quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Polenta com ricotta e espinafre


Essa é uma receita tirada de uma revista Gula antiga, e foi nosso jantar de ontem. Já tentara prepará-la antes, usando espinafre congelado, mas o resultado fora uma polenta ensopada e sem gosto muito aquém de nossas expectativas.

Munida agora de um lindo maço de espinafres orgânicos (onde encontrei uma joaninha, que já foi devidamente transportada para meu vaso de manjericão, para que coma os pulgões), resolvi dar uma segunda chance ao prato, que não poderia ter dado mais certo!

Tudo o que fiz foi cozinhar durante meia hora 250g de polenta Bramata em 500ml de água e 500ml de caldo de legumes (a receita original pedia caldo de carne), com um pouco de azeite, sal e boas colheradas de manteiga. Allex só dava risada: "você vai ficar mexendo isso por 30 minutos???" Isso é que é amor, respondi. Enquanto isso, refoguei 500g de folhas de espinafre e uma cebola pequena em um pouco de azeite, até murchar bem, e, depois de escorrê-lo, misturei-o a 400g de ricotta de búfala, cerca de 150g de parmesão ralado, sal e pimenta-do-reino. Untei uma travessa pequena com manteiga, polvilhei queijo ralado e intercalei duas camadas de polenta com uma de ricotta. Coloquei no forno a 180ºC por cerca de 20 minutos e servi. Delicioso. O recheio de ricotta não encharcou a camada debaixo da polenta, ficando macia e elástica, e o sabor ligeiramente picante do espinafre casou perfeitamente com a polenta adocicada.

Nenhum comentário:

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails