
Mmmmmm... Pensa, pensa, pensa.

O "plus a mais" fica por conta da estréia dos meus cortadores de biscoito! A única estranheza da receita é o fato de Heidi indicar que a receita inteira produz cerca de 18 biscoitos de 4cm de diâmetro, quando, com metade dela, eu produzi 25. Talvez tenha estendido a massa um pouco mais fina do que deveria. Será? De qualquer forma, prefiro-os assim, com essa cara de biscoitos para serem tomados com chá ou café, no meio da tarde.

SEED-CRUSTED CORN BISCUITS
(Adaptado do livro Super Natural Cooking, de Heidi Swanson)
Tempo de preparo: 15min. + 20min. de forno
Rendimento: 20-25 biscoitos
Ingredientes:
- 1/2 xíc. de farinha de trigo tipo 00 ou 1
- 1/2 xíc. de farinha de milho fina orgânica
- 1 xíc. de farinha de trigo integral orgânica
- 1 colh. (sopa) de fermento químico em pó
- 3/4 colh. (chá) de sal
- 1/4 de xíc. de manteiga sem sal gelada
- 3/4 de xíc. de leite integral
- 1 clara de ovo
- 3 colh. (sopa) de sementes à sua escolha (usei as do livro: gergelim, papoula e nigella, mas acredito que erva-doce, alcaravia, cominho, entre outras, possam ser tão boas quanto)
- Pré-aqueça o forno a 220ºC e forre uma assadeira com papel-manteiga.
- Misture as farinhas, o fermento e o sal. Corte a manteiga em pedacinhos pequenos e junte-a às farinhas, esfregando entre os dedos até que tudo tenha a textura de uma farofa fina.
- Junte o leite e misture com um garfo até formar uma massa uniforme.
- Forme uma bola e achate-a sobre uma superfície levemente enfarinhada, abrindo com um rolo de massa até que tenha cerca de 1,5cm de espessura. Com um cortador de biscoito, uma carretilha de massa ou uma faca, corte biscoitos de cerca de 4cm de diâmetro. Junte as aparas, abra-as novamente e continue cortando até que toda a massa tenha sido usada.
- Coloque os biscoitos na assadeira, pincele-os com a clara de ovo e polvilhe as sementes por cima. Leve ao forno por 15-20 minutos, até dourarem muito ligeiramente. Retire-os com uma espátula e deixe que esfriem sobre uma grade.
4 comentários:
Cheguei aqui meio "sem querer". Passeando pelo google. Gostei das coisas que vi. Da sua cozinha em P&B e das comidinhas.
Ficaram lindos, devem ser as sementinhas crocantes? Aceito no meu café da manhã com certeza!
bjs
ótima maneira de usar as sementes que sobram no armário. Degustei um pão feito com amaranto pelos alunos de panificação: adorei!
bjo,
Nina.
Carlinhos,
Obrigada. Seja bem-vindo e sinta-se à vontade!
Cláudia,
Ficaram gostosos sim, sem nada ou com manteiga, mas tem que comer rápido, pois eles ficam meio xoxos de um dia para o outro, mesmo bem guardados.
Nina,
Também achei, por isso sugeri usar toda aquela sementaiada. Ai, se você souber como posso usar meu potinho de grãos de amaranto, me avisa, porque não consigo fazer farinha deles e não quero que estraguem por falta de inspiração!
Bjos!
Postar um comentário