

MASSA SEMI-INTEGRAL DUMMY-PROOF PARA TORTAS COBERTAS
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
- 125g de farinha de trigo
- 35g de farinha integral
- 65g de manteiga sem sal gelada
- 40ml de água gelada
- 1/2 colh. (chá) de sal
- 1 ovo
Preparo:
Como o dessa massa. Sove apenas o suficiente para que a massa fique homogênea. Separe 1/3 dela, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por meia hora. O restante, abra com o rolo em uma superfície ligeiramente enfarinhada, até que fique com cerca de 1-2cm maior do que a forma (a da foto é de 20cm). Forre a forma e leve-a à geladeira. Faça o recheio, preencha a forma e abra o restante da massa, também com diâmetro um pouco maior, cobrindo a torta. Aperte bem com os dedos as duas massas, para uni-las e tire o excesso com uma faca. Com um garfo, pressione a beirada da forma, para marcar a massa. Amasse os pedaços e abra o resto de massa novamente, cortando-o da forma que quiser para fazer enfeites, dispondo-o sobre a massa. Bata o ovo e pincele com ele a torta, antes de levá-la ao forno a 180ºC por 45 minutos.
8 comentários:
Hummmmm!!! Faltou a receita do recheio! Isso é escarola?? Dilícia!!
hummmmm gostei!!!álias gostei mtooooo! tá lindona!!!
bjs
Gostei da far integral!
A mostra acusa uma massa beeem fininha mesmo!
Beijinhos,
Anotada!
A que eu gosto mais de fazer, pela crocância que dá, leva farinha de trigo e semolina, e fica ótima tb.
Agora, nenhuma das minhas fica lindinha como essa, não...
Bjos!
Sempre achei que fazer massa de torta fosse coisa besta, já que sempre me dei bem com outros tipos de massa. Até que um dia fui tentar e foi um desastre. Sempre que vejo uma torta assim dá aquela vontadinha de fazer, mas é só contar até três que logo passa. Será trauma?
ficou linda mesmo!!!! quando eu cresce quero ser assim, viu?
obrigada pela receita... integral ainda!!! demais!!!!! bjkas dani
Andreia,
o recheio é de almeirão, queijo, passas e castanhas de caju. Não publiquei porque não ficou tããããão saboroso quanto eu imaginava, apesar de gostoso.
Laila, Laura, Márcia, Flávia e Danielle,
quando digo que a massa é dummy proof, é porque é mesmo: não tem desculpa; se no calorão que estava fazendo a massa abriu fininha, sem grudar, sem derreter, e sem ter passado tempo na geladeira (no caso da base), é porque qualquer um que saiba misturar ingredientes e usar um rolo de macarrão consegue fazê-la. A farinha integral realmente dá um gostinho extra. Nunca pensei em usar semolina! Vou tentar um dia. Flávia, bota a mão na massa, literalmente.
Bjos!
Olá Ana,
Acompanho seu blog há muito tempo, mas nunca falo muito porque cozinhar não é nem mais ou menos o meu ponto forte! Mas essa receita está separada há muito tempo, para testar um dia - a parte do dummy proof soou como música para os meus ouvidos e dedinhos desengonçados!
Só ficou uma dúvida (provavelmente idiota): o que você fez com o terço da massa que foi para a geladeira?
Ainda: e o recheio? Alguma dica?
No mais, aproveito para dar parabéns pelo blog, que é lindo, super bem escrito, e as ilustrações são super fofas!!
Beijos,
Chris
Postar um comentário