domingo, 7 de dezembro de 2008

Financiers aux framboises

Conversando com minha irmã outro dia, concluímos que vida saudável vicia. Você começa grunhindo para acordar cedo e fazer esporte, torce o nariz para o arroz integral e sente falta de um monte de fritura aqui e ali. Mas, um dia, como se seu universo de repente fosse alterado, percebe que não consegue mais ficar acordada na balada até tarde, não gosta de acordar às 10h da manhã com gosto de cabo de guarda-chuva na boca, e se sente desagradavelmente letárgica o dia todo quando falta ao treino.

Ainda há gente que não me entende direito, e acha que sou louca por levantar num domingo às 6h30 da manhã. Meu relógio biológico é praticamente britânico, no entanto, e mesmo que eu queira dormir até tarde, não consigo. Acostumei-me a acordar às 6h todo dia para correr, e por isso sinto um sono atroz logo às 10 da noite. Ainda bem que pelo menos na minha idade meus amigos estão começando a ir aos bares mais cedo, e não à meia-noite, como quando tinha 18 anos. Meu corpo já não sustentaria aquele estilo de vida.

A questão é... não sei se Deus ajuda quem cedo madruga, mas quem o faz com certeza aproveita melhor o dia.

Às 9h da manhã de hoje, já tínhamos tomado um café da manhã com panquecas, maple syrup, ovos mexidos, café preto e suco de abacaxi feito na hora, o cachorro já estava devidamente passeado e os financiers de framboesa esfriavam na grade, esperando para serem embalados e levados para o almoço de advento na casa dos meus sogros.

Nunca fizera financiers e nem tinha idéia de como deveriam ficar. Mas dada sua facilidade de preparo, já os considero imediatamente incorporados ao meu repertório culinário.

FINANCIERS AUX FRAMBOISES
(da revista francesa Saveurs)
Tempo de preparo: 35 minutos
Rendimento: 24 financiers


Ingredientes:
  • 150g de manteiga sem sal
  • 50g de farinha
  • 80g de farinha de amêndoas
  • 140g de açúcar
  • 10g de açúcar baunilhado
  • 1 pitada de sal
  • 4 claras de ovos
  • um punhado e framboesas frescas ou congeladas

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Derreta a manteiga e deixe esfriar.
  2. Em uma tigela, misture a farinha, a farinha de amêndoas, os açúcares e o sal. Junte as claras de ovos e misture até formar uma pasta. Derrame a manteiga derretida e fria e e misture bem.
  3. Despeje a mistura nas forminhas de mini-muffins ou mini-empadas (não precisa untar), até 3/4 da capacidade. Posicione uma framboesa no centro de cada forminha e afunde ligeiramente com o dedo. Leve ao forno por 15-18 minutos, observando sempre. Um palito deve sair limpo quando inserido, mas eles devem manter-se macios e úmidos. Retire com cuidado e esfrie sobre uma grade.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails