terça-feira, 16 de outubro de 2007

Couscous de abobrinha

Couscous marroquino tornou-se, em minha cozinha, uma das coisas mais fast-food que poderia existir. Ele vai bem com uma infinidade de ingredientes e temperos, é mais fácil e mais rápido de se fazer do que miojo, e meu marido adora. Além de tudo isso, nos sentimos muito saudáveis comendo-o, pois, apesar de tratar-se de uma massa, o couscous marroquino é feito de semolina, com alto valor proteico e menos carboidrato que um macarrão comum.

Este foi feito em 10 minutos, assim que o Allex chegou do trabalho: refoguei duas abobrinhas pequenas, cortadas em pedaços, em um fio de azeite extra-virgem, um dente de alho picado, uma pitada de pimenta-calabresa seca, sal, pimenta-do-reino e um pouquinho de sementes de coentro e cominho quebradas no pilão. Quando as abobrinhas amaciaram, juntei uma lata de grão-de-bico escorrido, 1 copo de couscous e mexi bem por alguns segundos. Desliguei o fogo e coloquei 1 copo de água fervendo com sal; misturei e tampei. Cinco minutos depois, quando o couscous já absorvera todo o líquido, acrescentei um naco de manteiga, acertei o sal e a pimenta, e juntei um punhado de manjericão picado e outro punhado de sementes de girassol tostadas na frigideira. Allex não me deixava guardar o que sobrou na geladeira, porque ficava dando garfadas no pote toda vez que eu tentava fechar a tampa. Ótimo sinal.

4 comentários:

Dinha disse...

Hummmm....adorei este couscous!

Tatoo disse...

Ana,

lendo como estou desde o começo. Pude observar que vc usa muito Couscous marroquino. Tem alguns pratos que gosto de fazer que levam couscous e eu adoro, no entanto, eu acho tão caro. Vc costuma achar baratinho ou se dá ao luxo de vez em quando? A mesma coisa com pinolli na maioria das receitas eu substituo é muito caro...

bjo gde,

Drianis disse...

Oi Ana!

Só comentando q fiz couscous pela primeira vez na vida hoje, com essa sua receita. Não tinha abobrinha (aliás, não tinha nada útil em casa) pq passamos a semana fora, acordamos super tarde e tínhamos que preparar alguma coisa para as crianças. Então usei ervilha e milho, molho de tomate (do Bob Esponja, mto sutil...) e um couscous marroquino q meu marido ganhou dos alunos de yoga.

Sério, ficou incrível! Virei fã maluca e acho que vou comer isso todos os dias até o fim da minha vida! (brincadeira. Só pra vc perceber q eu realmente adorei) Até as crianças, q são sempre mais reticentes às novidades, aprovaram.

Muito obrigada por compartilhar suas experiências conosco e salvar meu domingo, mesmo sem saber.

Um grande beijo

Ano Novo disse...

Ana, ajuda!

É a minha segunda vez no couscous - hoje, felizmente, eu tinha todos os ingredientes da sua receita na despensa. Mas, como da primeira vez, achei o couscous meio grudento.

Imaginei que fosse obra do excesso de água, que eu reduzi às proporções que você colocou no blog, mas mesmo assim... Segui a receita à risca dessa vez e ainda não descobri o meu erro, você poderia me ajudar?

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails