terça-feira, 15 de abril de 2008

Mousse de chocolate branco e limão de Hermé: a redenção reside em doces não bolísticos

Lugar comum dos lugares comuns, sempre fui fã de Friends. Há um episódio específico, em que Monica distribui chocolates entre os vizinhos na época de Natal e acaba atolada em pedidos, e Chandler finalmente dá-se conta de que cozinhar, para Monica, é seu modo de tentar desesperadamente ganhar o afeto das pessoas. "That´s why you became a chef!"

Bem, não é segredo que eu cozinhe tanto (ou mais) para os outros do que para mim. Sou obrigada a admitir que quando meu marido faz bico e diz que eu não preparo sobremesas cremosas o bastante para ele... todo meu feminismo cai por terra e eu saio imediatamente adaptando os planos que tinha para a garrafinha de creme de leite fresco guardada na geladeira. Panna cotta? Pudim? Correndo o risco de minha irmã me acusar de estar agindo por picuinha, acabei decidindo por um mousse, simplesmente porque tinha todos os ingredientes em casa e porque essa receita de Pierre Hermé levava apenas claras, que eu tinha congeladas no fundo do freezer, implorando por algum uso antes que seu "prazo" expirasse.

Logo, Giu, desculpe-me pelo mousse que seguirá o seu. Nada pessoal. Sinceramente, eu estava morrendo de preguiça de preparar qualquer coisa mais elaborada. Culpa de toda a correria atrás de casa nova, que andou me tirando a vontade inclusive de fazer jantar. [E quando a vontade não bate — coisa rara — o melhor mesmo é pedir uma pizza, pois desastres virão caso contrário.]

Sim, a receita é do mesmo livro maldito de sempre, que está começando a mostrar-se menos imprestável a cada nova investida. Será que apenas suas receitas de bolo são condenadas ao fracasso, e todo o resto é... ok?

Bom, o mousse ("a" mousse? Sei que em francês é la mousse, mas por algum motivo é de doer os ouvidos em português... os meus, pelo menos...) ficou leve e delicioso, ainda que as raspas de limão sempre me deixem a impressão forte dos suspiros de minha avó e interfiram, por isso, no meu julgamento. Usaria limão siciliano se o preparasse novamente, pois acredito que a combinação seria mais harmônica e o limão não dominaria tanto o chocolate. Ainda assim, é uma sobremesa cremosa, numa porção bastante para satisfazer sem enjoar [a verdade é que eu seria capaz de comer duas porções, uma em seguida da outra], e perfeita para um dia ameno, nem tão frio para se querer um bolo quentinho, nem tão quente para se querer sorvete. Deixou-me, principalmente, com vontade de misturar outros sabores ao chocolate branco, criar versões mais exóticas, ou mesmo usar esse mousse como recheio de um bolo branco simples... Experiências virão.

Minha maior felicidade é tudo ter dado certo a despeito da preguiça, da falta de vontade e do complô de minha balança, que resolveu parar de funcionar, desta vez definitivamente. Tive de deduzir quanto eram 20g de açúcar. Não sei bem se acertei, ainda que o resultado tenha ficado bom mesmo assim. Também foi uma aposta arriscada usar o limão comum, uma vez que a maior parte das receitas estrangeiras refere-se ao limão siciliano quando mencionam "limão", e suas quantidades de casca e de suco e seus sabores são bastante diferentes. Para completar, congelara minhas claras em cubinhos de gelo, mas já não sabia mais se eram 3, 4 ou 5 ali dentro daquele saquinho. Usei o que tinha. Como, porém, havia esquecido de deixá-las na geladeira durante a noite, aqueci-as em banho-maria para que derretessem (correndo o alto risco de elas cozinharem) e, quando comecei a batê-las, sua temperatura era ainda muito baixa, de modo que foi um milagre que montassem corretamente depois da tortura a que as submeti.

Para preparar o mousse, aqueça 150ml de creme de leite fresco com raspas da casca de 2 limões. Quando levantar fervura, despeje o creme sobre 200g de chocolate branco (de qualidade, sem gordura hidrogenada e afins) picado em uma tigela. Mexa até que esteja tudo derretido. Junte o suco desses dois limões e misture bem. Bata 5 claras com 2 colh. (sopa) de açúcar até formar picos firmes e misture cuidadosamente ao creme de chocolate. Distribua em 6 taças e leve à geladeira por uma noite. Antes de servir, decore com raspas de chocolate branco.

19 comentários:

Lílian disse...

Adorei o tom dramático do post! Aliás, adorei também ler a palavra "picuinha", a qual me remete à lembranças bem engraçadas de tempos antigos.
E por último, adorei ver você se entregando às adaptações, já que sempre se preocupa ao máximo em seguir tudo à risca. hehe Não foi bom relaxar um pouco?

laila disse...

ana acho q seu marido tirou qlq sinal de bico da face q sorrio por 3 dias consecutivos...q mousse maravilhosa...e hiper fácil, né?

bjs

dricka disse...

Ana,ando xeretando aki faz tempo e curtindo tudo.Mas esse post me deixou curiosa:conta aí menina como vc congela a clara?
p.s.: o Gnocchi é um foforildo de primeira

Marizé disse...

Eu também sou fã da série Friends e lembro-me bem desse episódio.
Um dia destes fiz uma mousse de chocolate branco que me desiludui a 100%, da próxima vez vou testar esta sua receita.

Bj

witchie disse...

Delícia! Acho que vou aproveitar para usar as minhas claras congeladas também :)

Ah, e aqui em Portugal dizemos a mousse :) Curioso!

Beijo *
Mariana

Ana Elisa disse...

Lílian,
na verdade MESMO minha cozinha do dia-a-dia é cheia de adaptações mirabolantes. No quesito salgados é difícil seguir uma receita timtim por timtim, a não ser que eu realmente esteja com uma idéia fixa. É que tem muita lambança que eu não posto aqui. Mas doces, de fato, gosto de ser mais rígida, pois sei que o equilíbrio é delicado...

Laila,
ah, sim, o homem sossegou um pouquinho. A mousse é facílima... (estou me acostumando a dizer "a" mousse)...

Dricka,
Simplesmente despeje as claras com cuidadinho em forminhas de gelo, deixe congelar e transfira para um saquinho bem fechado. Mas não seja tosca como eu: bota um adesivozinho dizendo quantas claras há lá e quando elas foram congeladas...

Marizé,
Pode testar, pois achei que ela ficou muito suave para uma mousse de chocolate branco, que tende a ser meio enjoativa...

Mariana,
hehehe... Na verdade o certo é "a" mousse mesmo, como por aí. Sabe aqueles hábitos de criança difíceis de abandonar? Sempre falei "o" mousse quando criança, e quando digo "a" mousse, soa aos meus ouvidos como aquelas pessoas que dizem "uma" Mercedez. Irc! Mas eu sei que estou errada, completamente!!

Beijos!

Laurinha disse...

Adoro mousses, principalmente simples ou às vezes sendo utilizadas como recheios...mas fazia colocando um tantinho de gelatina... vou experimentar essa sua sugestão!
Beijinhos,

Leandro disse...

Eu também detesto quando ouço "a" mousse.

Fiz um mousse de chocolate branco uns dias atrás, para rechear o bolo de aniversário do meu filho!

Beijo!

Leandro
www.cozinhapequena.com

sabrinabertolini disse...

Maravilhosa "essa mousse" eu também não consigo falar, sempre falei "o mousse" e agora fica difícil de corrigir. Já está anotado, farei em breve, adoro sobremesas cremes tbém... bjs
Sabrina
http://blogpannacotta.blogspot.com/

Michel disse...

O Pierre está te levando a loucura amiga.
Mas o mousse ficou com uma aparência ótima.

Abração

Doce e Chimarrão disse...

Oi... faz alguns dias que encontrei teu blog a adorei... assim como varios outros que descobri atraves do teu blog. E, resolvi criar o meu blog também!!!! Eu citei teu blog la... ok? Adoro a maneira como voce escreve e adoro suas estórias. Adoro o Gnocchi tb!!!
Bjs

monica disse...

Como grande apreciadora que sou de histórias de cozinha é claro que adorei esta. A mousse tal como a história, achei fantástica. Bjinhos

Ana Elisa disse...

Laurinha e Sabrina,
Experimentem esse (a) mousse. Detesto mousse enjoativo, e esse ficou tãaaao suave...

Leandro,
esses dias também usei o (a) mousse como recheio, que era uma idéia mas nunca tinha levado a cabo. Fica bom, não?

Grace,
obrigada! Fico feliz que tenha gostado do blog! Faço o possível! Já o cão ser fofo, ah, isso é inato... hehehe...

Monica,
orbigada!! :D

Beijos!

M.Gabi disse...

Olá!

Me identifiquei muito com o seu post, principalmente com a sua forma de escrever (que lembra um pouco a mim mesma) e ate me senti mais aliviada em admitir que gosto de cozinhar para os outros (e que isso tem de alguma forma a ver com ganhar afeto).
Estava procurando um recheio de chocolate branco para o bolo de aniversario do meu namorado..e este mousse ( "a" mousse também me parece horrivel)me pareceu ideal uma vez que ele não é um grande apreciador de doces e gosta de coisas pouco enjoativas.
Acho que voltarei aqui mais vezes.

Bruno disse...

Fiz a mousse utilizando creme de leite de latinha mesmo. Não sei se foi a causa, mas a minha mousse talhou um pouco ficando com aquela textura arenosa....o sabor, no entanto, estava ótimo.

Bruno disse...

Fiz a mousse utilizando creme de leite de latinha mesmo. Não sei se foi a causa, mas a minha mousse talhou um pouco ficando com aquela textura arenosa....o sabor, no entanto, estava ótimo.

Mari disse...

Ana,
Fiz a mousse nesse final de semana e mesmo ficando mais de 24h na geladeira, formou uma espécie de líquido no fundo da travessa. Não misturei o creme de chocolate com a clara de imediato, deixei esfriar bem e só então bati as claras em neve e misturei com o creme de chocolate pois fiquei com medo de misturar com o creme ainda quente e cozinhar as claras.
O sabor ficou bom, embora um pouco arenoso.
A sua mousse também formou esse líquido no fundo da travessa? É normal?

Ana E.G. Granziera disse...

Mari,
acho que ficou arenoso porque o chocolate branco talhou. Essa é a única chatice de trabalhar com chocolate branco; qualquer coisinha diferente, ele separa. :( Tenta depois a outra mousse de chocolate branco daqui do blog, da Alice Medrich, que há instruções mega precisas para o derretimento do chocolate sem ter esse problema, e o resultado é superior a essa receita. :)

bjs

Mariana disse...

Posso dizer que sua receita é linda? Eu estava procurando uma mousse diferente pra levar no ano novo na casa de uma amiga e fiz a receita hoje pra testar. Mesmo antes de firmar, o sabor ficou uma delícia! Obrigada por compartilhar. :)

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails