quarta-feira, 21 de maio de 2008

Microbolinho de aniversário

Sei que começo muitos parágrafos com "Allex não gosta...". Minha intenção não é fazer dele um vilão culinário; afinal, quem cozinha sabe que é preciso adaptar-se ao gosto das pessoas à sua volta, quando a conversão a amantes do ingrediente antes repudiado não é possível.

Allex não gosta de bolos. Quando o vejo comer um pedaço de meus bolos é um milagre, e considero isso um grande elogio. Allex também não gosta de aniversários. O dele, pelo menos. Todo ano fico angustiada, tentando convencê-lo a reunir amigos ou pelo menos deixar que eu lhe prepare um bolo. Até bolo de sorvete já ofereci.

Este aniversário teve o agravante da falta de tempo, uma vez que ele só chegaria em casa tarde da noite. Nem um jantar especial pude preparar, o que foi uma pena. No entanto, decidi que tentaria burlar seus pedidos de "não-bolo" e "não-comemoração", preparando dois microbolinhos: apenas uma base para que ele completasse com quanto sorvete quisesse.

Usei como base uma receita do livro Larousse do Chocolate, e adaptei para que produzisse apenas dois microbolos. Há definitivamente algo de errado na gradação de temperatura das receitas do livro, uma vez que ele pedia que os bolos ficassem por 10 minutos no forno, mas foram precisos 25 para que ficassem cozidos.

Os bolos teriam se beneficiado de ramequins mais charmosos, mais baixos. Mas o elemento que me fez entrar na sala rindo com o bolo nas mãos foi o fato de a vela recusar-se a ficar em pé. O calor do bolo recém-tirado do forno fez com que a base das velas se derretesse. E é claro que resolvi acender as velas sobre os bolos antes de transferir os ramequins pelando para pratos de sobremesa. Foi preciso um belo malabarismo com luvas e panos para conseguir mover os potinhos sem me queimar nas velas ou derrubá-las.

Com essa receita, muito simples e gostosa, retiro-me para minhas férias. Estou à caminho da Califórnia hoje, onde passarei 15 dias. Portanto, esperem-me! Não se aflijam! Serão duas semanas sem posts (a não ser que consiga fazer alguma atualização por lá), mas com muitas histórias para contar quando tiver retornado!

Ciao e a presto!

MICROBOLINHOS PARA COMER COM SORVETE
(Ligeiramente adaptado do livro Larousse do Chocolate)
Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: 2 microbolinhos


Ingredientes:
  • 50g de chocolate amargo picado
  • 25g de manteiga sem sal
  • 1 ovo separado
  • 20g de açúcar cristal orgânico
  • 5g de farinha
  • 10g de cacau em pó

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  2. Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria e deixe esfriar um pouco.
  3. Enquanto isso, misture a gema com metade do açúcar. Misture ao chocolate derretido.
  4. Bata a clara em neve com o restante do açúcar e misture delicadamente ao chocolate.
  5. Peneire a farinha e o cacau sobre a mistura e incorpore rapidamente, mas sem perder o ar da massa. Divida entre dois ramequins (de mais ou menos 120ml) e leve ao forno por 20-25 minutos. Sirva imediatamente, com bolas de sorvete por cima.
P.S.: No fim das contas, apesar de feinhos nos potes brancos com parafina de vela escorrendo por entre a massa do bolo, eles estavam ótimos, e com certeza marquei pontos com o marido pelo mimo! ;)

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails