quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Pão de Milho Cretino de Fácil


Acho que não existe uma cultura na América inteira que não tenha seu próprio pão de milho. Não é prá menos, já que o milho é nativo deste lado do mundo. Este aqui, no caso, é dos Estados Unidos, muito popular na cozinha do sul, chamada de "soul food", uma mistura da culinária dos americanos do sul e dos escravos africanos da região. Este "cornbread" é conhecido por ser rápido, fácil e muito barato, razão pela qual foi popular durante períodos de guerra. Ele costuma servir de entrada ou acompanhamento para pratos substanciosos de carne e feijão. Para os carnívoros de plantão, sugiro prepará-lo para sua próxima feijoada.

Originalmente, o pão deve ser preparado em uma frigideira de ferro fundido. No entanto, obtive excelentes resultados usando uma simples forma de bolo. Mas você pode usar o que tiver, desde uma frigideira de aço inox (que não seja antiaderente e não tenha cabos que derretem) até travessas refratárias e formas de bolo inglês.

O caso é que esse pão é mais fácil de se fazer do que um bolo, então realmente não há desculpa para não tentá-lo.

PÃO DE MILHO AMERICANO
tempo de preparo: 35 minutos
rendimento: 1 pão


Ingredientes:
  • 1 1/3 xíc. de farinha
  • 1 xíc. de fubá fino
  • 2 colh. (chá) de fermento químico em pó
  • 1 cholh. (chá) de sal
  • pimenta-do-reino moída a gosto
  • 1 1/4 xíc. de leite
  • 2 colh. (sopa) de mel
  • 2 ovos grandes
  • 1/3 xíc. + 1 colh. (sopa) de óleo de milho
  • 8 cebolinhas verdes grandes picadas fino
Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 200-205ºC. Escolha qualquer forma redonda de 25cm e coloque-a no forno para esquentar.
  2. Em uma tigela grande, peneire a farinha, o fubá, o fermento, o sal e a pimenta. Reserve.
  3. Em uma tigela menor, bata com um garfo os ovos, o leite, o mel e 1/3 xícara de óleo, até ficar mais ou menos homogêneo.
  4. Faça um buraco no meio dos ingredientes secos e derrame ali os líquidos, misturando com uma colher apenas o suficiente para ficar mais ou menos homogêneo. Não ligue para as pelotas. Junte a cebolinha e misture.
  5. Com luvas, retire do forno a forma e derrame nela a 1 colher de óleo. Parecerá muito, mas é assim mesmo. Com cuidado, gire e mexa a forma para que o óleo espalhe pelo fundo e um pouco pelas laterais da forma. Vai sobrar óleo no fundo, não se preocupe.
  6. Derrame na forma a massa amarela e volte ao forno. Asse por 30 minutos aproximadamente, até que a superfície esteja dourada e um palito saia limpo quando inserido no meio. Retire do forno e deixe descansar uns 5 minutos antes de desenformar. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

5 comentários:

Leisa disse...

Ana Elisa,
Tudo bem?
Eu adorei a receita do pão de milho, mas confesso que achei mais parecido com uma broa salgada (muito boa, por sinal) do que com o tradicional pão de milho.
Não sei se fiz tudo certo, mas o seu pao também tem este gosto?
Acho que a cebolinha verde escondeu o gosto do milho.
Você tem alguma receita mais tradicional do pão de milho?
Muito Obrigada!
Eu acho o seu site muito interessante, as suas receitas são ótimas.
Parabéns!
Leisa

Ana Elisa disse...

É, realmente, ele é um "corn bread", mas o pão de milho americano. Estou justamente procurando uma BOA receita de um pão de milho de verdade, mais brasileiro.

Denise Cardoso disse...

Ola Ana
Depois de babar durante muito tempo com esse seu cornbread,hoje resolvi arriscar.Menina,eu adorei!!!
Facil de fazer, macio, delicioso mesmo.
Parabéns pela receita.
Um beijo
Denise

Nina disse...

Olá! Deu super vontade de fazer esse pão de milho. Mas não tenho nenhuma forma redonda, vou tentar fazer em uma panela de barro que ganhei, será que dá certo? Vou tentar e depois venho contar aqui. Grande abraço!

Peaceful Paz disse...

Muito legal o blog Parabéns!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails