domingo, 24 de setembro de 2006

O 2° molho de tomate mais fácil do mundo

Em termos de técnica, este é o molho mais fácil, pois não requer nem mesmo que você tenha duas panelas em sua cozinha. Ele está, no entanto, em 2° lugar simplesmente porque você precisa ter os ingredientes frescos à mão, enquanto eu suponho que manteiga, 1 cebola e tomates enlatados estejam sempre presentes em qualquer armário mal abastecido. Tudo o que você precisa fazer aqui é picar, enquanto a água para o seu spaghetti não ferve. Você pode fazer o molho com antecedência, lembrando-se de que o sabor dos ingredientes ficará mais forte. Não há necessidade, já que o molho é rapidíssimo de ser feito, mas se quiser prepará-lo um dia antes, deixe-o em uma tigela de louça (metal ou plástico podem interferir no sabor), coberto com filme plástico, mas os tomates perderão um pouco seu frescor e textura. Este é um excelente molho para aqueles domingos de verão em que tudo o que você quer é um prato rápido, leve e refrescante.

MOLHO DE TOMATES CRUS
tempo de preparo: 10 minutos
rendimento: 5 porções de 100g de massa cada


Ingredientes:
  • 6-8 tomates italianos/chucha grandes e maduros (mais ou menos 1kg)
  • 1 dente de alho grande descascado e picado miúdo
  • 1/2 xíc. de azeite extravirgem de oliva de boa qualidade (italiano, de preferência)
  • 1 maço grande de manjericão (italiano de preferência, mas o comum serve)
  • pimenta-do-reino moída na hora
  • sal marinho
  • queijo tipo parmesão

Preparo

  1. Pique os tomates em pedaços de cerca de 1 cm, mantendo a pele e as sementes e coloque em uma tigela funda de servir. Lave e seque muito bem o manjericão, retirando as folhas dos galhos e picando com uma faca ou rasgando em pedaços pequenos com as mãos. Adicione à tigela. Junte o alho e o azeite e misture bem com uma colher de pau. Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve.
  2. Cozinhe os spaghetti (1 pacote de 500g), escorra e rapidamente derrame sobre o molho na tigela, e misture rapidamente com a ajuda de dois garfos. Sirva imediatamente acompanhado de queijo tipo parmesão ralado.

Dicas: lembre-se de picar o alho bem miúdo, pois ele será comido cru, e mastigar grandes pedaços dele pode ser uma experiência um pouco desagradável para seu convidado.
Variação: acrescente azeitonas pretas picadas e alcaparras, diminuindo a quantidade de sal do molho. Você pode fazê-lo em menor quantidade, com metade do azeite, e servir em cima de bruschette quentinhas.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails