sábado, 4 de agosto de 2007

Lembranças (apetitosas) de viagem



O bom de ser abertamente viciada em culinária é que você torna muito mais fácil o trabalho de amigos e familiares na hora de escolher presentes para você. Eu sou o tipo de maluca que, se ganhar livros de cozinha no meu aniversário pelo resto de minha vida, morrerei feliz e saltitante.

No domingo passado, meus sogros voltaram de viagem. Eles foram visitar minha cunhada residente no norte da Itália, cujo maior prazer parece ser me enviar fotos lindíssimas do lugar onde ela mora com o marido, só para que eu olhe para São Paulo cinzenta depois e fique triste. (Brincadeira, é claro!) Apesar de ter a maior invejinha, eu ADORO ver suas fotos. Sabendo de minha obcessão, ela enviou-nos diversas delícias, como molho pesto, cogumelos enlatados, cogumelos Porcini secos (bastante caros aqui no brasil, mas largamente utilizados na culinária italiana) e Piadelle da Barilla (uma versão pronta de um pão toscano delicioso, parecido com pão sírio mas com um sabor amanteigado, que costuma ser preparado em um chapa sobre lenha).

Ganhei também dos meus sogros e dos pais do marido da minha cunhada (eita, que longe!) dois livros de cozinha vegetariana: La Bibbia Vegetariana, um livro grande cheio de receitas e indicações nutricionais interessantes e não-radicais (as receitas incluem queijos e manteiga), e um menorzinho, da mesma coleção, apenas de prátos únicos, o que é bastante útil para os comedores de alface, já que a maior parte dos pratos de vegetais de muitos livros por aí têm cara de acompanhamento. E deus sabe como eu sou adepta do prato único na hora de cozinhar todo dia!

Na mesma noite de domingo, ao retornarmos para casa, fizemos uso das Piadelle (na verdade chamadas "piadine"). Você tira os discos de massa crua da embalagem, passa na frigideira seca por 30 segundos de cada lado e recheia com o que você quiser. Nossa versão foi de tomates, mozzarella de búfala, salsinha (o Pão-de-Açúcar não tinha manjericão! Absurdo!), alcaparras, azeite e pimenta-do-reino. Boooooooom... Como não há esperanças de que o Santa Luzia comece a importar a Piadella, serei obrigada agora a aprender a fazer as piadine toscane na unha...

Grazie a tutti per i regali!!!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails