sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

A estréia da panela de barro não poderia ser mais simples: feijões

Dizer que a receita é de Jamie Oliver seria uma afronta a todos os cozinheiros do mundo que fazem feijão; principalmente os toscanos. Não há nada de novo na mistura de feijões, tomates, alho e ervas, principalmente quando você encontra a mesma receita em todos os seus livros.

No entanto, desde que comi meu primeiro prato de feijões na Toscana, é assim que os preparo sempre, e só cito J.O. para não ter de ouvir depois que peguei a receita de algum lugar e não dei crédito.

Deixei os feijões brancos de molho durante a noite e cozinhei-os na minha panela de barro, com três dentes gordos de alho com casca, um ramo de alecrim e um de tomilho colhidos da janela, um tomate cortado ao meio e algumas folhas de louro. Desliguei o fogo, retirei metade do líquido, amassei o tomate e o alho descascados e voltei-os à panela, retirando os galhos desfolhados das ervas. Temperei com sal, pimenta-do-reino, azeite extra-virgem e vinagre de champagne, acrescentando um punhado generoso de salsinha fresca picada.

Comi esses feijões no almoço, sobre duas grossas fatias de pão rústico integral grelhadas.

5 comentários:

Silvia Fochesato disse...

Ana , que delícia de receita ! Você me fez lembrar que ha tempos não faço feijão branco por aqui , vou seguir sua receita que me pareceu maravilhosa e com uma carinha de "Toscana " aí que delícia !!!!
Seu post anterior de polenta também estava com uma cara otima , também adoro polenta , mas aí tem de ser da minha mammma .......
beijos

Ana Elisa disse...

Ficou bom mesmo! Até frio, no dia seguinte! Allex torce muito o nariz para feijão brando, mas raspou o prato.

Beijos!

Dinha disse...

Hummm...adorei este feijão branco! Aínda mais feito nesta maravilhosa panelinha de barro.

Rita Johan disse...

Querida estou morrendo de vontade de fazer a sua receita!!! Gostaria de saber a quantidade de feijao para os ingredientes citados na mesma.
Beijos!

Ana E.G. Granziera disse...

Rita,
não tem medidas, vai no olho. Geralmente, sei lá, faço entre 1 e 2 xic. de feijão de cada vez. O resto dos ingredientes e quantidades tem no post. Os temperinhos depois, azeite, vinagre, etc, quando não dou quantidade certa, é a gosto, ou tipo um fiozinho mesmo. Ok?
Bjs

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails