segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Escolha suas armas




Recomendei anteriormente que você comprasse uma boa faca de chef. Por quê?, você me pergunta, irritado por ter de gastar dinheiro enquanto há aquele conjuntinho de facas que seu primo comprou na feira à disposição na sua gaveta. Primeiro, porque facas de qualidade costumam ser mais afiadas, e, sendo afiada, uma faca requer menos pressão na hora de cortar, o que dá mais controle e diminui muito a probabilidade de um acidente. Segundo, porque com certos cuidados, ela durará sua vida inteira, e você não precisará mais gastar dinheiro com isso. Terceiro, porque se escolhida com calma, evitará fadiga e dores nas mãos e antebraços na hora de picar, cortar e fatiar, tornando seu trabalho mais prazeroso, rápido e eficiente.

COMO ESCOLHER SUA FACA
  1. LÂMINA: ela varia de 20 a 35 cm. Escolha uma de acordo com o SEU tamanho, que seja confortável de se segurar. O importante é que seja inteiriça e estupidamente afiada. Aço inoxidável é mais durável, mas mais difícil de afiar, então é opcional.
  2. CABO: pode ser de aço inox ou madeira. É mais difícil remover gordura de cabos de plástico. Com os cuidados certos, seu cabo de madeira durará tanto quanto a lâmina. Quando for comprar sua faca, segure várias delas na mão, com diferentes empunhaduras, até encontrar a mais confortável. Eu tenho dedos muito compridos, e demorei a achar uma faca que não esmagasse os nós dos meus dedos. (foto2)
  3. EQUILÍBRIO: a foto é uma piada, pois você não precisa brincar de circo com sua faca no meio de uma loja cheia de gente. Mas verifique o equilíbrio entre a lâmina e o cabo. Uma faca que pese demais de um lado ou de outro tornará seu trabalho cansativo. (foto3)
  4. CUIDADOS: lave-a bem com água fria e sabão e seque-a com um pano imediatamente após e entre usos, se estiver picando ingredientes diferentes. Usá-la sobre superfícies de vidro, pedra ou metal estragará sua lâmina, assim como guardá-la em uma gaveta junto de outras facas (o atrito das lâminas pode danificar o fio), sem falar que é perigoso. Guarde-a separado em uma bainha, um rack de madeira ou ímas de parede. E mantenha sua faca afiada. Uma pedra de esmeril ou uma chaira são baratas. NÃO AFIE SUA FACA NA BANCADA DA PIA.
  5. ESTUPIDEZ: parece idiota mas NÃO use sua faca para abrir potes, furar latas ou outras coisas idiotas do gênero. Além de estragar sua faca, você pode se machucar seriamente. Compre um abridor-de-latas, oras.

2 comentários:

Fabio disse...

Ana,

Ouvi dizer que não se usa a chaira para afiar uma faca, mas sim para "assentar o fio", seja lá o que isso signifique. O correto seria utilizar pedras de afiar com a finalidade de recuperar o fio de uma faca.

Sabe se isso procede?

Com relação ao blog, só tenho a dizer que está ótimo. Parabéns. Antes de conhecer o blog pensei que eu nunca iria encontrar alguém tão "chato" quanto eu com relação à sabores, técnicas e qualidade, mas acho que consegui.

Ana E.G. Granziera disse...

Fabio,
a faca tem um micro-serrilhado, feito na fábrica, ou pelo artesão, etc, e que é o "fio", o que corta. Com o uso diário ou quando você limpa a faca com a parte verde da esponja, o que acontece é que esses dentinhos ficam desalinhados, vão cada um para um lado. E aí a faca perde o fio, não corta mais. A chaira e a pedra de afiar servem para a mesma coisa: realinhar os dentes da faca. Isso é afiar a faca, devolver-lhe o fio. Por isso é importante lavar a faca com a parte macia da esponja e sempre afiá-la (com a chaira, a pedra, o que for melhor para você) antes e depois do uso. Assim ela dura indefinidamente. É manutenção. Quanto àquelas facas de 30 anos que ninguém cuidou, que a sua mãe "afiou" na pia, essas sim precisam ir para a mão de alguém que saiba, se possível, criar um NOVO fio na faca, pois ela provavelmente nem micro-serrilhado tem mais. Aí entra o tiozinho com a pedra, que fica apitando na rua. Ok?
Fico contente que tenha gostado do blog. Apareça sempre.

Bjs

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails