sexta-feira, 4 de abril de 2008

Acalmando... acalmando... tô bem, tô bem...

[*Suspiro*].

Finalmente é sexta-feira. Graças aos deuses. Depois de uma semana decididamente infernal, tudo o que posso desejar é um fim de semana tranqüilo. Hoje, pela primeira vez, consegui navegar pelos blogs que costumava visitar diariamente. Consegui também sentar e de fato ler um pouco de um dos livros novos que comprei. Consegui almoçar com calma e até procrastinar um pouco do trabalho para segunda-feira. Porque ninguém é de ferro.

Estou com sérias dificuldades para escolher que pão fazer neste fim de semana. São tantas as opções de Bertinet... Mas decerto fico maravilhada com a capacidade que o mundo culinário tem de me fazer sentir ligeiramente idiota às vezes. Tem tanto que ainda preciso aprender... Achava que a técnica bizarra de sova de Bertinet fosse exclusiva para massas mais grudentas, e eis que leio, atônita, que é ele quem se surpreende quando chefs ensinam a sova comum, com a base das palmas das mãos. Os padeiros franceses, segundo ele, sempre manipulam a massa daquela forma difícil, grudenta, úmida. Daí a qualidade dos pães franceses, tão leves.

Estou absolutamente apaixonada. Suas explicações são exatas sem serem demasiado técnicas. Ele transmite verdadeira paixão nos textos e nas fotografias por todo o livro. Sua "tabela de cores", com fotos dos vários estágios de cozimento do pão, com legendas como "light golden brown" e "dark golden brown", até "burnt", além de uma página dupla comparativa com fotos e ingredientes de um pão de forma caseiro e um industrial, me ganharam definitivamente. Sequer preparei ainda um de seus pães e sou já fã incondicional de Richard Bertinet.

Para quem não se incomoda com instruções em inglês, recomendo seus livros. Ambos. Pois, ao contrário de outros chefs-celebridade por aí, não há reciclagem de receitas, ao contrário do que eu imaginaria em dois livros sobre pães. Um é claramente continuação do outro, apenas com breves explicações no segundo livro, para quem de fato pulou seu predecessor.

Aaaaaaah... isso com certeza acalma meus nervos. Espere... espere... Opa! Os músculos de meus ombros acabaram de relaxar um pouco.

A semana que vem será melhor. Com certeza.

7 comentários:

Andreia T. Farias Britez disse...

Respire fundo, mulé!! Acalme-se!! Sua paixão tá até me inspirando, fiquei tentada a comprar os livros dele, já tava na sacola quando pensei com meus botões e resolvi esperar vc testar as receitas!! Tô sentindo cheiro de "Padaria de domingo" no ar!!Dilícia!!!

Cris disse...

Nossa, vi sua foto aqui no perfil e você é parecida com uma amiga minha. Bem, espero que o final de semana se resuma a muita diversão para relaxar! E boa leitura! Bjs!

Fer Ayer disse...

Como sinto falta de bons livros como estes em português...já vi tantos livros bon que gostaria de e que são importados...
Que bom que está descansando.
Beijos

laila disse...

incrvel esse video Ana..adorei..sera q essa técnica é alida para ciabattas???

ai fico felzi q esteja mais tranquila...quero só ver oq vai prepara...mais um pão lindao!!!

bjs

Tatoo disse...

Eu estava pensando em comprar esse aqui
http://www.amazon.com/Bread-Bakers-Apprentice-Mastering-Extraordinary/dp/1580082688/ref=wl_it_dp_o?ie=UTF8&coliid=I3MZOUE632QP06&colid=3RR7JMMMH6V1L
como meu primeiro livro exclusivo de pães. Vc acha que posso substituí-lo direto por um do Bertinet?

bjo gde,

Tatoo

Ana Elisa disse...

Tatoo,
conhecimento nunca é demais. Se tiver grana, compra os dois! ;) O do Bertinet (DOUGH) é ÓTIMO, e vem com o dvd mostrando a técnica. Ótimo para tirar dúvidas e assistir até entender direitinho. Mas não tem legenda. :)
Eu gostei bastante, mas como não foi meu primeiro livro, não saberia avaliar se é O MELHOR do mundo. Já viu o Pão, do Senac? Explica todas as miudezas...

Bjs

Tatoo disse...

Ana,

vi o programa "novo" do Olivier na GNT. Ele faz um brioche que a cara é ótima. A massa antes e refrigerar (por 6 horas) parece impossível de manipular. Fiquei imaginando se a técnica de sova do Bertinet funcionaria. Ele sova com uma outra técnica lá, funciona. Vc viu o programa?

bjo gde,

Tatoo

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails