quarta-feira, 21 de maio de 2008

Microbolinho de aniversário

Sei que começo muitos parágrafos com "Allex não gosta...". Minha intenção não é fazer dele um vilão culinário; afinal, quem cozinha sabe que é preciso adaptar-se ao gosto das pessoas à sua volta, quando a conversão a amantes do ingrediente antes repudiado não é possível.

Allex não gosta de bolos. Quando o vejo comer um pedaço de meus bolos é um milagre, e considero isso um grande elogio. Allex também não gosta de aniversários. O dele, pelo menos. Todo ano fico angustiada, tentando convencê-lo a reunir amigos ou pelo menos deixar que eu lhe prepare um bolo. Até bolo de sorvete já ofereci.

Este aniversário teve o agravante da falta de tempo, uma vez que ele só chegaria em casa tarde da noite. Nem um jantar especial pude preparar, o que foi uma pena. No entanto, decidi que tentaria burlar seus pedidos de "não-bolo" e "não-comemoração", preparando dois microbolinhos: apenas uma base para que ele completasse com quanto sorvete quisesse.

Usei como base uma receita do livro Larousse do Chocolate, e adaptei para que produzisse apenas dois microbolos. Há definitivamente algo de errado na gradação de temperatura das receitas do livro, uma vez que ele pedia que os bolos ficassem por 10 minutos no forno, mas foram precisos 25 para que ficassem cozidos.

Os bolos teriam se beneficiado de ramequins mais charmosos, mais baixos. Mas o elemento que me fez entrar na sala rindo com o bolo nas mãos foi o fato de a vela recusar-se a ficar em pé. O calor do bolo recém-tirado do forno fez com que a base das velas se derretesse. E é claro que resolvi acender as velas sobre os bolos antes de transferir os ramequins pelando para pratos de sobremesa. Foi preciso um belo malabarismo com luvas e panos para conseguir mover os potinhos sem me queimar nas velas ou derrubá-las.

Com essa receita, muito simples e gostosa, retiro-me para minhas férias. Estou à caminho da Califórnia hoje, onde passarei 15 dias. Portanto, esperem-me! Não se aflijam! Serão duas semanas sem posts (a não ser que consiga fazer alguma atualização por lá), mas com muitas histórias para contar quando tiver retornado!

Ciao e a presto!

MICROBOLINHOS PARA COMER COM SORVETE
(Ligeiramente adaptado do livro Larousse do Chocolate)
Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: 2 microbolinhos


Ingredientes:
  • 50g de chocolate amargo picado
  • 25g de manteiga sem sal
  • 1 ovo separado
  • 20g de açúcar cristal orgânico
  • 5g de farinha
  • 10g de cacau em pó

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria e deixe esfriar um pouco.
  3. Enquanto isso, misture a gema com metade do açúcar. Misture ao chocolate derretido.
  4. Bata a clara em neve com o restante do açúcar e misture delicadamente ao chocolate.
  5. Peneire a farinha e o cacau sobre a mistura e incorpore rapidamente, mas sem perder o ar da massa. Divida entre dois ramequins (de mais ou menos 120ml) e leve ao forno por 20-25 minutos. Sirva imediatamente, com bolas de sorvete por cima.
P.S.: No fim das contas, apesar de feinhos nos potes brancos com parafina de vela escorrendo por entre a massa do bolo, eles estavam ótimos, e com certeza marquei pontos com o marido pelo mimo! ;)

12 comentários:

Dani disse...

Óoounnn! Que surpresa mais bonitinha!

Respeitar (e, às vezes, tentar contornar)as idiosincrasias gastronômicas do outro é uma grande manifestação de amor, sempre. :)

Feliz aniversário pro Allex e uma ótima viagem pra ti, Ana!

Flávia J. F. Solís disse...

Parecem cheirosos.
Outro dia até escrevi sobre a compatibilidade alimentar entre os casais. É um tema interessante tb. :) Boa viagem, aproveite bastante!

Cris disse...

Parabéns ao Alex! Ele não gosta, mas a gente adora, hehehe. Boa viagem! Curta bastante aquela terra linda. Bjs!

Andreia T. Farias Britez disse...

Pois é, Ana! Cada vez mais te entendo pois meu marido é muito parecido com o seu! Tbém não gosta de aniversários e bolos! Mas eu sempre acho um jeitinho de burlar!! Quanto ao tempo de forno, não sei o que acontece com esses livros que nunca batem com meu forno! Depois que passei a fazer uma receita de bolo e dividir em duas forminhas pequenas (um pra mim e outro pra mãe já que o AlÊ não come) percebi que quanto menor a fôrma mais tempo ele demora pra assar!!! Um bolo gde fica 30 minutos no forno e meus bolinhos pequenos precisam de pelo menos 40 a 45 minutos!! Beijão e Boa viagem!! Curta bastante sua temporada yankee!! E volte cheias de posts!!

Suzana disse...

Boa viagem, Ana Elisa! Divirta-se imenso!

Bj

Cláudia disse...

Boas férias e nos conte tudo depois. Aguardaremos. Feliz Aniversário para o Allex!

Michel disse...

Essas questões de temperatura de forno é muito relativo. Se o seu forno não é igual ao dele (Hermè) com certeza o tempo será diferente. Mas eu adorei esse bolinhos individuais. Com uma caldinha de qualquer fruta ou ganache velho de guerra deve ser...

Denisa Baltazar disse...

Uau, quanta coisa postada. Ainda chegarei lá.
Estou iniciando o meu blog, após uma longa viagem por blogs e blogs culinários a vontade foi crescendo.
Fiquei encantada com teu blog, tuas receitas, organização, fotos e redações envolventes.
Sempre que possível, darei uma passadinha para conferir as novidades gastronômicas.
A propósito, tomei a liberdade de indicar teu blog no meu para que visitantes possam conhecê-lo mais de perto.
Sucessos!

Katia disse...

Olá Ana
achei seu blog procurando uma receita para a máquina de sorvete que comprei antes de ontem antes de embarcar de volta para o Brasil de uma viagem que fiz para a Califórnia, é muito curioso o número de coincidÊncias que encontrei em nossas vidas,origem italiana, gostos, profissão, maridos críticos de cozinha, paixão por cozinha, etc. Só queria te dar uma dica: vá num Sans Club - se vc não for sócia, ou peça pra alguem te emprestar a carteirinha na hora de pagar - eu usei emprestada- e compre a sorveteira Pure Indulgence da Cuisinart, - eu paguei U$49,00, tirei da caixa e coloquei numa bolsa de mão que despachei com roupas em volta.
Abri hoje, só estava procurando na internet o livro de receitas traduzido - mas não achei - e que surpresa, conheci seu blog - que adorei e me surpreendi, repito com inúmeras coincidencias - inclusive a mais recente, que é a da sua viagem pro mesmo lugar e na mesma semana, -quem sabe a gente não se encontra por aí um dia! também sou designer (grafica) e professora de gastronomia - veja meu site:www.articulegastronomia.com
compre sua sorveteira!
depois podemos trocar experiências!
beijos,
Katia Ciola Mattos

Cika.belle disse...

Olá,
estava a procurar um artigo sobre creme de leite e me deparei com seu blog; muito interessante por sinal...li, fucei e gostei.
Também gosto muito de cozinhar...

Ah o post sobre creme de leite foi bastante útil e inusitado, seu blog foi uma surpresa agradável na pesquisa!

Boas férias...

Anônimo disse...

Estou esperando ansiosamente mais receitas! Um gde abraço e parabéns! dá tanta vontade de comer suas gostosuras...

Ana Elisa disse...

Dani,
pois é, tem coisa que não adianta bater o pé, senão dá divórcio.

Flávia,
eu me lembro desse seu texto! Ainda bem que as incompatibilidades por aqui não são MUITO drásticas.

Cris, Suzana e Cláudia, a viagem foi ótima, obrigada!

Andreia,
continuo achando que é problema do livro, porque de outra forma receitas de outros livros mais confiáveis não dariam tão certo. Não é?

Cika, seja bem-vinda! Fico feliz que tenha gostado do blog!

Beijos!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails