: a lista de gostosuras a serem feitas com as sobras de frutas secas, glaceadas e cristalizadas que povoarão minha geladeira pós-panettone. Nham-nham.

7 comentários:

Dricka disse...

Ana
Estou passando para te desejar uma linda festa de Natal e que todos os sentimentos esquecidos por muitos que realmente significam o Natal, estejam abundantes nessa noite e em todas as outras de suas vida.E por fim desejo o que desejo a todos os que amo:Paz, amor e harmonia.
Bjs

Alessandra disse...

Feliz Natal, Ana Elisa! Que o próximo ano lhe traga muita satisfação e paz no coração! Vida longa ao seu blog e às suas inspirações!
Beijos!

andreia disse...

ana,
passei pra te desejar um natal tri legal e um baita ano novo!
grande beijo aqui do sul, tche :)
andreia

Neyma disse...

Amiga querida,
Desejo que o menino Jesus traga muita luz ao seu lar e um Ano Novo repleto de harmonia, felicidade, amor, saúde...e muitas receitinhas novas!!
Muitos beijinhos

carladuc disse...

Ana,

Feliz Natal e um excelente 2009! :)

Ainda vou fazer panetone! hehe

Abraços,

Jacqueline Costa disse...

Oi Ana!!
Estava enlouquecida procurando uma receita de torta de framboesa (que acabei de terminar e ficou demais, por sinal) e fuçando aqui e ali, encontrei um link pro seu blog no Cozinha Pequena. Adoreiiii!!!

E a La Nonna é EXATAMENTE igual a minha avó. Até os modelos e cores das roupas. Fato.

Ana Elisa disse...

Pessoas,
muito obrigada por seus votos! Espero que tenham tido um lindo Natal. Feliz 2009!!

Beijos!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails