terça-feira, 8 de abril de 2008

Bolo de bananas para uma cozinheira banana que esquece as coitadas sobre a mesa

Se bobear, todos os doces de frutas que publiquei nesse blog têm a mesma história por trás: "havia [insira o nome da fruta] bobeando na geladeira, já quase passada..."

Por mais vergonha que sinta ao dizer isso, é preciso admitir que como menos frutas do que deveria. Não por não gostar: adoro frutas, assim como Allex. Mas ainda que elas estejam presentes sempre na geladeira ou sobre a mesa, é fácil nos esquecermos delas até o ponto além da salvação. Principalmente com frutas mais comuns, que temos o ano todo, como bananas ou maçãs. As mais sazonais, principalmente depois de ter começado a comprar das orgânicas, que têm sua época mais restringida, acabo tratando com mais cerimônia, como é o caso dos figos, das mangas, dos morangos, das cerejas. Essas, quando surgem no mercado, viram centro da minha refeição, in natura, pois quase não ouso cozinhá-las, tão frescas.

Seguindo a tradição, este foi mais um cacho de bananas pequeninas que ficou ali quietinho sobre a mesa da sala e ninguém viu. Quando percebi, estavam pretinhas, pretinhas, e talvez não agüentassem mais um dia.

Aproveitando o término do bolo de cenoura, corri atrás do bolo de bananas de Nigella que estava maluca para experimentar, mas logo frustrei-me ao ler que ela pedia por meio quilo de bananas. Meio quilo?? Sou muito distraída, mas não a ponto de deixar passar do ponto meio quilo de bananas. Como tinha exatamente 240g de bananas descascadas, liguei o adaptômetro. Cortei a receita pela metade, aumentei a quantidade de ovos por pura preguiça de pesar 1 ovo e meio, e usei o suco de um limão tahiti inteiro ao invés de meio siciliano, também, como sempre, substituindo açúcar refinado pelo cristal orgânico.

A descrição de Nigella, confesso, é um pouco exagerada. Apesar de ter ficado delicioso, ele não tem muito de diferente, em sabor, de todos os outros bolos de banana de vó que já comi em minha vida. A diferença fica por conta do uso do limão e do fato de a massa ficar bastante pálida, ao contrário da maior parte dos bolos de banana, que escurecem bem. Fiquei sim morrendo de vontade de, imitando o sorvete, acrescentar pedacinhos de chocolate à massa em uma próxima vez.

O bolinho assim, pequenino, ficou incrivelmente charmoso, do tamanho de um prato de sobremesa, e muito mais prático, uma vez que não conheço ninguém que deixe passar meio quilo de bananas, mas conheço com certeza muita gente que esquece aquelas duas ou três...


BOLO DE BANANAS
(ligeiramente adaptado do livro Feast)
Tempo de preparo: 50 minutos
Rendimento: 6-8 pedaços gordinhos


Ingredientes:
  • 240g de bananas bem maduras, descascadas
  • 2 colh. (sopa) de óleo de canola
  • 2 ovos
  • suco de 1 limão e metade de sua casca ralada
  • 1/2 colh. (chá) de essência de baunilha
  • 100g de açúcar cristal orgânico
  • 165g de farinha de trigo
  • 1/2 colh. (chá) de fermento químico em pó
  • 1/4 colh. (chá) de bicarbonato de sódio

Preparo:
  1. Amasse bem as bananas com um garfo. Acrescente os ovos, o óleo, o suco de limão e sua casca, a baunilha e o açúcar e mexa bem.
  2. Junte a farinha, o bicarbonato e o fermento peneirados e misture até ficar homogêneo.
  3. Coloque em uma forma com furo no meio com capacidade para 1 litro, untada com manteiga, e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 35-40 minutos, até que esteja dourado e um palito saia limpo quando inserido em seu centro. Deixe descansar 5 minutos antes de desenformar.

18 comentários:

laila disse...

q bolinho gracioso...ficou lindo msm! bjs

Andreia T. Farias Britez disse...

Faça como eu, Ana.
Nunca fazia bolo pois meu marido não come muito e eu como uns 3 pedaços e já não como mais, aí ficava aquele resto de bolo ali na mesa, dando sopa até ir para o lixo. Comprei duas formas menores e agora faço meia receita de bolo. É o suficiente para um casal comer bem e não sobrar. Ou então eu faço uma receita, divido nas duas formas e dou um pedaço pra mamãe. Além de não estragar ainda faço um agradinho!!! Vou experimentar esse bolo, adoro bananas...

Ana Elisa disse...

Laila e Andreia,

É, aqui em casa, quando o bolo é grande, eu saio distribuindo por aí. O bolo ficou bem gostoso, bem suave, ótimo para um cházinho da tarde ou café-da-manhã. Diga-se de passagem, meu tipo de bolo favorito!


Beijos!

Fer Ayer disse...

Tem um agradecimento para vc no aniversário do meu blog...olha lá...beijinhos.

Gourmandise disse...

É, entendo isso. Já testei umas dez receitas de bolo de banana e nenhuma ficou melhor q aquela de liquidificador e farinha de rosca...Sou uma idosa no corpo de uma...não tão nova assim como me sinto....
bjo,
Nina.

Marizé disse...

Ficou um charme, assim pequenino e à medida de uma dentada.

Bjs

Luciana Macêdo disse...

Se você for no Cafezinho vai ler que estou atrás de receitas com banana.Já fiz uma cuca e estou pensando em experimentar este bolo que está com uma carinha ótima.
Bjs!

Lílian disse...

Ana, reviravolta com a beringela! Atualizei lá: http://docescoisasdavida.blogspot.com/2008/04/beringela-ou-berinjela.html

hehe

Sabrina disse...

Adorei o seu blog, a nona é uma fofa, parabéns. E essa receita de bolo de banana deve ser divina, será o meu próximo bolo. Qaul o tamanuo de forma vc usou, muito prática... Beijos

Daniel Figueiredo disse...

Não é sempre que compro bananas, não gosto muito da fruta in natura (mas adoro doces feitos com ela) e implico com as drosófilas que sempre acompanham o cacho de banana que fica alguns dias na fruteira. Mas seu bolo ficou lindo e me deixou morrendo de vontade, está na lista de coisas a fazer, na próxima vez que minha mãe comprar bananas e deixá-las lá, literalmente às moscas sobre a fruteira.

Ana Elisa disse...

Fer,

Imagina, fico contentíssima de ter sido uma "influência" para você (que chique...)!

Nina,
Acho que não dá para errar com bolo de banana, não? Talvez para a estrangeirada que compra bananas perfeitas sem manchas, bolo de banana seja algo suuuuuuper diferente... hehehe...

Marizé,
obrigada, também achei que ficou bonitinho assim pequenino!

Lílian,
te dou uns cascudos, muié! Agora que eu já arrumei o blog todo para berinjelas com J!! hahahahah!

Sabrina,
obrigada! Usei uma forma, na verdade, bem maior, que comportava 1,5l de massa, pois não tinha uma menor que isso. Mas não teve problema nenhum. Acho que ela tem uns 20cm de diâmetro na parte mais larga.

Daniel,
por algum motivo que foge à minha compreensão, as bananas aqui em casa não juntam moscas. Vai entender. Gosto de muitos doces com bananas, à exceção de bolos invertidos, pois normalmente o "caramelo" que envolve as bananas adquire um gosto desagradável de queimado, a não ser que a coisa seja toda muito bem feita, o que é raro...

Beijos!

Dani disse...

Oi, Ana!

Foi através de uma receita sua que me atrevi a entrar no mundo dos pães!

O resultado está aqui, se quiser conferir:

http://coisadadani.blogspot.com/2008/04/meu-primeiro-po-foi-fcil-de-fazer-com.html

Beijos!

Dagoberto disse...

Vou fazê-lo amanhã mesmo. Mas me tira uma dúvida. Pode ser qualquer tipo de banana? Porque geralmente as receitas pedem banna nanica, ou ouro ou prata.

a garota da cozinha disse...

Patricia

experimente trocar o açucar comum por mascavo, acrescente uma colher de melaço de cana, e frutas secas ( damasco, uva passa, nozes, avelãs), fica muito especial.

Ana Elisa disse...

Dani,
que bom! Vi o resultado, mas não consegui deixar nenhum comentário! O pão ficou bonitão! Espero que ele tenha te dado comichão de continuar no mundinho da panificação!

Dagoberto,
eu usei banana prata. Se estiverem bem maduras (beirando o caminho do lixo), acho que não importa muito a espécie, pois todas ficam bem doces quando estão quase podres... hehehe...

Beijos!

Dagoberto disse...

DETESTEI. Tanto que já fiz DUAS vezes. Na primeira usei bananas nanicas. Na segunda banana maçã. Como a Ana usou banana prata, posso acreditar que realmente pode ser qualquer uma.
Parabéns. Cada vez gosto mais do seu blog.

Anônimo disse...

MARAVILHOSO! Fácil, prático e ficou lindo e delicioso. Já fiz várias vezes! Parabéns pelo blog.

Giuliana disse...

Bolo bem gostoso e facinho de fazer! Vou tentar com os pedacinhos de chocolate na próxima vez! :)

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails