quarta-feira, 11 de junho de 2008

Blueberry muffins de corrida: quitutes pós viagem

Com pouquíssimas modificações, acredito que tenha melhorado a receita de blueberry muffin de Nigella, considerando que, por aqui, conseguir mirtilos frescos ou congelados que sejam suficientemente doces para contrabalançar uma massa neutra seja quase impossível.

Levei-os hoje para o café da corrida. Apesar de terem agradado, ainda tenho vivo na memória o blueberry muffin do Farmer´s Market de Los Angeles. E, assim como foi com os brownies, não descansarei enquanto não encontrar (ou criar) uma receita que me remeta à leveza de sua massa e a doce casquinha quebradiça e açucarada que cobria seu topo.

BLUEBERRY MUFFINS
(quase nada adaptado do livro How to be a domestic goddess, de Nigella Lawson)
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 12 muffins médios


Ingredientes:
  • 100g de manteiga sem sal derretida e fria
  • 1 1/2 de xíc. de farinha de trigo
  • 1/2 colh. (chá) de bicarbonato de sódio
  • 2 colh. (chá) de fermento em pó
  • 1/2 xíc. de açúcar cristal orgânico (e um pouco mais para polvilhar)
  • 1/2 xíc. de iogurte integral
  • 4 colh. (sopa) de leite integral
  • 3 colh. (sopa) de água
  • 1 ovo extra-grande orgânico
  • 1 xíc. cheia de mirtilos frescos ou congelados

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte e enfarinhe as formas de muffins, ou forre-as com forminhas de papel.
  2. Misture com uma colher todos os ingredientes secos em uma tigela e o restante (menos os mirtilos) em outra. Junte o conteúdo líquido ao seco e misture de forma rápida e leve os ingredientes, não se preocupando com pelotas. Se você misturar demais, os muffins ficarão pesados e densos.
  3. Junte as frutas e misture rapidamente, para espalhá-las na massa. Preencha as forminhas até 3/4 de sua capacidade. Polvilhe com açúcar cristal e leve ao forno por 20 minutos. Sirva morno ou frio. Se for comê-los no dia seguinte, guarde-os em um recipiente bem fechado por não mais de 3 dias, pois as frutas começam a deteriorar.

7 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Ah, voltou, é, danadinha?? :)

Cris disse...

hehehe, por mais que a gente tente nunca sai igual ao original que se come lá né, mas ficaram lindinhos viu. :-)

Silvia Fochesato disse...

Ana , é como diz o meu marido "Muffins como os que comi nos Estados Unidos , nunca mais ". Meu marido simlesmente adora muffins , e eu infelizmente nunca acerto uma receita , vou tentar a sua , mas não sei não .....
Os seus ficaram bem apetitosos .zaigmi

Laurinha disse...

Ficaram lindos!
Acho que o que falta é estar lá!
Beijinhos,

Ana Elisa disse...

Patrícia,
voltei! Louca para fazer alguma das suas receitas de Madeleine!!!

Cris, Silvia e Laura,
eu não desisto fácil não! Hei de produzir um blueberry muffin igual ao da foto de L.A., ou não me chamo Ana Elisa!

Bjos!

thelma disse...

Olá Ana,
Esta receita de muffins deu muito certo e fez o MAIOR sucesso! Gostaria de saber se você já tentou fazer com chocolate em pó e qual a quantidade que uso. Estava pensando em tirar meia xícara de farinha e usar meia de chocolate em pó. Você acha que vai dar certo? Beijos,Thelma

Ana E.G. Granziera disse...

Thelma,
acho difícil trabalhar com chocolate em pó, pois ele é composto de cacau, açúcar e muitas vezes leite em pó, e não se sabe em quais quantidades. Nunca uso chocolate em pó. O cacau em pó é mais fácil de substituir em uma receita. Reduza a farinha em 37,5% da quantidade de cacau acrescida à massa. Ou seja, se você usar 100g de cacau, retire 37-38g da medida de farinha. (Grosso modo, a cada xíc. de cacau que você coloca na massa, retire 1/4 xic. de farinha da receita.) A quantidade de cacau usada vai depender de suas intenções, se você quer um bolo mais suave ou mais forte, mais doce ou mais amargo. Agora o chocolate em pó é diferente, e depende da marca. Você precisaria mexer também nas quantidades de açúcar e de gordura do bolo... Ok?

Bjs

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails