
Este foi feito em 10 minutos, assim que o Allex chegou do trabalho: refoguei duas abobrinhas pequenas, cortadas em pedaços, em um fio de azeite extra-virgem, um dente de alho picado, uma pitada de pimenta-calabresa seca, sal, pimenta-do-reino e um pouquinho de sementes de coentro e cominho quebradas no pilão. Quando as abobrinhas amaciaram, juntei uma lata de grão-de-bico escorrido, 1 copo de couscous e mexi bem por alguns segundos. Desliguei o fogo e coloquei 1 copo de água fervendo com sal; misturei e tampei. Cinco minutos depois, quando o couscous já absorvera todo o líquido, acrescentei um naco de manteiga, acertei o sal e a pimenta, e juntei um punhado de manjericão picado e outro punhado de sementes de girassol tostadas na frigideira. Allex não me deixava guardar o que sobrou na geladeira, porque ficava dando garfadas no pote toda vez que eu tentava fechar a tampa. Ótimo sinal.
4 comentários:
Hummmm....adorei este couscous!
Ana,
lendo como estou desde o começo. Pude observar que vc usa muito Couscous marroquino. Tem alguns pratos que gosto de fazer que levam couscous e eu adoro, no entanto, eu acho tão caro. Vc costuma achar baratinho ou se dá ao luxo de vez em quando? A mesma coisa com pinolli na maioria das receitas eu substituo é muito caro...
bjo gde,
Oi Ana!
Só comentando q fiz couscous pela primeira vez na vida hoje, com essa sua receita. Não tinha abobrinha (aliás, não tinha nada útil em casa) pq passamos a semana fora, acordamos super tarde e tínhamos que preparar alguma coisa para as crianças. Então usei ervilha e milho, molho de tomate (do Bob Esponja, mto sutil...) e um couscous marroquino q meu marido ganhou dos alunos de yoga.
Sério, ficou incrível! Virei fã maluca e acho que vou comer isso todos os dias até o fim da minha vida! (brincadeira. Só pra vc perceber q eu realmente adorei) Até as crianças, q são sempre mais reticentes às novidades, aprovaram.
Muito obrigada por compartilhar suas experiências conosco e salvar meu domingo, mesmo sem saber.
Um grande beijo
Ana, ajuda!
É a minha segunda vez no couscous - hoje, felizmente, eu tinha todos os ingredientes da sua receita na despensa. Mas, como da primeira vez, achei o couscous meio grudento.
Imaginei que fosse obra do excesso de água, que eu reduzi às proporções que você colocou no blog, mas mesmo assim... Segui a receita à risca dessa vez e ainda não descobri o meu erro, você poderia me ajudar?
Postar um comentário