quarta-feira, 22 de novembro de 2006

I Vitelloni

Eu estava bastante sem paciência para comer pizza mais uma vez, quando meu amigo indicou a I Vitelloni. Quando estacionamos em frente, no entanto, apaixonei-me instantaneamente por sua atmosfera caseira, aconchegante e tranqüila, como tantos restaurantes que conhecera na Itália. Já entrei esperando o melhor.
Fomos atendidos por um garçom incrivelmente simpático e entusiasmado, que imediatamente começou a falar sobre os azeites aromatizados que ele mesmo produzia e engarrafava e que eram servidos no local. Pedimos uma cesta de pães e grissini fumegantes e macios e começamos a degustar, um por um, os 8 azeites que ele colocara em nossa mesa de toalhas floridas: manjericão, alho, azeitona preta, pimenta rosa, coração de alcachofra, limão siciliano, o tradicional de alho, pimenta e alecrim e o chamado "dragão", uma profusão de pimentas malaguetas em um pouquinho de azeite, com o qual ele recomendou "cuidado".
A pizza, metade margheritta, metade alho-poró com queijo mascarpone, estava deliciosa, massa nem muito fina nem muito grossa, cobertura sem exageros, mistura de sabores ótima.
No final, minha irmã quis uma sobremesa, que meu amigo e eu recusamos. Ela pediu sorvete, feito na casa com uma máquina italiana que (segundo o garçom) era uma de apenas três ainda existentes no mundo. Lógico que quisermos experimentá-lo. Duas bolas, uma de hortelã, ainda com pedacinhos das folhas, e outra de chocolate com avelãs. O sabor de ambos era tão fresco e sua textura tão suave, que decidimos de imediato pedirmos também para nós, desta vez um sabor novo, carro-chefe da pizzaria: mel, feito com o mel produzido pelas abelhas do sítio do chef do I Vitelloni. Também havia de erva-cidreira, de manjericão, rosas, camomila, gengibre, canela e creme.
Outro garçom, igualmente simpático, ficou profundamente feliz quando elogiamos os sorvetes, e disse que era ele mesmo quem os preparava todos os dias, e que outros restaurantes os compravam também.
Então vai minha mais sincera recomendação: I Vitelloni, para pizzas gostosas e de combinações diferentes (como mozzarella, ementhal suíço e estragão, ou Lingüiça Dragão, com a lingüiça feita também na casa, ricotta fresca e azeitonas pretas), e sobremesas melhores ainda. A boa notícia é que eles entregam, influsive o sorvete, em embalagens de 900g.

I Vitelloni
R. Conde Sílvio Alvares Penteado, 31, Pinheiros
Tel.: 3819-0735
www.ivitellonipizzeria.com.br

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails