terça-feira, 22 de julho de 2008

Perigosamente fáceis barrinhas de chocolate e manteiga de amendoim

Se você não possui nenhum auto-controle, afaste-se do computador agora. Feche a janela do seu navegador e espere uns dias para voltar. Nada tão fácil pode cair nas mãos de qualquer pessoa amante de manteiga de amendoim e chocolate que não seja capaz de se impor limites. Essas barrinhas são como paçoquinhas cremosas cobertas de chocolate. Incrivelmente doces, elas vão olhar para você da geladeira e hipnotizá-lo, e você as observará assim, de soslaio, como quem não quer nada, e sentirá um comichão nas pontas dos dedos. "Elas são tão pequenas", dirá seu estômago, "apenas uma não há de fazer mal..." E, de barrinha em barrinha, saboreada devagar, em dois, três bocados, uma semana depois você se deparará com um prato vazio e uma conclusão terrível: você comeu tudo sozinho.

O horror! Ah! O horror!

Resta apenas a decisão de nunca, nunca mais, preparar as barrinhas sem ter visitas em casa para comê-las em seu lugar.


BARRINHAS DE MANTEIGA DE AMENDOIM E CHOCOLATE (Ligeiramente adaptado do livro The Ghirardelli Chocolate Book)
Tempo de preparo: 10 minutos + 4 horas de geladeira

Rendimento: cerca de 20 barrinhas


Ingredientes:
  • 220g de chocolate branco para cobertura
  • 3/4 xíc. de manteiga de amendoim sem sal (tipo "smooth")
  • 80g de chocolate amargo com mínimo de 50% de cacau
Preparo:
  1. Em uma tigela em banho-maria, derreta o chocolate branco e a manteiga de amendoim, mexendo de vez em quando até que fique homogêneo. Em outra tigela também em banho-maria, derreta o chocolate amargo.
  2. Unte com manteiga uma travessa, forma ou assadeira de 20x10cm ou 15x15cm. Forre com papel vegetal ou filme plástico.
  3. Despeje na forma o chocolate branco derretido com a manteiga de amendoim, alisando com uma espátula para deixar a superfície uniforme. Com uma colher, despeje porções de chocolate amargo derretido por cima. Com a ponta de uma faca, arraste o chocolate amargo, criando desenhos sobre o chocolate branco, mas sem misturar.
  4. Leve à geladeira por cerca de 4 horas, até que esteja bastante firme. Desenforme com cuidado e corte em pedaços pequenos (os da foto têm cerca de 5x2cm). Mantenha na geladeira por até 2 semanas. Bom para servir com o cafézinho...

11 comentários:

Andreia T. Farias Britez disse...

ALELUIA!!! Graças a Deus, não há manteiga de amendoim para vender em minha cidade dos cafundós dos judas!! Não corro o risco de ficar tentada!! Mas minha cabeça já fica pensando no que eu podia susbtituir... Mudando de alhos pra bugalhos, agora que você mencionou um corrida, você sabe me indicar algum hotel barato para eu passar a noite perto da cidade universitária (campus do Butantã) - me inscrevi na Human Race e vou ter que chegar em Sampa no sábado senão não vou dar conta!! Gde beijo!

Fer Ayer disse...

A única coisa que vou dizer agora é "AI MEU DEUS!!!!!!!!"

Gourmandise disse...

vou fingir que não li este post! e também não vou anotar esta receita...
lá, lá, lá, não li nada....la´, lá...

pipoka disse...

Eu vou fingir que nem sei da existência desta receita...com manteiga de amendoim e chocolate, em minha casa não durava mais do que meio dia...ups.

bj

PS - o seu espargute com canela me deixou muito curiosa, pois embora seja uma das minhas especiarias favoritas e até a use bastante em pratos salgados, nunca me tinha passado pela cabeça usá-la na "pasta".

Cozinha Travessa disse...

Oi Ana... eu não sou muito chegada a doces, mas sempre fico procurando uma receitinha básica, dessas pra você ter em casa quando recebe alguém. Vou experimentar estas barrinhas, parecem deliciosas.Beijão =)

Rê Gallo disse...

Impossível ficar ruim....
Bjs!

clau disse...

Nossa...!!
Compulsiva que sou por pasta de amendoim e chocolate...ao menos, agora, terei vc como a culpada por qq quilozinho extra que me apareça!
Valeu!
Bjs!

Fabrícia disse...

Uau...tão perfeitas.....será que faço como a Nina...não posso tenho que anotar essa receita.
Bjs.

Ana Elisa disse...

É... olha o monte de gente pensando na dieta... hehehe...
O bom é que você demora de fato uma semana para comer tudo sozinha, porque eles são MUITO doces (realmente, pense paçoca cremosa com chocolate), e vc não consegue comer mais do que um de cada vez (seguido de um copo d´água imenso). Mas são booooons...

Beijos!

Nicole disse...

Será que rola trocar a manteiga de amendoim por nutela?

Meu.pai.

Rico disse...

Excelente receita. Comprei uma manteiga de amendoim (por curiosidade) e não sabia como usar. A receita caiu como uma luva.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails