domingo, 24 de setembro de 2006

Sabor de Fazenda


Neste sábado de manhã fiz um pequeno curso que une duas coisas de que gosto muito: "jardinagem gastronômica". O curso é simples e rápido, e ensina, além dos diferentes tipos e usos de cada erva, como reconhecer outras plantas comestíveis que nascem em seu jardim, na beira da estrada, no meio do mato, e que dariam uma excelente salada se você estivesse (ou não) acampando. No final, você aprende a aromatizar azeites, vinagres e manteigas, e leva um vaso com a erva que você escolher para casa.

O curso é dado pelas irmãs donas do viveiro Sabor de Fazenda, que eu conhecera através de uma revista e do site. Nunca lhes fizera uma visita, pois pensava que o lugar era de difícil acesso, mas descobri que o caminho é muito fácil e (num sábado) rápido. O viveiro foi montado no meio de uma área industrial na Vila Maria, a um quarteirão da marginal Tietê. Ao entrar no lugar, no entanto, você se sente transportado para uma pequena chácara do interior. As ervas-mãe (de onde são tiradas as mudas) foram plantadas em canteiros com formatos sinuosos, o que torna tudo mais leve e natural, como um jardim inglês. Cansada de esperar em vão alguma paixão das pessoas que trabalham com plantas ou comida, foi a mais agradável surpresa conhecer as duas, e ver que eu não sou a única pessoa que fica genuinamente feliz quando seu pé de pimenta dá a primeira flor (foto acima). E o melhor de tudo, toda a sua produção é orgânica!

Se você está começando a se interessar por culinária, recomendo fortemente que comece a conhecer as ervas. E este é um ótimo lugar para começar a aprender ou a criar seu jardim de ervas (elas têm uma variedade grande de espécies, e as mudas pequenas são bastante em conta).

Visite o site: www.sabordefazenda.com.br

OBS: o viveiro mais um amigo meu atrapalhado por não saber o que era tomilho me inspiraram a criar uma área nova do blog: ervas. Tentarei descrevê-las, fotografá-las e dar receitas, tudo para facilitar a sua vida na cozinha e para me divertir um pouco!

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails