quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Tiramisù de Reveillon

Finalmente terminei de usar todo o mascarpone que sobrara do feitio do tiramisù para a noite de reveillon. Isso porque todas as receitas da sobremesa que conheço pedem 500g de mascarpone, mas todas as embalagens do queijo aqui no Brasil tem apenas 400g. Acho que é um complô para nos obrigar a comprar sempre dois potes...

Já expliquei anteriormente os probleminhas que tive com a receita. Usei líquido demais, o que empapou as bolachas champagne mais do que eu gostaria. Também bati o creme de leite fresco menos do que o necessário. Se estivesse mais firme, o creme de mascarpone teria, da mesma forma, ficado mais consistente. Logo, acredito que prestando atenção a esses dois pontos, você terá um delicioso tiramisù. A quantidade de líquido descrita aqui não é a que usei, mas a quantidade original da receita. Eu usei 150ml de café e saí respingando Marsala feito louca. Não faça isso.

A sobremesa fica muito mais saborosa se preparada no dia anterior.

TIRAMISÙ
(Ligeiramente adaptado do livro Culinária Itália)
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 6 porções


Ingredientes:
  • 200ml de creme de leite fresco
  • 5 colh. (sopa) de açúcar
  • 4 gemas grandes
  • 500g de queijo mascarpone
  • 200g de biscoitos champagne ou mesmo volume de pão-de-ló feito em casa
  • 4 colh. (sopa) de café forte (espresso ou de bialetti) adoçado a gosto ou deixado amargo
  • 4 colh. (sopa) de vinho Marsala
  • 1 colh. (chá) de essência de baunilha
  • raspas da casca de 1 laranja
  • cacau em pó belga para polvilhar
  • raspas de chocolate amargo (mínimo 50% de cacau)

Preparo:
  1. Bata o creme de leite fresco e 1 colh. (sopa) de açúcar como se para chantilly, até ficar bem firme, mas ainda liso e suave, sem granular, ou ficará com gosto de manteiga. Guarde na geladeira.
  2. Bata as gemas e o restante do açúcar até que fique amarelo-pálido e cremoso. Incorpore o mascarpone às colheradas, batendo devagar para misturar bem. Com cuidado, misture o creme de leite batido. Misture metade das raspas de laranja, a baunilha e 1 colh. (sopa) do vinho Marsala.
  3. Disponha metade dos biscoitos no fundo de uma travessa de fundo plano. Misture o resto do Marsala com o café frio e regue-os com metade do líquido, sem encharcá-los. Espalhe metade do creme de mascarpone por cima. Cubra com outra camada de biscoitos, regue novamente, e espalhe o restante do creme.
  4. Polvilhe o cacau por cima. Cubra com as raspas de chocolate e de laranja e leve à geladeira de um dia para o outro.

10 comentários:

Laurinha disse...

OK, vou juntar os dois:
ADORO tiramisu, adoro gemada...
pro tiramisu, da última vez, bati as gemas com o açúcar em banho maria, sabe que nem zabaglione... deu certo, reduziu um pouquinho no volume, mas de paladar, igualquinenqui....
aliás, claras tb faço assim, mas só qdo tenho que consumir fora de casa, confesso, se é só pra nós de casa, não vai pro fogo não!
Beijinhos,

Ana Elisa disse...

Laurinha, você não está fazendo errado não, pois já vi receitas de tiramisù que começam com uma espécie de zabaglione (um dos meus livros favoritos tem essa receita). Se você quiser garantir volume para seus bolos também, faça QUASE um zabaglione: comece a bater as gemas com açúcar em banho-maria, só até começar a encorpar. Então tire do fogo e termine de bater a mão ou na batedeira. Você vai ver como elas vão ficar branquinhas e fofinhas muito mais rápido! (Se é que você já não faz isso!)

Beijos!

Silvia Fochesato disse...

Ana , pronto, a Laurinha já deu a dica para eu fazer o meu tiramisù mais sossegada , vou utilizar está tecnica de banho-maria , gostei muito da idéia. Gente por isso ler blog de culinária é muito legal , eu sempre aprendo algo novo !
grande beijo

Mô•Bertoni disse...

OI, Ana!!! Eu de novo... :P
Vamos lá: minha família mora em Goiânia e estou empolgadíssima para levar alguma sobremesa para a Ceia de Natal, e escolhi (sem dúvida) o tiramisú. Tenho 3 receitas, e essa sua foi a que me pareceu mais autêntica, talvez pela quantidade maior de ingredientes.
Posso congelar o tiramisu depois de pronto? Daqui até Goiânia, contando o tempo de levar e pegar as malas, dá umas 2 horas e meia. Estava pensando em congelá-lo e levar a travessa dentro de um isopor ou malinha térmica. Isso é possível?
Beijos!!!

Ana Elisa disse...

Mô,
Não aconselho congelar o tiramisù. Melhor é deixá-lo na geladeira e levá-lo na bolsa térmica com bastante gelo para mantê-lo firme. Acho que o congelamento pode estragar a textura do mascarpone...
Bjos.

BIA disse...

Oi Ana, tudo bem?
Queria saber se há alguma substituição por vinho Marsala, pois o que eu encontrei aqui custa R$ 58,00 a garrafa. Eu vou fazer de qualquer jeito sabe, mas se tiver uma opção mais barata e que não deixe a desejar seria ótimo!
Obrigada pela atenção!
Beijoss
Bia

Ana E.G. Granziera disse...

Bia,
o vinho Marsala é caro mas vale a pena. Deixe bem tampadinho debaixo da pia e o bicho dura que é uma beleza. Compro uma garrafa por ano, e uso para cozinhar e bebericar quando faço cantuccini. Se o valor realmente for proibitivo, acho que você pode substituir por rum escuro ou mesmo um porto, que também é um vinho fortificado, mas claro que fica diferente. Mas a bem da verdade é que você não vai gastar muito menos com as substituições... :P Eu tenho sempre embaixo da pia 1 garrafa de rum escuro, 1 garrafa de Marsala e 1 de conhaque. Todas nesse preço, mas como só uso para cozinhar, elas duram MUITO, e aí vale a pena. A minha de rum já produziu 2 anos de panettone! :) Sempre use para cozinhar uma bebida que você beberia, pois ela confere bastante gosto ao alimento. Ok?

bjs

Anônimo disse...

Olá Ana! Gosto muito do seu blog! Tenho uma dúvida com relação ao Tiramisù: a maioria das receitas que olhei utiliza biscoito champagne como base, mas ouvi comentários que na receita original se utiliza um tipo de bolo ao invés dos biscoitos. Gostaria de saber se você conhece algum livro que tenha essa receita.
Beijos,
Carolina

Anônimo disse...

Tiramisu abrasileirado esses, Pq mexem em uma receita original? Tiramisu vai ovo, mascarpone e açúcar o resto eh invenção...5 ovos,150gr de açúcar de confeiteiro, 400gr de mascarpone, bate as gemas com o açúcar, até branquear, bata as claras em neve, incorpore gema e mascarpone com uma colher grande e depois as claras em neve... O resto vcs já sabem, essa eh a receita tradicional... Para um kg de mascarpone 360gr de açúcar, para 1kg de mascarpone 12 ovos, eh Soh dividir logo, para cada 5 ovos uso 400gr de mascarpone

Anônimo disse...

Esse bolo eh o pan di spagna, nosso conhecido pao de lo sem fermento

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails