quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Cupcakes de chocolate e café (Updated)

Nham-nham... Esta foi minha mais recente experiência. A receita é do livro How to be a domestic goddess, de Nigella Lawson. Preciso dizer que tenho um certo trauma com esse livro. Como sou cabeçuda, me recuso a comprar um processador de alimentos ou uma batedeira. Nigella, contudo, é a rainha da praticidade, e por isso vez ou outra me deparo com uma receita sua feita inteira em um processador (como é o caso desta). Nem sempre, no entanto, temos braço para fazer com um fouet ou uma faca o que ela pede especificamente. Mesmo porque sua receita provavelmente foi adaptada para o uso do equipamento. Resumindo, muitos bolos e muffins já foram do forno para o lixo por não terem atingido a consistência certa.

Esses cupcakes, porém, foram uma agradável surpresa. Ficaram incrivelmente macios e aerados, desmanchando na boca, doces sem serem enjoativos, com um gosto suave de café expresso. Recomendo-os enormemente como aqueles doces para adultos que não apreciam as sobremesas infantis saturadas de açúcar...

[UPDATE: Tanta gente me mandou e-mail pedindo essa receita, que aqui está, com minhas devidas adaptações (uso pó para espresso em lugar de Nescafé)...]

CUPCAKES DE CHOCOLATE E CAFÉ
(Ligeiramente adaptado de How to Be a Domestic Goddess)
tempo de preparo: 1 hora
rendimento: 12 cupcakes


Ingredientes:
(cupcakes)
  • 1/2 xíc. de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 1/2 xíc. açúcar mascavo
  • 2 ovos extra-grandes, orgânicos
  • 3/4 xíc. de farinha com fermento
  • 1 colh. (sopa) de cacau em pó (de qualidade, preferencialment belga)
  • 1 colh. (sopa) de pó para café espresso (eu uso o da Cafeera, muito perfumado e com pouco amargor)
  • 55g de chocolate meio-amargo derretido
  • 1-2 colh. (sopa) de leite
(cobertura)
  • 300g de chocolate meio amargo
  • 1/4 xíc. de manteiga sem sal
  • 1 colh. (chá) de pó para espresso, passada na peneira para diminuir os grãos

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 205ºC.
  2. Bata a manteiga e o açúcar em uma batedeira ou processador, até ficar bem cremoso. Acrescente um ovo de cada vez, batendo bem.
  3. Misture em uma outra tigela a farinha, o cacau e o pó de café. Vá acrescentando essa mistura seca aos poucos na mistura cremosa, batendo bastante até ficar com uma massa uniforme.
  4. Junte o chocolate derretido. A massa estará bastante encorpada. Afine-a com o leite. Coloque uma colher, analise a consistência. Se ainda estiver muito grossa, junte a outra colher.
  5. Coloque forminhas de papel manteiga em 12 formas de empada ou uma forma de muffins com 12 buracos (não precisa untar, mas se não achar as forminhas, unte com manteiga e farinha as formas de metal). Derrame a massa em cada uma (preenchendo 3/4 da capacidade) e coloque no forno por 15-20 minutos até que um palito saia limpo de um deles. Retire e deixe esfriar completamente.
  6. Enquanto estão esfriando, faça a cobertura. Coloque o chocolate picado, a manteiga e o café em uma tigela grande e coloque em banho-maria (com cuidado para o vapor não encostar no chocolate). Misture bem até que fique homogêneo.
  7. Nigella sugere que você corte o topo dos cupcakes para que a cobertura fique retinha sobre eles. Com certeza fica bonito. Mas eu, pessoalmente, não me importo com a aparência desmazelada dos bolinhos, e não gosto de desperdiçar comida. Então apenas derrame em colheradas a cobertura sobre cada cupcake frio e desenformado, espalhando bem. Ela escorrerá um pouquinho, mas endurecerá rapidamente.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails