terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Rigatoni (de uma designer ocupada) ao perfume de canela

Sabendo que em pouco tempo Allex chegaria com seu amigo para almoçar em casa, saí correndo a preparar um prato que servisse bem aos três, e que fosse ao mesmo tempo saboroso e fácil, pois ando ainda submersa em trabalho e não podia me dar ao luxo de passar uma manhã preparando um almoço sofisticado.

Desta necessidade surgiu esse rigatoni ao forno, que acabou ficando tão bom que pretendo repeti-lo outras vezes.


























RIGATONI
GRATINADO AO MOLHO DE TOMATE E CANELA
Tempo de preparo: 45 min.
Rendimento: 4 porções


Ingredientes:
  • 400g de rigatoni
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho grande picado
  • 2 colh. (sopa) de azeite extra virgem
  • 1/2 colh. (chá) de orégano
  • 2 tomates italianos orgânicos
  • 1 lata (400g) de tomates italianos pelados
  • 1/4 colh. (chá) de canela em pó
  • 1/4 colh. (chá) de açúcar orgânico claro
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 punhado de salsinha picada
  • 1 1/2 xíc. de queijo parmesão ralado grosso

Preparo:
  1. Coloque a água do rigatoni para ferver e comece o molho. Quando a água do rigatoni estiver fervendo, salgue (1 colh. de sopa) e coloque nela o rigatoni, cozinhando por cerca de 80% do tempo descrito no pacote.
  2. Aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho e o orégano em fogo baixo, até que fiquem bem macios e ligeiramente dourados.
  3. Corte os tomates frescos em quartos, no sentido do comprimento, e depois em pedaços de cerca de 2cm. Junte-os à cebola e mexa, cozinhando até que estejam bem moles, mas ainda sem virar purê.
  4. Junte o tomate em lata ao molho, com seus sucos, quebrando os tomates com uma colher de pau, e mexendo de vez em quando, e deixe em fogo baixo enquanto o rigatoni cozinha.
  5. Escorra a massa, passe-a sob água fria da torneira para parar o cozimento e coloque em uma travessa refratária.
  6. Nesse momento, você poderá ver uma camada de óleo na superfície do molho. Desligue o fogo, junte a canela, o açúcar e a salsinha e tempere a gosto. Cubra o rigatoni com o molho, misturando bem. Espalhe o queijo uniformemente por cima, deixe escorrer um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 15 minutos, até que o queijo esteja bem derretido. Sirva imediatamente com uma porção de queijo extra.

4 comentários:

Dani disse...

Ana, além de cogumelos eu também uso palmito para fazer meu strogonoff vegetariano. Nunca fiz de broto de bambu, mas acho que também deve ficar bom.
Já provou moqueca de abóbora? Delícia!

Leo disse...

Ana ELisa, sou novo nesse mundo de blogs, mas há alguns meses visito o seu todos os dias. Gosto muito do que vejo por aqui. Dicas profissionais e, principalmente, respostas para MUITAS de minhas dúvias. Parabéns. Sou amador na cozinha e me inspiro bastante em gente como você e a Tatu, do Mixirica. Se quiser dar uma olhada no meu blog, recém inaugurado na rede, o endereço é trivialounemtanto.blogspot.com.

Ps: nunca havia colocado canela em um molho à base de tomate. Vou testar, com certeza.

Leo disse...

ps2: nem precisa colocar o outro comentário. era só para fazer um contato com você mesmo. grande abraço.

Ana Elisa disse...

Dani,
Nunca provei moqueca de abóbora! Deve ser uma delícia!

Leo,
Muito obrigada! Apareça sempre por aqui! A canela no molho fica bastante reconhecível, mas combina com os tomates maravilhosamente bem, dando uma nota apimentada.

Beijos!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails