quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Comendo direito: 1º dia

Apesar da pilha de trabalho que me esperava hoje, comecei meu dia cedo, assando um pão. Depois que se pega o jeito da coisa, percebe-se que não são gastos mais de 30 minutos no processo. As 2-3 horas de fermentação e forno, você usa trabalhando em outra coisa (no meu caso, no design de uma mala-direta para um cliente).

Confesso que o calor me deixa intensamente preguiçosa, e só pensar em ficar em frente ao fogão ou sair na rua para abastecer a geladeira em pleno meio-dia me dá fastídio. Então o desafio: que refeição "light" pode ser preparada sem ingredientes frescos?

Eccola: Sopa de Milho. Parece estranha, mas é de fato saborosa, e tem pouco mais de 200 calorias, se tudo isso. E sendo o milho adocicado e a consistência, cremosa, a sopa satisfaz rápido com uma porção pequena e ainda evita sua vontade por um doce depois. Se achá-la simples demais, tente picar um tomate redondo, tirando as sementes e a parte aguada, e salpicar esse tomate por cima na hora de servir. Ou guarneça com torradas de pão Pitta esmigalhadas, menos calóricas que croûtons. Também pode temperá-la com ervas frescas como salsinha ou tomilho.

SOPA CREMOSA DE MILHO
Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 15 minutos


Ingredientes:
  • 1 lata de milho verde
  • 1/2 tablete de caldo de legumes
  • 1 dente de alho grande picado
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 1 pitada minúscula de pimenta caiena ou chilli em pó

Preparo:
  1. Aqueça o azeite em uma panela pequena, em fogo médio-baixo, e refogue o alho até que doure ligeiramente, sem queimar. Junte o milho e mexa bem, até que comece a soltar um perfume de milho cozido (1 minutinho).
  2. Desligue o fogo e passe o conteúdo da panela para um liquidificador. Junte o tablete de caldo e 1 xícara de água e bata até que fique cremoso e homogêneo.
  3. Passe por uma peneira, amassando com uma colher, para que todo o creme seja expremido. Jogue fora a massa de fiapos que ficou na peneira. Aqueça o creme novamente e prove. Tempere com as pimentas. Como o milho já é conservado em sal e o caldo também o tem em grande quantidade, provavelmente não será preciso salgar. Se achar muito espesso, junte mais água. Se achar muito ralo, cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, por mais alguns minutos até que engrosse. Guarneça como quiser e sirva.
Para o jantar (depois de uma passada no mercado), numa hora mais fresquinha), uma saladinha bastante conhecida e muito distorcida: Ceasar Salad. Um pouco mais calórica, mas por isso mesmo perfeita para um prato principal. Use ovos de origem confiável, no entanto, pois ele será usado praticamente cru. Se fizer 4 porções, use 1 pé inteiro de alface e 4 filés de anchova, e o restante do molho permanece o mesmo. Não guarde de um dia para o outro, pois fica horroroso.

CEASAR SALAD
Rendimento: 2 porções (não recomendo fazer menos de 2, pois a salada pode ficar enxarcada demais de molho)
Tempo de preparo: 15 minutos


Ingredientes:
  • 1/2 pé de alface Romana
  • 1/2 xíc. de croûtons de alho comprados prontos ou feitos em casa
  • 1 ovo orgânico
  • 2 filés de anchova amassados com um garfo
  • 1/4 xíc. de queijo parmesão ralado grosso ou em fatias finas
  • 1/2 colh. (chá) de molho inglês Worcestershie
  • suco de 1/2 limão
  • 1/4 xíc. de azeite de oliva extra-virgem
  • 1 dente de alho pequeno
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo:
  1. Esquente água numa panelinha até ferver. Coloque dentro o ovo com cuidado e ferva por 1 minuto exatamente. Retire da água com cuidado e reserve.
  2. Descasque, pique e amasse o alho no fundo de uma tigela.
  3. Lave bem o alface e seque as folhas. Rasgue em pedaços pequenos com as mãos e coloque na tigela.
  4. Junte o azeite e mexa bem, para que todas as folhas fiquem cobertas. Faça o mesmo com o molho inglês, o sal e a pimenta.
  5. Quebre o ovo e junte a clara e a gema mole à salada, mexendo bem, até que as folhas fiquem reluzentes. Junte o suco, mexendo, e você verá o molho ficando cremoso. Junte as anchovas amassadas. Experimente e veja se é preciso mais azeite, mais limão ou sal e pimenta.
  6. Jogue os croûtons e o queijo por cima e sirva imediatamente.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails