segunda-feira, 17 de março de 2008

Muffins de café e tâmaras

Às vezes parece que sou a cozinheira mais cabeça-oca do mundo, pois já estou cansada de começar meus textos dizendo há quanto tempo o ingrediente X andava abandonado na despensa. Desta vez não é exceção: essas tâmaras estavam encostadas desde o Natal (assim como uvas passas, abacaxis cristalizados e castanhas). Como minha ânsia de esvaziar a despensa nunca termina (até que eu possa ver a luz no fim do túnel... ahn... geladeira), decidi que hoje eu daria uma serventia às benditas, ou não me chamo Ana. Procurei um bocado por meus livros e pela internet até encontrar esses muffins, que não me obrigavam a comprar nenhum ingrediente extra.

O resultado foi muito melhor do que eu esperava. Usei café espresso de boa qualidade e, ao invés de apenas 1/4 de xícara de tâmaras em cubos, 1 xícara inteira delas fatiadas bem fino. Mas deveria tê-las usado todas, as 150g de tâmaras que possuía.

Os muffins ficaram muito leves e macios, com um sabor muito pronunciado de café, e as tâmaras praticamente derreteram-se, tornando-se pontos caramelados em meio à massa pouco doce, quase neutra. Imaginei imediatamente uma boa passada de manteiga sobre eles. Gostei tanto, que pretendo levar alguns amanhã a meu treinador (se não chover canivetes), como oferenda de paz por ter faltado ao treino de sábado na maior cara dura, mesmo depois de ter prometido aos quatro ventos que iria.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails