segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Granola

Adoro granola com leite ou iogurte no café-da-manhã; principalmente nos dias em que tenho que voar para o treino de corrida. Mas estava já muito cansada de comprá-la no supermercado, com preços cada vez mais altos e qualidade cada vez mais duvidosa. Enrolei um bocado, mas finalmente me animei a fazer minha própria. E agora que vi como é fácil, pretendo tornar isso um hábito, assim como fazer pão ou iogurte.

Essa receita, do Super Natural Cooking (ando um tantinho obcecada por esse livro), rendeu-me 1,2kg de granola feita com aveia em flocos, sementes de girassol, macadâmias, coco ralado grosso, mamão e abacaxi secos, raspas de laranja, mel de limão e gordura de coco. Se eu tivesse comprado meus ingredientes no Mercadão, ao invés do Santa Luzia, provavelmente teria saído mais barata. No entanto, é aquela velha compensação: são 5 reais a mais o kg, mas ela é fresquíssima e feita com ingredientes de primeira qualidade. Nas próximas vezes pretendo apenas aixar um pouco o nível e colocar castanhas mais em conta ao invés de macadâmias, grandes culpadas pelo preço final.

O que interessa é que ficou saborosíssima e incrivelmente saudável, além de me colocar em contato com um ingrediente que me era completamente desconhecido: a gordura de coco. Em temperatura ambiente ela tem cara e textura de sabão de coco (o que confesso ser muito estranho), mas derrete como manteiga ao ser aquecida. Fiquei muito intrigada e morrendo de vontade de descobrir se posso usá-la em lugar da manteiga na confecção de tortas, por exemplo. Farei minha pesquisa e volto para contar o resultado...

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails