terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Pão de forma para tostex



Sei que não é domingo. Mas ontem, quando Allex disse que estava com vontade de jantar sanduíche no tostex, não quis comprar pão industrializado. Preparei rapidamente a massa do pão de forma e saí para comprar queijo.

O pão cresceu maravilhosamente e adquiriu o tom dourado mais bonito de todos os pães de forma que já fiz. Mas Allex chegou mais cedo do que eu previra e acabei me apressando e tirando o pão do forno uns 5 minutinhos antes do que deveria, pois estávamos famintos. Erro besta justificável, pois pela cor e pelo som ele parecia prontíssimo. A verdade é que faltava secar mais um pouquinho, pois ele tinha pontinhos ainda densos e úmidos dentro do miolo. Coisa pouca, nada que nos impedisse de fazer os sanduíches no tostex velhaco que era da minha avó e tem um cabo de madeira com a tinta preta toda descascada. Apesar dos pontinhos densos, ele ficou excepcionalmente macio, de casca dura ao sair quentinho do forno e molinha como deve ser quando frio.

A receita é aquela mesma da outra vez. A diferença é que desta vez usei o leite em pó desnatado mesmo (só bebo leite integral, e o leite em pó desnatado é uma mão na roda para essas receitas) e usei açúcar demerara em lugar do comum. Se usar o fermento instantâneo seco, não precisa nem diluí-lo na água, é só misturar todos os ingredientes na batedeira ou na tigela e mandar ver.

10 comentários:

Ale Ber disse...

I love Tostex. O de casa deve ter uns 200 anos, com cabo de madeira vermelha descascando. Meus sabores prediletos são: pão, manteiga (muita) tomate em rodela e cebola ou requeijão, e só. Ai, que vontade!!!!

laila disse...

ficou lindo o pão! na minha humild eopiniao tostex nao tem dia nem hora...sempre é bem vindo! bjos

Paula disse...

Olá! Passo sempre por aqui há mais de 6 meses e nunca disse nada,mas hj...tenho que me pronunciar! Tostex é tuuudo! Muito comfort food.Sou uma luso-ítalo-brasileira (nossa) que mora em portugal e digo-te:Não tenho tostex :( snif snif...mas também não aderi à moda das prensinhas para pão elétricas!!!
Depois de ver a foto do seu tostequinho deu até vontade de pedir pra mamãe mandar um p mim pelo correio. Beijinhos e parabens pelo blog!

Ana Elisa disse...

Ale, Laila,

AÊEE! Viva o tostex de fogão!

Paula,
bem-vinda, e pronuncie-se mais, menina!

Beijos!

Gika disse...

Olá, Ana!

Descobri seu blog por acaso e fiquei completamente encantada.
Sua escrita, fotos , etc, tudo no maior capricho.
Parabéns!

Vitor Hugo disse...

Nossa, esse tostex é igualzinho que a gente tinha em casa! Só jogou fora pq quebrou depois de anos, aguentou cada tranco!

Ana, amanhã irei postar sobre o bolo susy! uheuehuehueh

Ana Elisa disse...

Oi, Gika!
Muito obrigada!! Seja bem-vinda!

Vitor,
MAL POSSO ESPERAR! hehehe...

;)

Rogério disse...

Ana, muito legal o seu tostex. Especialmente porque já é usado, tem uma história...
Tenho um tostex para pão francês, que ganhei de casamento. Você conhece? É meio ovalado, ao invés de quadrado.
Aqui em casa as crianças adoram uma versão com pão de forma, queijo prato, rodelas de banana prata e uma pitada de canela. Delícia. Você já experimentou?
Beijo
Rogério

bruna lyrio disse...

Oi, Ana Elisa! Tostex é o nome da sanduicheira ou do sanduíche? Acho que dos dois, nao? No Rio, o sanduíche é queijo-quente (ou misto). A nossa sanduicheira superfofa é de ferro, tem anos já, e é um dos itens indispensáveis nas nossas mudanças, sempre, ainda que pesadinha. Inclusive, nunca cogitamos a idéia de ter um fogao de induçao ou vitrocerâmica, por mil razoes, e uma delas seria a necessidade de aposentá-la! ;-)
Beijo!

Ana Luisa disse...

OI, eu também adoro o bom e velho tostex!! Moro em Barcelona e há uns anos meu pai mandou pra mim pelo correio. Só que já nao posso usá-lo... o fogão da minha casa nova é de indução de calor, não dá pra usar... dei pra uma amiga e de vez em quando vou lá filar um queijo com banana! Gostei do Blog, vou olhar mais...
Ana

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails