quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Cena de um casal no shopping e uma sopa picante com queijo

Um casal passeia despreocupadamente no shopping, quando, de repente, a mulher agarra seu companheiro pelo braço e o puxa em direção a uma loja de cozinha em liquidação. O homem, acostumado já aos rompantes consumistas de sua esposa, não faz caso e se deixa levar. Ela aponta para uma travessinha cor de tomate maduro, apanha a peça nas mãos e solta um longo, dengoso e inapropriado-para-sua-idade: "onhonhóoooooooh, que butitchiiiinhu.... cutchi-cutchi..." O marido, sem saber onde enfiar a cara, concorda discretamente, na tentativa de acalmar a mulher maluca, e observa que há já muitas travessas em casa.

"Mas essa é piquinininha...!", tenta a mulher, com olhos pidões.
"E o que você faria nela?", perguntou ele, resistindo, buscando um furo em sua estratégia.
"Aaaaaaaah... um monte de coisa...! Um clafoutizinhozinhoinho, por exemplo... porção para dois!", retrucou, com uma cara de pamonha que sempre fazia seu marido rir. "Eu sei que não tem mais espaço", continuou ela, mostrando ainda estar em pleno domínio de suas faculdades. "Mas é tãaaaaaaao bonitinho... Eu vou levar, vai! Fica aí, que vou no caixa."

Ele apanha a peça de suas mãos, e, num menear de cabeça, sorri e diz: "Dá aqui. Vou te dar de presente, porque sei que você fica toda feliz quando tem coisa bonita onde fotografar sua comida."

: )

O mais incrível é que, na verdade, não fazia idéia do que faria com a tal travessa quando a ganhei. Mas desde que ela chegou à cozinha, foi usada praticamente todos os dias, justamente por ser pequena o suficiente para comportar porções para um casal. E, desta vez, com poucos ingredientes para uma sopa para dois, não foi diferente.

Queria uma sopa de legumes que pudesse ser feita com o que havia em casa, e sem nenhum grão ou cereal. Admito: é muito difícil pensar em uma sopa que não leve nenhum feijão, ervilha, pão ou batata, ou que não seja engrossada com farinha. Quando encontrei essa receita no livro de Heidi Swanson, sabia que teria um jantar delicioso. A sopa é mais rala, por não ter nenhum agente espessante (leia-se ingrediente com amido), então a quantidade de caldo é crucial para determinar sua consistência. Vá acrescentando aos poucos até chegar no ponto desejado. Aviso: ela é bem picante, mas o queijo equilibra bem a força da pimenta.

SOPA DE PIMENTÕES ASSADOS E TOMATE
(Adaptado do livro Super Natural Cooking, de Heidi Swanson)
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 2 porções


Ingredientes:
  • 1/2 lata de tomates italianos pelados, com seu suco
  • 1/2 pimentão vermelho sem as sementes
  • 1/2 pimentão amarelo sem as sementes
  • 1 cebola pequena cortada em quartos
  • 1 dente de alho grande inteiro, com casca
  • 1/2 pimenta dedo-de-moça, sem as sementes
  • 3 colh. (chá) de azeite de oliva extra-virgem
  • 1 1/2 - 2 xíc. de caldo de legumes
  • 1/4 colh. (chá) de páprica picante
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora
  • 2 bolas grandes de mozzarella de búfala
  • folhas de manjericão para decorar (opcional)

Preparo:
  1. Aqueça o forno a 180ºC. Disponha os pimentões, a cebola, o alho e a pimenta em uma travessa refratária pequena. Tempere com sal, pimenta e 1 colh. (chá) de azeite e leve ao forno já quente por meia hora, ou até que as pontas dos vegetais estejam chamuscadas. Vire-os no meio do cozimento.
  2. Retire do forno. Exprema o alho para fora da casca, descartando-a. Bata os legumes no liquidificador junto com o caldo e os tomates.
  3. Coloque a sopa em uma panela pequena e reaqueça em fogo baixo. Junte a páprica e acerte o sal e a consistência.
  4. Abra as mozzarelle com os dedos e coloque uma no centro de cada tigela. Despeje a sopa à volta do queijo, derrame o resto do azeite em fio sobre ele e sirva imediatamente.

9 comentários:

Fer Ayer disse...

A travessinha é uma graça...o mimo do marido com você é uma graça e as fotos tb ficaram uma graça...pronto. Graça total.
Beijos

caosnacozinha disse...

Acho que o desgraçado do seu marido sofre as mesmas torturas que o meu. E também não cabe mais nem um feijão na minha cozinha!! ;)

Beijo *
Mariana

Michel disse...

Para responder suas perguntas da semana passada, eu tive que ir novamente no Weel's e sim minha cara, lá tem sandubas light e sem carne, tem também saladas e o famoso sorvete no abacaxi mais conhecido como Aloha.

Divirta-se.

Glau disse...

Ana, é mto cuthi-cuthi mesmo! Linda sua travessinha! Nós, mulheres doidas, compulsivas, te entendemos completamente! Sempre cabe mais uma travessinha no armário! E fala se não é uma delícia ter um marido que compreende nossos desejos!

Bjao procê! Glau

Anônimo disse...

Adorei!
ADORO SOPA RALA!
FAREI!
FIM DE SEMANA!
Beijos!
Stéfano

Renata Gaeta disse...

Será que somos todas iguais????
Seguramente a cena poderia ter acontecido lá em casa...
A sopa está um arraso, diferente e deliciosa, será preparada em casa brevemente! bjs

Andreia T. Farias Britez disse...

Sei que eu tô meio atrasadinha mas fiz essa sopinha semana passada e é muuuuito boa, menina!! Estava meio desconfiada mas como tinha tudo em casa e o friozinho tinha batido na minha porta, resolvi testar!! Aprovadíssima! E o mais legal é que sobrou 1 porção que no dia seguinte foi pro fogão, reduziu e virou um molho pro meu macarrão extremamente saboroso!! beijão!!

Ana Elisa disse...

Fer,
pois é, foi um dia gracioso.

Mariana,
Ah, é o vício, não?

Michel,
Obrigada pelo feedback. Vou com certeza dar um pulo para conhecer o lugar!

Glau,
Não é que ele compreende. O coitado já desistiu de me contrariar, isso sim! ;)

Stéfano,
então vai adorar essa.

Renata,
prepare sim, pois fica muito boa.

Andreia,
Que bom que você gostou!! Tá vendo? Tá vendo? Diz que eu não trato vocês bem... hehehe... ;)

Beijos!

Mariana disse...

deliciosa a sopa! farei sempre ela! acrescentei um pouquinho só de mel pra cortar a acidez do tomate e como não tinha a mozzarela de bufala troquei por cubinho de queijo minas frescal e ficou supimpa! valeu!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails