
"Como assim??", exclamei ao funcionário que me atendia.
"Pois é, o mix acabou. Tudinho."
"Caramba! E depois dizem que brasileiro não gosta de fruta cristalizada..."
Fui à prateleira e escolhi então minhas próprias frutas: passas escuras, passas claras, casca de laranja, abacaxi cristalizado e cidra glaceada. Sem problemas, eu mesma pico tudo.
Como pretendo assar os panettoni amanhã, para que mantenham o frescor até o almoço do dia 25, preparei a marinada das frutas hoje. Misturei-as na tigela ao suco e raspas de laranja bahia e limão siciliano, rum escuro e noz moscada.
Meu. Deus. Do. Céu.
Não sei de onde vem minha paixão por frutas secas, mas eu seria capaz de comer o conteúdo daquela tigela às colheradas. O perfume era tão inebriante, sensacional, delicioso, complexo, que imediatamente comecei a salivar de ansiedade pelo panettone pronto. É absolutamente impossível não despertar dentro de você aquela criança que acreditava em Papai Noel e via animações stop-motion dos anos 70 no SBT [Rena do nariz vermelho? Hein?] ao sentir aromas tão profundamente ligados ao Natal.
Vou dormir com um pensamento gordo: a lista de gostosuras a serem feitas com as sobras de frutas secas, glaceadas e cristalizadas que povoarão minha geladeira pós-panettone. Nham-nham.