
Desta necessidade surgiu esse rigatoni ao forno, que acabou ficando tão bom que pretendo repeti-lo outras vezes.

RIGATONI GRATINADO AO MOLHO DE TOMATE E CANELA
Tempo de preparo: 45 min.
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
- 400g de rigatoni
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho grande picado
- 2 colh. (sopa) de azeite extra virgem
- 1/2 colh. (chá) de orégano
- 2 tomates italianos orgânicos
- 1 lata (400g) de tomates italianos pelados
- 1/4 colh. (chá) de canela em pó
- 1/4 colh. (chá) de açúcar orgânico claro
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 punhado de salsinha picada
- 1 1/2 xíc. de queijo parmesão ralado grosso
Preparo:
- Coloque a água do rigatoni para ferver e comece o molho. Quando a água do rigatoni estiver fervendo, salgue (1 colh. de sopa) e coloque nela o rigatoni, cozinhando por cerca de 80% do tempo descrito no pacote.
- Aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho e o orégano em fogo baixo, até que fiquem bem macios e ligeiramente dourados.
- Corte os tomates frescos em quartos, no sentido do comprimento, e depois em pedaços de cerca de 2cm. Junte-os à cebola e mexa, cozinhando até que estejam bem moles, mas ainda sem virar purê.
- Junte o tomate em lata ao molho, com seus sucos, quebrando os tomates com uma colher de pau, e mexendo de vez em quando, e deixe em fogo baixo enquanto o rigatoni cozinha.
- Escorra a massa, passe-a sob água fria da torneira para parar o cozimento e coloque em uma travessa refratária.
- Nesse momento, você poderá ver uma camada de óleo na superfície do molho. Desligue o fogo, junte a canela, o açúcar e a salsinha e tempere a gosto. Cubra o rigatoni com o molho, misturando bem. Espalhe o queijo uniformemente por cima, deixe escorrer um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 15 minutos, até que o queijo esteja bem derretido. Sirva imediatamente com uma porção de queijo extra.
4 comentários:
Ana, além de cogumelos eu também uso palmito para fazer meu strogonoff vegetariano. Nunca fiz de broto de bambu, mas acho que também deve ficar bom.
Já provou moqueca de abóbora? Delícia!
Ana ELisa, sou novo nesse mundo de blogs, mas há alguns meses visito o seu todos os dias. Gosto muito do que vejo por aqui. Dicas profissionais e, principalmente, respostas para MUITAS de minhas dúvias. Parabéns. Sou amador na cozinha e me inspiro bastante em gente como você e a Tatu, do Mixirica. Se quiser dar uma olhada no meu blog, recém inaugurado na rede, o endereço é trivialounemtanto.blogspot.com.
Ps: nunca havia colocado canela em um molho à base de tomate. Vou testar, com certeza.
ps2: nem precisa colocar o outro comentário. era só para fazer um contato com você mesmo. grande abraço.
Dani,
Nunca provei moqueca de abóbora! Deve ser uma delícia!
Leo,
Muito obrigada! Apareça sempre por aqui! A canela no molho fica bastante reconhecível, mas combina com os tomates maravilhosamente bem, dando uma nota apimentada.
Beijos!
Postar um comentário