quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Risotto de cenouras à indiana

É muito interessante o momento em que deixamos de olhar para livros de receitas como fórmulas fixas e começamos a vê-los como fontes de idéias. Foi exatamente o que aconteceu quanto vi a salada de cenouras à indiana do novo livro do Jamie Oliver. Imediatamente me deu vontade de preparar... salada? Não, risotto. Usei basicamente os mesmos ingredientes (limitado pelo que havia na despensa), apresentando de uma forma diferente, o que tem sido minha brincadeira ultimamente: transformar sopas em tortas, tortas em saladas, saladas em risottos, risottos em sopas. Gostaria de ter o coentro para salpicar por cima para um toque de verde, e, no fim, esqueci-me de colocar as sementes tostadas de gergelim. Parece estranha a combinação, mas garanto que ficou muito, muito gostoso!!

RISOTTO DE CENOURAS À INDIANA
Rendimento: 2 porções grandes
Tempo de preparo: 30 minutos


Ingredientes:
  • 250g de arroz arbóreo
  • 1 litro de caldo de legumes
  • 1 cebola roxa picada
  • 4 cenouras médias descascadas e fatiadas fino
  • 2 colh. (sopa) de azeite de oliva
  • 3 colh. (sopa) de manteiga
  • 2 colh. (chá) de garam masala
  • 1/2 colh. (chá) de sementes de cominho
  • 1/2 colh. (chá) de gengibre em pó (ou 2-3cm de gengibre fresco ralado)
  • 1/4 colh. (chá) de cúrcuma
  • 1 colh. (sopa) de mel
  • 1/2 xíc. de parmesão ralado
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora
Preparo:
  1. Coloque a cenoura, o mel, 1 colh. (sopa) de manteiga, uma boa pitada de sal e pimenta-do-reino em uma frigideira. Coloque água suficiente para cobrir e leve à fervura em fogo baixo. Deixe cozinhando, mexendo de vez em quando, até que a cenoura esteja cozida e toda a água tenha evaporado.
  2. Enquanto isso, aqueça o caldo de legumes em uma panela pequena. Em uma caçarola, aqueça o azeite. Coloque a cebola picada e refogue em fogo médio-baixo até amaciar. Junte o garam masala, o cominho, o gengibre e a cúrcuma e mexa bem para cobrir toda a cebola. Refogue por mais uns 2 minutos.
  3. Junte o arroz e mexa bem em fogo médio-alto para recobri-lo com os temperos. Junte a primeira concha de caldo e mexa bem para que absorva toda a água. Abaixe o fogo para o mínimo e vá juntando conchas de caldo, mexendo sempre, conforme a água for absorvida, por 15-18 minutos, até que o arroz esteja cozido. Se ele estiver muito seco, junte mais um pouco de caldo antes de prosseguir para a próxima etapa, ou, ao juntar o queijo, o risotto ficará firme demais.
  4. Junte a cenoura cozida e misture bem. Se quiser, bata metade da cenoura no processador até virar purê antes de juntá-la ao risotto. Desligue o fogo. Misture o restante da manteiga, o queijo ralado, acerte o sal e a pimenta e tampe por uns 5 minutos.
  5. Toste um punhado de sementes de gergelim e pique um punhado de coentro e espalhe por cima na hora de servir, se quiser.

4 comentários:

ali ckel disse...

Ana, onde eu acho este tempero indiano, garam masala? Eu tenho em casa um curry da Malásia. Será que fica bom substituir o garam pelo curry ou os sabores não têm nada a ver?

Ana Elisa disse...

Oi, Ali.
Tenho livros que dizem que curry e garam masala são a mesma coisa e outros que dizem que são temperos diferentes. De qualquer forma, ambos são misturas de especiarias, cujas proporções variam não apenas de região para região, mas também de família para família. O Garam masala que tenho aqui é da Bombay. Apesar de seu aroma ser muito semelhante ao do curry indiano que tenho, sua cor é marrom, e não amarelo-mostarda. Acho que não há problema em usar esse que você tem, só verifique se ele é já apimentado, como o Tailandês. Se for muito forte, diminua a quantidade usada.

Depois diga-me como ficou!
Abraços!

ali ckel disse...

Oi Ana, tudo bem?
Estamos ainda prostrados à mesa após almoçarmos este magnífico risotto! Demorou, mas eu fiz. Aliás, o curry deu super certo. Ficou realmente muito muito bom :-)
A mistura do sabor italiano com o indiano deixou o prato bastante exótico.
Obrigada pela receita!
Abraços!

Mariana Vasconcelos disse...

Sempre fico namorando esse risotto e hoje resolvi colocar a mão na massa! Ficou deliciosoo! Meu marido pirou, raspou prato e com pedaço de pão, raspou até a panela rs
Coloquei um pouco de canela e páprica picante (quantidades suaves)+curry e ficou realmente muito bom. O cheiro meio oriental dominou a cozinha!
Como tinha um bacon meio para perder na geladeira, fritei a parte e adicionei no fim. Curiosamente, combinou bastante!
Obrigada por sua ótima receita e seu jeito cuidadoso de explicar o passo a passo. Isso faz toda a diferença! Amo seu blog <3
bjoSempre fico namorando esse risotto e hoje resolvi colocar a mão na massa! Ficou deliciosoo! Meu marido pirou, raspou prato e com pedaço de pão, raspou até a panela rs
Coloquei um pouco de canela e páprica picante (quantidades suaves)+curry e ficou realmente muito bom. O cheiro meio oriental dominou a cozinha!
Como tinha um bacon meio para perder na geladeira, fritei a parte e adicionei no fim. Curiosamente, combinou bastante!
Obrigada por sua ótima receita e seu jeito cuidadoso de explicar o passo a passo. Isso faz toda a diferença! Amo seu blog <3
bjo

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails