quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Pão de Milho Cretino de Fácil


Acho que não existe uma cultura na América inteira que não tenha seu próprio pão de milho. Não é prá menos, já que o milho é nativo deste lado do mundo. Este aqui, no caso, é dos Estados Unidos, muito popular na cozinha do sul, chamada de "soul food", uma mistura da culinária dos americanos do sul e dos escravos africanos da região. Este "cornbread" é conhecido por ser rápido, fácil e muito barato, razão pela qual foi popular durante períodos de guerra. Ele costuma servir de entrada ou acompanhamento para pratos substanciosos de carne e feijão. Para os carnívoros de plantão, sugiro prepará-lo para sua próxima feijoada.

Originalmente, o pão deve ser preparado em uma frigideira de ferro fundido. No entanto, obtive excelentes resultados usando uma simples forma de bolo. Mas você pode usar o que tiver, desde uma frigideira de aço inox (que não seja antiaderente e não tenha cabos que derretem) até travessas refratárias e formas de bolo inglês.

O caso é que esse pão é mais fácil de se fazer do que um bolo, então realmente não há desculpa para não tentá-lo.

PÃO DE MILHO AMERICANO
tempo de preparo: 35 minutos
rendimento: 1 pão


Ingredientes:
  • 1 1/3 xíc. de farinha
  • 1 xíc. de fubá fino
  • 2 colh. (chá) de fermento químico em pó
  • 1 cholh. (chá) de sal
  • pimenta-do-reino moída a gosto
  • 1 1/4 xíc. de leite
  • 2 colh. (sopa) de mel
  • 2 ovos grandes
  • 1/3 xíc. + 1 colh. (sopa) de óleo de milho
  • 8 cebolinhas verdes grandes picadas fino
Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 200-205ºC. Escolha qualquer forma redonda de 25cm e coloque-a no forno para esquentar.
  2. Em uma tigela grande, peneire a farinha, o fubá, o fermento, o sal e a pimenta. Reserve.
  3. Em uma tigela menor, bata com um garfo os ovos, o leite, o mel e 1/3 xícara de óleo, até ficar mais ou menos homogêneo.
  4. Faça um buraco no meio dos ingredientes secos e derrame ali os líquidos, misturando com uma colher apenas o suficiente para ficar mais ou menos homogêneo. Não ligue para as pelotas. Junte a cebolinha e misture.
  5. Com luvas, retire do forno a forma e derrame nela a 1 colher de óleo. Parecerá muito, mas é assim mesmo. Com cuidado, gire e mexa a forma para que o óleo espalhe pelo fundo e um pouco pelas laterais da forma. Vai sobrar óleo no fundo, não se preocupe.
  6. Derrame na forma a massa amarela e volte ao forno. Asse por 30 minutos aproximadamente, até que a superfície esteja dourada e um palito saia limpo quando inserido no meio. Retire do forno e deixe descansar uns 5 minutos antes de desenformar. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails