
"Hum... Vai ser difícil, mas posso tentar."
A verdade é que, para quem não come carne e praticamente só come peixes em restaurantes, é incrivelmente tentador usar todos os legumes da gaveta em molhos de massa. Além de delicioso, é extremamente reconfortante, e você se recheia daquela ilusão de que, à parte toda a farinha refinada e o queijo ralado por cima, você está se empanturrando de algo saudável. Bem... Cinquenta e sete milhões de italianos não podem estar errados, podem?
Bem... se o objetivo é perder a os quilos americanos adquiridos e os brasileiros persistentes, acho que terei de render-me ao pedido do homem e cortar as massas por um tempinho.
Ontem achei que tinha na geladeira todo o necessário para um crumble à indiana que vira numa revista francesa Saveurs certa vez. Mas não, faltavam metade dos legumes, de modo que, cabeça dura, resolvi fazer sim o crumble, mas do meu jeito.
Ele ficou leve e saboroso, com uma deliciosa mistura de texturas, cores e gostos. Ok, ok, leva farinha. Mas é tãaaaaaaaao pouquinho, que acho que Allex vai me perdoar.
CRUMBLE DE LEGUMES COM CURRY
(Adaptado da revista Saveurs)
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
- 1 beringela média cortada em pedaços pequenos
- 2 abobrinhas médias cortada em pedaços pequenos
- 1 pimentão vermelho sem sementes, em tiras finas
- 1/2 pimentão amarelo sem sementes, em tiras finas
- 4 colh. (sopa) de queijo de cabra cremoso
- 1/2 xíc. de castanhas de caju sem sal picadas
- 3 colh. (sopa) de manteiga sem sal
- 3 colh. (sopa) de farinha de trigo
- 2 colh. (chá) de curry
- azeite de oliva
Preparo:
- Refogue os legumes cortados em um pouco de azeite, sal e metade do curry. Cozinhe por 10-15 minutos, até que estejam cozidos e al dente.
- Em uma tigela, misture o resto do curry, a farinha, as castanhas picadas, a manteiga e o queijo, mexendo com um garfo para desfazer os pedaços de manteiga e queijo e criar uma farofa grossa.
- Coloque os legumes cozidos em uma travessa baixa e espalhe a farofa por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 210º por cerca de 10 minutos, até que a farofa por cima esteja dourada e o prato, perfumado. Sirva quente, imediatamente.