terça-feira, 19 de junho de 2007

Todo mundo erra

Nesse fim de semana, Allex pediu que eu preparasse duas dúzias de muffins para um café da manhã da empresa. Ok, sem problemas. Passei na casa de minha mãe para pegar emprestado um forma extra de muffins e, no domingo à noite, depois de um fim de semana bastante corrido, lá fui eu para a cozinha. Ele ficou ao meu lado, acompanhando o processo e tentando aprender alguma coisa e, quando a massa foi para as formas e estas ao forno, tudo parecia ir às mil maravilhas. Qual não foi a decepção ao retirar das formas 24 muffins achatados, pesados, farinhentos e assados desigualmente. Não preciso dizer que foram todos para o lixo.

Conto isso porque freqüentemente escuto a frase "tudo o que eu cozinho dá errado, então parei de tentar". Bom, pergunte à sua mãe, sua avó ou mesmo a qualquer bom chefe de cozinha: todo mundo erra. Muito. Mesmo gente com muita experiência ainda joga bolo no lixo. São tantas coisas que podem dar errado, desde a receita não testada, passando pelo forno diferente, até o fato de você simplesmente não estar no clima para cozinhar, que é uma grande bobagem concluir que o problema seja falta de talento.

É horrível desperdiçar tempo e comida, mas, fazer o quê?! Bola prá frente, tente de novo. Não jogue fora a receita. Compare sua base com outras semelhantes para verificar se a original contém erros de medidas, tempos, temperaturas ou ordem. Verifique se você de fato seguiu o passo-a-passo corretamente e se não infringiu nenhuma regrinha básica que possa ter arruinado seu almoço. Se a receita estiver errada, conserte-a ou jogue-a fora. Senão, dê uma outra chance. Num momento melhor, ela pode surpreendê-lo com bons resultados. Se o prato que você tentou fazer exigia alguma técnica nova para você, corra atrás e informações mais precisas, com fotografias, que possam guiá-lo mais detalhadamente numa próxima vez. Meu livro do Culinary Institute of America mostra até mesmo a cor a que devem chegar as cebolas em uma sopa de cebolas clássica francesa. É só comparar o que está na panela com a foto, e não há como errar nunca. Talvez, no entanto, você tenha sido apenas ambicioso demais. Comece com algo mais simples e vá complicando aos poucos.

O caso é, essa não será a última vez que prepararei muffins nem a última vez que eles irão para o lixo. Isso é normal, principalmente quando se começa a adaptar receitas para criar suas próprias. Ninguém acerta sempre.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails