sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Bolo puxa-saco que acabou não sendo

Dois bolos na mesma semana??? Hmmm... pois é. Fazer o quê? Como não ando podendo preparar doces simplesmente para mim, porque quero, porque sim, acabo usando os outros como desculpa. O de fubá fora a pedido do meu treinador, mas acabou indo aos pedaços para o café-da-manhã. Este é por conta de um aniversário. Há alguns meses tenho trabalhado como "freela-fixo" em uma empresa, e achei que seria bonitinho levar um bolinho sossegado, desses "lanche da tarde" para a cliente/chefe/amiga/aniversariante.

Acordei cedo, passeei o cão e comecei a buscar uma receita. Procura dali, procura de cá, acabei dando de cara com esse simplíssimo bolo de chocolate do How to Be a Domestic Goddess, que eu preparara há vários anos, ainda na casa de minha mãe. Lembro-me bem do bolo por causa da fotografia, mostrando uma série de fatias baixas e tortinhas de um bolo denso e escuro contra um fundo branco. Resolvera fazer o bolo àquele sábado por conta da vinda do Allex em casa. Começo de namoro... Eu ainda era muito pastel e sabia quase nada de cozinha, e hoje sei exatamente o que fiz de errado. Pois o bolo simplesmente não cresceu. Ficou gostoso, o danado, mas ele tinha apenas 3 dedos de altura, e eu insistia, defendendo-me das risadas de todos na casa, que a receita era assim mesmo, e que na foto o bolo também era baixo.

Aaaah... nada como muitos bolos errados para aprender a fazer um certo.

Fora tudo culpa da manteiga. A danada da manteiga que por tantas vezes colocou meus bolos a perder. Tudo porque eu não sabia que ela devia ser batida por muito tempo e devagar, para quebrá-la em partículas de gordura muito pequenas e facilitar sua dispersão na massa. Naquela época (e até pouco mais de um ano atrás) eu ainda incorria no erro de não batê-la o suficiente, ou não usá-la em temperatura ambiente, fazendo com que talhasse ao adicionar os ovos.

É sempre muito bom quando podemos nos livrar do preconceito contra uma receita, consertando nossos erros. No entanto, enquanto eu preparava a massa, um pensamento sutil apitava no fundo de meu cérebro: "Ela não vai comer o bolo. A aniversariante não vai comer o bolo."

Hmmm... Intuição interessante. Será que o bolo não vai dar certo?, pensava. Será que ela é alérgica a alguma coisa nele? Bem... o que quer que fosse, eventualmente viria à tona.

Bolo embalado, laptop na bolsa, cachorro de coleira pronto para passar a tarde na minha mãe, e toca o telefone. Era meu amigo/colega de trabalho, avisando que minha cliente/chefe/amiga/aniversariante resolvera dar-se uma folga e, portanto, cancelara a reunião daquela tarde.

Hmmm...

Olho para o bolo pronto, para o cachorro feliz mordendo a correia, para o telefone nas minhas mãos.

"Mãe? Faz um café que eu estou levando a sobremesa."

BOLO DENSO DE CHOCOLATE
(do livro How to be a Domestic Goddess)
Tempo de preparo:1h20
Rendimento: 1 bolo inglês de 22cm


Ingredientes:
  • 1 xíc. (100g) de manteiga sem sal amolecida
  • 1 2/3 xíc. açúcar mascavo orgânico
  • 2 ovos extra-grandes, orgânicos
  • 1 colh. (chá) essência de baunilha
  • 115g chocolate amargo de qualidade, derretido
  • 1 1/3 xíc. farinha de trigo
  • 1 colh. (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 xíc. + 2 colh. (sopa) água fervendo

Preparo:
  1. Unte uma forma de bolo inglês com manteiga, forre com papel-manteiga e unte novamente. Pré-aqueça o forno a 190ºC.
  2. Bata a manteiga por uns 8 minutos na batedeira, até que esteja bem cremosa. Acrescente o açúcar aos poucos, batendo por mais uns 5 minutos.
  3. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição, e então a baunilha e o chocolate. Misture em velocidade mais baixa.
  4. Peneire a farinha e o bicarbonato em uma tigela e acrescente à massa em 4 vezes, alternando com a água fervente. A massa será bastante líquida. Despeje-a na forma e asse por 30 minutos. Abaixe o fogo para 160ºC e asse por mais 15 minutos. Um palito inserido no bolo pronto sairá ainda úmido.
  5. Coloque o bolo sobre uma grade para esfriar e deixe que esfrie completamente na forma por algumas horas ou, se possível, de um dia para o outro. Ele afundará no meio, por ser bastante denso. Desenforme com cuidado.

12 comentários:

Luzinha disse...

saída rápida pela direita!

bjus!

Michel disse...

Essa semana aqui em casa rolou, bolo de milho, chocolate e cenoura. Está saindo farinha de trigo pelas orelhas.

Este ficou com uma textura interessante.

abs.

Laurinha disse...

lembro-me que, a primeira - e tantas outras muuuitas vezes que li uma receita e estava escrito: bata as claras em neve dura, eu deixava a batedeira batendo, batendo, batendo, achando que qto mais batia, melhor iria ficar.... depois, aprendi que em neve sim, mas menos, bem menos, para não ressecar o bolo... enfim, nada como muitos erros e muitos bolos para partir para a próxima aula...

gosto de bolos assim, sem cobertura, sem recheios, e mais densos... delícia!

Beijinhos!

Mari Azevedo disse...

Ana, as vezes sou meio teimosa para quando vou fazer um bolo: boto a manteiga gelada, nao bato tanto quanto deveria, e é claro que ele acaba "solando". Quando faço com calma, fica perfeitinho. Depois da tua explicação, nunca mais uso a manteiga sem estar em temperatura ambiente... rs... e bem batida!
Esse bolinho... hummmm, sorte de vocês que a aniversariante cancelou a reunião! =P
Ficou divino!
Bjo grande.

Samara disse...

Hmm... as vezes a manteiga talha qdo eu coloco os ovos, rsrsrs... eu havia pensado em derreter a manteiga pra resolver esse problema. Será que funciona? Faz o mesmo efeito? ;) Sua mommy deve ter adorado a surpresa, hein? Tá com uma aparência ótima.

Giuliana disse...

manda os aniversariantes cancelaram sempre! O bolo estava ótimo. Pode mandar tudo lá pra casa, não tem problema não. Bjos, Giu

Dricka disse...

Ana seu blog é uma aula!
Sem sombra de modéstia vou dizer que meus bolos sempre ficam maravilhosos e quando me perguntavam eu nunca sabia porque, mas o fato é que eu bato muito a manteiga, gosto de ve-la se transformando num creme fofo e claro e, olha só você desvendou o mistério.rsrsrsrs.
Bjs e obrigada.

Patricia Scarpin disse...

Eu ando a paquerar esta receita no livro há tanto tempo... Acho que não devo mais esperar, né? ;)

Raspas de Laranja disse...

Olá, naõ conhecia este espaço. Adorei, vou voltar e vais para a minha listinha. Já aprendi contigo e só dei uma olhada. Bj

Ana Elisa disse...

Luzinha,
pois é, pois é...

Michel,
tô tirando o atraso os dos doces... hehehe...

Laurinha,
Nada como entender as burradas que a gente faz, não? ;)

Mari,
sorte mesmo, porque o desgraçado estava tão bom que acabou em menos de dois dias! Com sorvete, então...

Samara,
Como diria meu marido: "nein, nein!" Manteiga derretida e manteiga em temperatura ambiente são coisas diferentes e provocam efeitos diferentes! A manteiga talha se não estiver na temperatura certa, se tiver sido batida rápido demais (em velocidade alta logo de cara; tem que ir aumentando a velocidade aos pouquinhos), e se os ovos estiverem gelados. Dá uma olhada na lateral do blog: http://lacucinetta.blogspot.com/2006/12/meus-bolos-nunca-do-certo-parte-2.html
Tem mais explicações a respeito.

Giu, podexá.

Dricka,
tá fazendo certinho!!

Patrícia,
esse bolo é beeeeeem bom. Faz aê.

Zé,
bem-vinda! Apareça sempre!

Beijos!

Rita de Cássia Santos disse...

Ana,

Fiz esse bolo tal qual a receita, mas ele solou! Estava tão ansiosa para que desse certo que tentei seguir todas as instruões a risca. Deixei a manteiga um dia inteiro descongelando e depois bati bem batida! Acrescentei o açúcar e bati mais ainda. Os ovos, um a um, e mais bem batid ficou... e assim por diante.

As únicas alterações foram o chocolate (que pus ao leite pq não havia outro na despensa) e não consegui certificar a temperatura do forno (pq não tenho termômetro)...

Será que foi isso ou a água? Coloquei ela borbulhando! Ou será que assei demais?

Você teria alguma indicação para o meu fracsso?

beijo

PS: Ainda assim, ficou com um gosto delicioso.

Ana E.G. Granziera disse...

Rita, esse bolo afunda no meio mesmo. Dependendo do forno (e ouso dizer, do chocolate), ele pode afundar um bocado. Tente fazer de novo, desta vez com chocolate amargo e veja se acontece de novo.

abs

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails