sexta-feira, 13 de junho de 2008

Eat less carbs! Crumble de legumes com curry

"Não faz mais macarrão no jantar, não...", pediu um marido consternado com os próprios pneus.
"Hum... Vai ser difícil, mas posso tentar."

A verdade é que, para quem não come carne e praticamente só come peixes em restaurantes, é incrivelmente tentador usar todos os legumes da gaveta em molhos de massa. Além de delicioso, é extremamente reconfortante, e você se recheia daquela ilusão de que, à parte toda a farinha refinada e o queijo ralado por cima, você está se empanturrando de algo saudável. Bem... Cinquenta e sete milhões de italianos não podem estar errados, podem?

Bem... se o objetivo é perder a os quilos americanos adquiridos e os brasileiros persistentes, acho que terei de render-me ao pedido do homem e cortar as massas por um tempinho.

Ontem achei que tinha na geladeira todo o necessário para um crumble à indiana que vira numa revista francesa Saveurs certa vez. Mas não, faltavam metade dos legumes, de modo que, cabeça dura, resolvi fazer sim o crumble, mas do meu jeito.

Ele ficou leve e saboroso, com uma deliciosa mistura de texturas, cores e gostos. Ok, ok, leva farinha. Mas é tãaaaaaaaao pouquinho, que acho que Allex vai me perdoar.

CRUMBLE DE LEGUMES COM CURRY
(Adaptado da revista Saveurs)
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 4 porções


Ingredientes:
  • 1 beringela média cortada em pedaços pequenos
  • 2 abobrinhas médias cortada em pedaços pequenos
  • 1 pimentão vermelho sem sementes, em tiras finas
  • 1/2 pimentão amarelo sem sementes, em tiras finas
  • 4 colh. (sopa) de queijo de cabra cremoso
  • 1/2 xíc. de castanhas de caju sem sal picadas
  • 3 colh. (sopa) de manteiga sem sal
  • 3 colh. (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colh. (chá) de curry
  • azeite de oliva

Preparo:
  1. Refogue os legumes cortados em um pouco de azeite, sal e metade do curry. Cozinhe por 10-15 minutos, até que estejam cozidos e al dente.
  2. Em uma tigela, misture o resto do curry, a farinha, as castanhas picadas, a manteiga e o queijo, mexendo com um garfo para desfazer os pedaços de manteiga e queijo e criar uma farofa grossa.
  3. Coloque os legumes cozidos em uma travessa baixa e espalhe a farofa por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 210º por cerca de 10 minutos, até que a farofa por cima esteja dourada e o prato, perfumado. Sirva quente, imediatamente.

11 comentários:

Lílian disse...

Ana, que bom que está de volta!!!

Adorei esta sugestão : ) Também estamos exagerando nas massas.

Aliás, tenho a impressão que um dia você comentou sobre um livro vegetariano que havia comprado... indicando que o livro lhe surpreendera. Qual é?

oquefazerprojantar??? disse...

Dessa gostei muito! Porque por aqui também andamos sempre à procura de receitas novas de legumes. Gostei...

Ivette Raymunda disse...

Ana .. já faz uma semana que ganhei um queijo pecorino de uma viagem para a Italia que a minha cunhada fez ... será que neste caso do crumble, eu posso substituir o queijo de cabra fresco por uma quantidade mais conservadora do pecorino (no final este tb é de cabra, né?)?

Bjs ...

Iv.

abaptistao disse...

Olá Ana, mto bom o seu blog viu! Entro quase todos os dias p/ acompanhar as novidades!
Continue assim!
Abs

Talula disse...

Ana, eu já reparei que tu fazes várias receita com chocolate. Ando (desesperadamente.. rsrsrs) à procura de uma receita de mousse de chocolate amargo com café. Tu tens alguma?
Te agradeço desde já.
Beijo

Ana Elisa disse...

Lílian
o livro se chama "O Livro Essencial da Cozinha Vegetariana". Muy bueno!! Você vai gostar! ;)

Ivette,
Hmmmm... pecorino é muuuuuito bom. Só uma coisinha: queijo pecorino não é de cabra, é de ovelha (pecora = ovelha, em italiano). E as texturas não têm nada a ver. O queijo de cabra que usei é o mesmo da salada: tipo Crottin; branquinho, molinho, empelotadinho, quase uma ricotta. A receita original usava Vache-qui-Rit, que é um tipo de Polenghinho. Ele precisa ser mole, para criar uma farofinha massuda com a farinha e as castanhas. Ok?

Marienkafer e Abaptistao,
Obrigada! Continuem aparecendo por aqui!

Talula,
Hmmm... tenho algumas, mas nunca as fiz. Mas preciso saber se você tem algum problema com ovos crus. Tem gente que não come de jeito nenhum, mas eu gosto de mousse do jeito véio, com gemas e claras em neve.

Talula disse...

Nada contra ovos crus!
:)

Miss Gourmet disse...

Ana, adorei o seu blog! Descobri-o só hoje, mas já estou fã! Esta receita de crumble de legumes foi directa para a minha listinha de 'To Do's'. Parabéns pelo blog, está genial! Vou passar a ser visita super assídua e sei que vou experimentar muitas receitas daqui!

Beijo

Ana

Miss Gourmet disse...

E pronto, esta receita de crumble foi o nosso jantar ontem! Fiz algumas alterações pequeninas, porque quando chegou a hora de cozinhar reparei que as quantidades que tinha dos ingredientes pedidos não eram exactamente as necessárias... Mas ficou óptimo! Muito saboroso e leve, está mais que aprovado!

BIA disse...

Fiz a receita hoje e ficou uma delícia! Seu site é maravilhoso!!
Parabéns!!
Beijos

Erik disse...

Hummm, ficou tão bom... Melhor do que eu imaginava!

'Brigadão, Elisa.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails