sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Pudim de iogurte: o nome é tão leve que você finge que ele não engorda...

Eu não sou de ferro. Tendo aqueles cookies olhando para mim e me chamando, e tendo já sucumbido à tentação e roubado uns três ou quatro deles, achei melhor preparar algo que aplacasse minha insaciável fome por doces de um modo mais... bem, mais ou menos dentro da dieta. Como o negócio é cortar carboidratos, achei melhor comer um docinho bastante proteico e sem farinha nenhuma. Ok, ok, o pudim não é NADA light. Acho que até é possível substituir tudo por coisas light se for tão importante assim para você, mas só por cima do meu cadáver você me verá recomendando um pecado desses. Ainda estou para provar um iogurte light que seja tão saboroso quanto um integral caseiro.

Apanhei uma receita antiga de uma Cláudia Cozinha, adaptei-a e dividi-a até criar duas pequeninas porções, absolutamente suficientes. O pudim resultou muito mais saboroso do que esperava, principalmente porque adoro sobremesas azedinhas. É claro que ele depende completamente da qualidade do iogurte. Caseiro é o melhor. A receita original mandava produzir uma calda de frutas vermelhas com açúcar e licor, mas é lógico que preferi frutas frescas.

Esse é para comer mesmo depois que a dieta acabar, tão fácil e tão gostoso que ele é...

PUDIM DE IOGURTE
(ligeiramente adaptado de uma revista Cláudia Cozinha)
Tempo de preparo: 20 minutos + 3 horas de geladeira
Rendimento: 2 porções


Ingredientes:
  • 1/2 colh. (sopa) de gelatina em pó incolor e sem sabor
  • 1 colh. (sopa) de mel
  • 1/2 xíc. de iogurte integral natural
  • 1 colh. (sopa) de queijo cottage bem amassado com um garfo
  • 1/4 xíc. de creme de leite fresco
  • 1 colh. (sopa) de açúcar

Preparo:
  1. Misture a gelatina com 2 1/2 colh. (sopa) de água fria e leve a banho-maria para derreter.
  2. Enquanto isso, leve a fogo baixo em uma panela o mel, o iogurte e o queijo, apenas para aquecer, sem deixar ferver. Misture bem para que fique homogêneo.
  3. Bata o creme de leite com o açúcar até o ponto de chantilly.
  4. Misture a gelatina derretida ao iogurte, mexa bem e junte o chantilly. Misture até ficar homogêneo e distribua entre dois ramequins pequenos. Leve a geladeira por 3 horas para firmar. Desenforme e sirva com as frutas frescas de sua preferência.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails