sábado, 21 de junho de 2008

Ovo poché 101: para nunca mais errar




Eu nunca soube fazer ovos pochés. Mesmo com meu super-mega-ultra livro de técnicas, com fotos do passo-a-passo e explicações científicas, eu nunca soube fazer ovos pochés. As claras estouravam em mil pedacinhos e, ao fim do cozimento, as gemas estavam duras e as claras pareciam um grave acidente numa fábrica de rendas.

Tudo mudou em minha primeira manhã em Los Angeles, na casa de minha tia, quando ela me acordou com café espresso quentinho e a pergunta: "Quer um ovo poché com aquele pãozinho de alecrim e queijo de cabra?"

Você seria louco de dizer "não"?

Disse-lhe que era absoluta e irremediavelmente incapaz de preparar um ovo poché, ao que ela respondeu me chamando para observá-la. "Foi assim que minha mãe me ensinou", disse, e notei uma foto esmaecida de minha avó materna, falecida há mais de 10 anos, pregada na geladeira, com um sorriso simples e óculos fundo-de-garrafa. Não haveria melhor lugar para deixar uma foto sua, pensei.

OVO POCHÉ PARA NUNCA MAIS ERRAR
Tempo de preparo: 5 minutos
Rendimento: 1 porção


Ingredientes:
  • 1 ovo extra-grande orgânico ou, no mínimo, capiria, de uma granja confiável
  • vinagre branco
  • sal
  • pimenta-do-reino moída na hora

Preparo:
  1. Leve a ferver cerca de 1 litro de água em uma panelinha pequena. Abaixe o fogo para o mínimo. Junte uma colherinha de vinagre e uma pitada de sal. O vinagre e o sal não vão temperar o ovo, mas ajudarão a mantê-lo inteiro.
  2. Com uma colher, mexa o centro da panela, eliminando as bolhas no fundo da panela, como que para criar um bolsão protetor para o ovo.
  3. Quebre o ovo diretamente na panela, o mais perto possível da água, de uma vez. Com a colher, delicadamente empurre as pontas soltas da clara para o centro do ovo. Deixe cozinhando em fogo mínimo por 3 minutos para uma gema molinha e 5 para uma mais ao ponto.
  4. Retire com uma escumadeira, com cuidado, escorra e coloque sobre papel absorvente, dando leves tapinhas com o papel para retirar o excesso de água. Transfira para o prato, tempere com sal e pimenta e sirva com fatias de pão, queijo, manteiga ou geléia, se for café-da-manhã.
  5. O ovo poché bem feito precisa ter formato arredondado, ter a clara firme e brilhante e a gema parcialmente cozida por fora e ainda líquida por dentro.

Nunca mais errei meus ovos pochés.

31 comentários:

guilherme.atencio disse...

Adorei os desenhos do passo-a-passo!

psychic disse...

Eu adoro esses ovos (escalfados como dizemos em POrtugal).

O seu Blog é excelente e subscrevo a sua opinião sobre cozinhar, que está no perfil...

Andreia T. Farias Britez disse...

Puxa, Ana! Sou obrigada a admitir que de vez em quando sou acometida de uma "invejinha" desse seu caderninho de receitas!! Primeiro foi a ilustração do bolo de Cenoura e agora essa do ovo pochê!! Você podia fazer uma caridade para aqueles com total inabilidade para desenhar e colocar uns posts com ilustrações pra gente imprimir e colar no nosso caderninho de vez em quando, só pra dar um charme no nosso também!!Gde beijo!!

Vitor Hugo disse...

Uia, quem sabe desenhar é outra coisa! :D Lembrou-me o livro/caderno que aparece no Jamie at Home. :D

É um moleskine?

Ana Elisa disse...

Guilherme,
obrigada!

Psychic,
Ah! Isso são ovos escalfados!! Eu ouvia o termo e não sabia o que diabos eram! Vivendo e aprendendo!
Fico contente que tenha gostado do blog! Volte sempre!!

Andreia,
Hahaha! Adorei a idéia! Vou pensar a respeito... :)

Vitor,
Ha, quem me dera... acho uma graça as vinhetas daquele programa. Sim, é moleskine sim. Adooooooooro esses cadernos, então sempre que viajo os compro, pois lá fora eles têm um preço de... ahn... cadernos. E não o preço de ouro que custam por aqui.

Beijos!

simone disse...

ana, copiaram os desenhos do seu moleskine!
http://manuela.wordpress.com/2008/06/24/ovos-poche/

Ana Elisa disse...

Simone, MUITO OBRIGADA POR ME AVISAR!
Já entrei em contato com a dona do blog dizendo que não gostei da história. Não bastou copiar o esquema, ela ainda copiou o texto. Aí já é demais.
E crédito que é bom? Neca...

Espero que não tenha sido de má fé.
Vamos ver.

Beijos.

Anônimo disse...

Adoro seu blog! Mas não tenho coragem de comer ovos com gema mole, sem contar que pode ter alguma bactéria mesmo que seje orgânico.

andreia paulozzi disse...

nosssaaa eu ameiiii a receita do ovo poche, eu nunca tinha feito, mas nunca imaginei q seria capaz de fazer, e do jeito q vc ensinou, realmente nao tem como errar. acertei de primeira, e de segunda..ehehe...brigadao!!!

Anônimo disse...

Cara, vc viu seu blog no canal português? Eles estavam ensinando esta receita e apareceu o seu blog no canal. Se não era o seu - o que acho muito improvável - era algum outro com o mesmo layout e que também tinha uma receita de ovos poché.
A propósito, a receita é do tipo "tiro e queda". Simplesmente sensacional.
Parabéns.
Vera.

Janete disse...

Olá,
Hoje pela primeira vez entrei no seu blog. Na verdade uma amiga me contou várias coisas legais sobre ele e sobre o ovo poché. Acho que por ter ouvido músicas italianas o dia inteiro lembrei do blog (não me pergunte que relação tem! rsss) e resolví dar uma olhadinha.
Em resumo: adorei. Senti-me acarinhada ao ler as receitas e suas histórias e tudo mais. Acho que até mesmo pudi sentir o aroma das comidas.
Abraços

.jenni disse...

Simplemente sensacional!! Eu, que sou uma aberração na cozinha,acertei de primeira!! Ficou quase que nem o da foto :p

Agora me diz uma coisa. Se eu quiser fazer para duas pessoas, posso utilizar a mesma água? Posso jogar 2 ovos de uma só vez na panela? Ou devo fazer tudo novamente?

Obrigada, salvou minha vegetarianisse! haha

Paula R. disse...

Olá! Não conhecia seu blog, mas adorei esse post sobre o ovo poché. Coloquei um link num post meu sobre uma receita meio abrasileirada dessa receita.
Depois vou ler coisas mais recentes, mas já deixo meus parabéns pelo capricho.

Abs.

maria disse...

oi, primeira vez q venho no seu blog. Eu dei uma pesquisada sobre ovo poche e achei seu blog. A tecnica do redemoinho e vinagre foram tiro e queda, meu ovo ficou lindo e gostoso! Obrigada!
Uma duvida, so posso fazer um ovo de cada vez ou tem outra tecnica pra fazer 2 ao mesmo tempo?
Grazie, ciao!

Thiago Fernandes disse...

Ontem assisti Julie & Julia e vi o tal ovo pouché. Em pesquisa encontrei teu blog e pude visualizar o esquema. Acabei de fazer e comi com abobrinha verde fatiada e grelhada com manteiga e uma fatia de pão de fôrma com requeijão. Como tempero em cima do ovo usei um pouco do sachê de miojo sabor galinha caipira. Desculpa a expressão mas ficou animal!!

Roberto Falcão disse...

Ana, tenho acompanhado o seu blog, mas ainda não tinha visto a receita do ovo poché. Simplesmenmte maravilhosa. São 1:30 da madrugada e minha esposa ficou relcamando que estava com fome, não tive dúvidas, abri o micro e executei sua receita a acabei de ganhar um DEZ com louvor. Obrigado.

Natalia Mallo disse...

adorei seu blog! sou sua colega blogueira multi-uso (cozinheira e cantora, compositora, produtora musical). meu alter ego é miss kitchen
www.fomedecomer.blogspot.com

meu ovo pochê nunca fica bonito, fiz tudo como você mandou e ele ficou todo "desconjuntado", mas ficou gostoso, com cateto roxo, feijão azuki, salada de jiló com shoyu e cebola roxa...

Dalmir Lopes disse...

Muito boa a receita de ovo poché. Nunca tinha feito e saiu perfeito.
Parabéns pelo blog e obrigado

Carolina Falcao disse...

Adorei a dica e o blog. Vou tentar ... fiquei louca pra fazer um este ovo apos assistir ao filme Julie e Julia (alias deixo a dica a quem ainda não assistiu)mas foi um desastre total. Vou testar dessa maneira
um abraço

Vivi Aranha disse...

Oi Ana Elisa, estou adorando seu blog. Vi e li as dicas e receitas de ovo pochê, mas me tira uma dúvida!? Porque o meu ficou amargo??? ainda não fiz sua receita, vou fazer. mas por favor, me tira essa dúvida, ok!!! bjs e tksss

Lucia Helena disse...

Aprendi no YouTube há um mês a fazer ovos poche, adoro e já saem perfeitos! Já fiz 3 ovos seguidamente na mesma água e deu certo. Repasso uma dica de uma chef que dita na TV outro dia, após quebrar seu ovo fresco em um recipiente, transfira-o rapidamente para uma peneirinha, a parte mole da clara vai ser coada, devolva para o recipiente o ovo e aí sim despeje-o no redemoinho da água, você vai ver que muito menos parte branca se desprende da clara! Lucia

Lucia Helena disse...

Aprendi no YouTube há um mês a fazer ovos poche, adoro e já saem perfeitos! Já fiz 3 ovos seguidamente na mesma água e deu certo. Repasso uma dica de uma chef que dita na TV outro dia, após quebrar seu ovo fresco em um recipiente, transfira-o rapidamente para uma peneirinha, a parte mole da clara vai ser coada, devolva para o recipiente o ovo e aí sim despeje-o no redemoinho da água, você vai ver que muito menos parte branca se desprende da clara!

[paula poc] disse...

Amei sua receita! Fiz 4, e todos deram certo. Desse jeito, não tem como errar. Obrigada :)

Agnaldo Souza disse...

Vou tentar - se der certo - volto aqui e agradeço. Nunca vi algo tão "didático".

Fernanda Moura Andrade disse...

Fantástico, meu esposo de toda forma tentou fazer ovos poche esses dias atras e saiu péssimo, uma baba encima e aquela ovo com gema dura,horrível;
Mas graças a sua receita hoje fiz o melhor ovo poche da minha vida, kkkkk, agradeço muitíssimo as suas receitas e o que é o mais importante dela é nos ensinar a comer uma alimento maravilhoso de uma forma saudável.
Beijos e agora fiquei fã de seu Blog...

Ju Bonassa disse...

Oi Ana,
conheci agora o seu blog e tenho adorado.
Não tenho o menor jeito para cozinhar, simplesmente não sei o que combina com o quê =/. Mas afinal, aos 28 anos, resolvi aprender algumas coisas.
Vou estar muito por aqui.
Um abraço.

Kelem disse...

Eu achei que soubesse fazer ovo poché, tanto que nem dei muita bola para esta receita (achei-a muito complicada, comparada com a minha, feita na frigideira). Mas fiquei curiosa e acabei testando essa receita. A 1ª vez, fiz a minha maneira, teimosa, e deixei o fogo alto. A gema virou pau kkkk. Hoje, repeti tua receita à risca: sensacional! Lindinho e delicioso!
Obrigada por compartilhar!!

Unknown disse...

Nossa!!! que delícia!!! eu conheci seu blog hoje quando procurava receita de ovos pouche, pois estou em reeducação alimentar e ovos tem sido parte da minha alimentação, mas estava enjoando dele só cozido ou mexido.Adorei suas dicas, o meu ficou perfeito polvilhei sal,orégano e curry e comi ele por cima da torrada integral.MARAVILHOSO!!! parabéns, ganhou mais uma leitora

MÁRCIA VITOR disse...

Ola, fiz ontem meu primeiro ovo poché, usando tua receita. Saiu perfeito.
Obrigada.
Bj

Anônimo disse...

Oi ana!adorei o seu blog,suas receitas são simplesmente demais. Agora q já conheço,estarei sempre aqui concerteza!bjos e parabéns
ass:Ana Paula

Suse Portes disse...

meu filho adora ovos poché e foi com você que aprendi a deixá-los perfeito, quase sempre, rs!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails