
Férias são mesmo necessárias para se colocar a cabeça de volta no lugar e pôr sua vida em perspectiva. Mas que faz um estrago na silhueta, isso faz. Depois de grandes porções de boa comida e uma certa freqüência (deliciosa? preocupante?) de vinhos e cervejas para acompanhar as refeições, voltei sentindo-me uma verdadeira bolha. Tudo o que quero é retomar o ritmo de exercícios e tentar tornar os pratos da casa um pouco mais leves. Afinal, ultimamente, o único da casa com físico impecável é o cachorro.

SALADA DE MINI-BETERRABAS E FOLHAS AMARGAS
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 1 porção
Ingredientes:
- 5-6 mini beterrabas, com casca e caules
- 1 punhado de folhas de rúcula selvática
- 1 radicchio de treviso pequeno (aquele comprido, que parece uma endívia, menos amargo que o redondo)
- 1 colh. (sopa) de queijo de cabra tipo Crottin esmigalhado
- 1 1/2 colh. (sopa) de azeite extra-virgem
- 1/2 colh. (sopa) de vinagre balsâmico de qualidade
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- Lave as beterravas, coloque em uma panela pequena com água e cozinhe até ficarem macias.
- Fatie o radicchio inteiro, de modo a obter rodelas finas. Reserve.
- Misture o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta, até que fique homogêneo e reserve.
- Escorra as beterrabas, e corte-as ao meio no sentido do comprimento, ou em quartos, se forem maiores. Você pode comê-las quentes na salada ou esperar que esfriem.
- Misture a rúcula e o radicchio, disponha as beterrabas por cima e derrame o vinaigrette, misturando delicadamente. Espalhe o queijo por cima e bom apetite!